segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FELIZ 2011

Evidentemente que para Coritiba, Figueirense, Bahia e América-MG! Para o novo ano fazer jus ao 2010 de festa e acesso, o quarteto precisa renovar o elenco e elevá-lo à qualidade de "time de primeira". Para não correr risco de queda, é útil observar o vaivém dos que antes subiram e, em pouco tempo, retornaram à Série B ou, pior, foram ao caos (rebaixados para a Série C e, pasmem, até lá embaixo, na "quarta divisão").

QUEDA LIVRE
Juventude, rebaixado da elite para a "segundona", de 2007 para 2008, não se segurou e em 2009 desceu pra Série C. Para piorar - ou afundar ainda mais! -, em 2011 vai disputar a Série D (a mesma competição que o Santa Cruz amarga desde o ano passado. E pensar que o tricolor pernambucano estava na "primeira" em 2006!!!).
Ipatinga e Santo André são os recentes casos de descontrole. O time do Vale do Aço subiu da Série B para a A de 2007 para 2008. Ficou na elite por uma temporada, caiu e, em 2011, vai disputar a "terceira". O Ramalhão é o caso mais assustador: foi para a elite em 2009, voltou para "segundona" em 2010 e no próximo ano tenta ressurgir das cinzas na "terceirona". E lembrar que o time era um dos favoritos a voltar à elite, pois fora vice-campeão paulista (e se impondo diante do Santos na decisão). A "operação desmanche" literalmente destruiu o time.

QUEM VEM DE CIMA
Olhos atentos - do quarteto recém-promovido - para o Guarani. O Bugre, na penúltima rodada da Série A, foi rebaixado, após permanecer apenas um ano no topo. Outro novato que luta pra não cair é o Atlético-GO, que na última rodada defende sua vida contra o Vitória (precisando de um empate, mas jogando na casa do concorrente direto).
O Grêmio Prudente (ex-Barueri) conseguiu sobreviver por dois anos "lá em cima". Volta para a Série B em 2011.
O Goiás é o terceiro rebaixado que vai disputar a edição 2011 da Série B. A última participação do alviverde goiano no "segundo escalão" do futebol brasileiro foi em 1999.

QUEM VEM DE BAIXO
Só pra reforçar a memória, subiram da Série C: ABC (campeão) e Ituiutaba (vice), além de Criciúma e Salgueiro (estes por índice técnico).

A GEOGRAFIA PARA 2011
Resta apenas uma vaga para se conhecer a composição da edição do próximo ano. A nova geografia fica assim, pela ordem do maior número de representantes por Estado:
São Paulo (07) - Bragantino, Grêmio Prudente, Guaratinguetá, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa e São Caetano.
Pernambuco (03) - Náutico, Salgueiro e Sport.
*Goiás (02) - Goiás e Vila Nova.
Alagoas (01) - ASA.
Ceará (01) - Icasa.
Minas Gerais (01) - Ituiutaba.
Paraná (01) - Paraná.
Rio de Janeiro (01) - Duque de Caxias.
Rio Grande do Norte (01) - ABC.
Santa Catarina (01) - Criciúma.
* * Bahia
* Pode ter mais um representante (Atlético-GO)
* * Pode ter como representante o Vitória