sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A ÚLTIMA VOLTA

Epílogo de mais uma Série B. Dentre os astros, premiação nos quesitos melhor campanha (protagonista) para o campeão Coritiba. Também na categoria "melhor campanha" estão Bahia e Figueirense (coadjuvantes se levar em conta  o título, mas também no papel principal pois o que importa é subir para a Série A).
Nesta reta final, resta uma vaga em disputa por América-MG (que joga fora contra a Ponte Preta) e Portuguesa (que vai até Recife encarar o Sport, que por muitas rodadas sonhou com o acesso).
A categoria "vilã" é o final infeliz para os que lutam contra o rebaixamento. Dois deles já afundaram na vala do terror: Santo André e Ipatinga descem para a Série C 2011. Correm contra o caos América-RN, Brasiliense, Vila Nova e Guaratinguetá.


O BLOGUEIRO FOI "ENTREGUE"
Insisto em frisar, toda vez que há uma discussão (prefiro o termo debate) sobre "por qual time torce determinado cronista esportivo?", o que li ainda quando um novato estudante de Jornalismo na assinatura de Clovis Rossi: a de que 99,99% dos jornalistas esportivos torcem por algum time. Portanto, pra que esconder o jogo (num trocadilho proposital)?
Nesta semana, este blog teve nova participação de um blog-leitor anônimo, que postou: "Parabéns ao único e maior Coxa Branca que conheci". Impossível deduzir se quem postou quis "delatar" o blogueiro ou reforçar o carinho pela amizade e contato (apesar de não se ter ideia de quem seja o autor - ou autora - do recado).


NENHUM PROBLEMA
Quem conhece a trajetória deste "noticiadesegunda" sabe muito bem de que o blog "nasceu" em 2007 e tinha "prazo pra acabar". A criação se deu pela participação do Coritiba, time do coração deste que escreve, e a ideia era "encerrar as atividades" tão logo o Coxa retornasse à elite.
No mesmo ano o alviverde abocanhou o título e subiu pra Série A. Porém, a "reclamação" de uma grande amiga e jornalista Luciana Pombo para que o espaço continuasse na ativa fez com que o "noticiadesegunda" prosseguisse, tivesse "vida própria", sem a "interferência da opção clubística". Passou do emocional para o racional.
Desde então, o blog acompanhou a "vida dos Segundões" até que, ironia do destino, o Coxa "voltou" (pra Série B). Um teste de fogo pois o blogueiro foi colocado à prova, tendo que separar o torcedor do jornalista.  


AQUI, NUNCA MAIS!
Passado o ano e com o Coritiba garantido na elite e com a taça nas mãos, o blogueiro se sente à vontade pra escrever: "Coxa, não quero mais saber de noticiar sua vida, ao menos por aqui! Fora, desapareça, fica no andar lá de cima!". Para ser jornalista, é preciso ser irônico (também).

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DOS OUTROS
Em final de feira, o que palpitar quando está quase tudo definido? Primeiramente, apostar na promoção do América-MG (que, convenhamos, faz por merecer muito mais que a Portuguesa).
Quanto aos rebaixados, a queda deve pegar de jeito Brasiliense e Guaratinguetá. Isso porque o Jacaré tem confronto direto com outro desesperado, o América-RN, na casa do adversário. E porque o Guará joga sua última cartada contra o Coritiba, em ritmo de festa no Couto Pereira.


POR FAVOR, VÁ MESMO!
É difícil para um profissional escrever num tom agressivo, mas o blog-leitor vai compreender: é desejo, sim, deste blogueiro que o Guaratinguetá siga o caminho da Série C. Tal retaliação é porque a diretoria do clube não teve o mínimo respeito por sua torcida ao anunciar, em pleno andamento da competição, que em 2011 o Guaratinguetá se "transferiria" para a cidade de Americana, também no interior paulista.
Quem perde com isso? Somente o torcedor, como sempre. Prevaleceu a mesquinhez e a sede pelo lucro fácil que desmonta um time, uma estrutura, para dar vez a um "clube de aluguel". Que retorne para o buraco e que lute em campo pelo que antes conquistou - com méritos - mas que em tão breve tempo abusou do desrespeito àqueles que lhe confiaram a torcida, o crédito e a emoção.
Guaratinguetá não merece esse Guaratinguetá.

PRÓXIMA PARADA
A sede deste blogueiro, em 2011, é quase certa que não será mais em Curitiba. O divertido do mundo virtual é que pouco importa o local, o que vale é a atividade (e a interatividade).

BLOGUINHO?
Seria o momento de pensar num espaço para o futebol infantil (competições nas categorias fraldinhas e mamadeiras)?