sábado, 13 de novembro de 2010

TRÊS GOLS E TRÈS FATOS

O 3 a 0 do Bahia sobre a Portuguesa provocou três fatos: um, a promoção do Tricolor de Aço para a elite; outro, a colaboração ao Figueirense que também subiu a ladeira com os baianos; por fim, a indefinição quanto ao título da Série B (em disputa pelo próprio Bahia, vice-líder com 65 pontos, contra o líder Coritiba, 70 pontos).

LONGA ESPERA
Só mesmo o torcedor do Bahia para explicar a razão de tanta comemoração. O acesso é muito mais do que o retorno à divisão principal do futebol brasileiro, é o desprendimento de um período de oito anos longe dos holofotes. Rebaixado em 2003 e se despedindo da competição com a humilhante goleada por 7 a 0, em casa, para o Cruzeiro, o Bahia jamais havia se reencontrado em competições nacionais. Para agravar o cenário, foi rebaixado em 2005 para a Série C de onde conseguiu sair dois anos depois. Desde 2008 era mero figurante na Série B e a dúvida que pairava entre os torcedores: quando o "Bahêa" volta! A resposta, ou a glória, tem data pra entrar na história: 13 de novembro de 2011. Parabéns Tricolor, parabéns para a torcida que sempre lotou Pituaçu e que teve a paciência para suportar tantos obstáculos em quase uma década.

PERDEU, MAS LEVOU
Literalmente, do dia para a noite, o Figueirense viu sua vida mudar para melhor. À tarde, derrota para o Coritiba por 2 a 1. À noite, a derrota da Portuguesa que beneficiou o Figueira. A ilha de Floripa está em festa, o Figueira voltou à elite após três anos.

ESPERANÇA VOOU
As possibilidades eram remotas, mas existiam, porém o ASA perdeu em casa para o Paraná, por 1 a 0, e resta agora o consolo de uma campanha "acima da média" para quem entrou na disputa com receio de rebaixamento. 

O QUARTO ELEMENTO
Nas duas rodadas que restam, alta tensão para América-MG (59 pontos e 18 vitórias), Portuguesa (56 pontos; 17 vitórias) e Sport (56 pontos; 15 vitórias). Leve vantagem para o Coelho que pode se garantir até com uma única vitória (desde que a Lusa não vença seus dois jogos). 

AGONIA ESPREMIDA
A luta contra o rebaixamento começa a ganhar mais espaço que a disputa pelo topo. Isso porque ninguém está "definido" na degola. Desde o lanterna Santo André (37 pontos), passando pelos ameaçados América-RN (38) e Ipatinga e Brasiliense (ambos com 40) até aos acossados Guaratinguetá e Vila Nova (os dois com 43) e o Náutico (45), nenhum deles está morto (ou a salvo).

UFA!
O Icasa, fez a lição (longe de casa): bateu a Ponte Preta, em Campinas, por 1 a 0 e garante o 2011 na Série B.

MECÃO
O 5 a 2 sobre o Guaratinguetá devolveu ao América-RN a possibilidade de fugir da queda. Já o futuro "migrante" do interior paulista (que vai se mudar para Americana) corre o risco de, em sua nova morada, também encarar uma "nova Série".