quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O RETORNO EM ÁUDIO

Segue matéria do jornalista Alexandre Salvador, sobre o acesso do Coritiba à Série A
www.webcombrasil.com.br/audio/nacional/1011102018.mp3

ADEUS EXAUSTIVO ANO


Os números retratam a saga Coxa Branca: 338 dias após o fatídico 06 de dezembro de 2009 (quando, além de rebaixado, o alviverde viu seu estádio literalmente abaixo após a fúria de dezenas de torcedores indignados com a queda), punição com perda de dez mandos de jogos, deslocamento para outra sede que desgastou o elenco e a contagem regressiva da pontuação rumo à elite. 
A três rodadas do fim da Série B, o Coritiba garante o acesso à Série A em 2011. E para selar a ansiedade Coxa Branca, o jogo “do retorno” também foi nervoso. Começou tranqüilo com 2 a 0 de vantagem em 20 minutos de partida, mas tornou-se um suplício após o empate do Duque de Caxias aos 41 minutos da segunda etapa. Aos 44, Marcos Aurélio, mesmo apagado em campo, deixou o Coritiba em vantagem (e de volta à elite)!

AMANHÃ?
Especulações pipocam desde quando o técnico Ney Franco anunciou que vai deixar o Coritiba em janeiro de 2011, para assumir a seleção de base do Brasil. A imprensa blefa, tenta adivinhar, faz labirintos com os dirigentes, mas até agora nenhuma pista certa sobre quem vai comandar o alviverde. Esperava-se pela confirmação do novo nome logo após a certeza da volta, mas o ritmo ainda é de festa.

ELENCO
A torcida coritibana povoa as redes sociais tanto para comemorar como para questionar: o atual time tem potencial para disputar a Série A? Evidentemente que não, pois a Série B 2011 apresenta nível restrito de qualidade. É certo que há algumas peças que funcionem para uma competição mais “exigente”, mas se não quiser apenas lutar contra o rebaixamento é urgente reestruturar a casa.

A CASA É DELES
Léo Gago fez um gol de falta logo a um minuto de jogo. Enrico foi autor do segundo gol após conferir uma jogada que parecia perdida. Eles sabiam onde estavam: em São Januário, estádio do Vasco, ex-clube dos artilheiros.

A “DECISÃO”
É sábado a disputa pelo título da competição. O Coritiba, com 67 pontos, recebe com ares de primeira divisão o Figueirense, também quase (de volta pra) lá, com 63. O Figueira assolou o América-RN por 4 a 0 e joga no sábado pela garantia de acesso e na busca da conquista da Série B.

A TERCEIRA VAGA
O estádio Pituaçu, em Salvador, é o local da “final” em busca de mais uma promoção à elite. O Bahia, que levou a melhor contra seu concorrente direto, o América-MG (1 a 0), chega aos 62 pontos e vai ter pela frente a renascida Portuguesa (que passou por 3 a 1 pelo Brasiliense) e soma 56 (dois a menos que o quarto colocado, América-MG). O Tricolor de Aço se garante com os três pontos. Já a Lusa entra de vez na parada se conseguir a vitória.

COELHO A PASSO DE CARANGUEJO
Retrocedeu. O América-MG perdeu velocidade nas rodadas finais, vê os parceiros de G-4 se distanciarem e já se vê ameaçado por Portuguesa e Sport (se bem que o Leão parece ser outro que perdeu o gás).