sábado, 6 de novembro de 2010

UM SÁBADO COXA BRANCA

Primeiro, o Coritiba fez a sua parte na sexta-feira à noite (venceu o Ipatinga por 3 a 0 na abertura da rodada). No sábado, um dia cheio de "vitórias" para o Coxa que, se antes estava com um pé na Série A em 2011, agora pode se sentir "dono da festa" e entrar de corpo inteiro rumo à elite. Isso porque seus concorrentes diretos na luta tanto por uma vaga no acesso como ao título derraparam na 34.a rodada.
À tarde, Bahia (adversário na briga pelo título) e Sport (único que pode incomodar no G-4) foram derrotados e de virada. O Tricolor de Aço caiu diante do Brasiliense, no Serejão, em Taguatinga, por 3 a 2 (após ir aos vestiários, no intervalo, com vantagem de 2 a 1). O Leão da Ilha tentou se segurar, mas não evitou a reação do São Caetano, no Anacleto Campanella, e cedeu a virada por 2 a 1.
Já à noite, outro rival tropeçou: em pleno Orlando Scarpelli, o Figueirense parou diante do Duque de Caxias num empate por 0 a 0. Desta forma, o Coritiba é absoluto a quatro rodadas do final da competição, com 64 pontos e pelo espelho retrovisor vê o Figueirense (vice, com 60), Bahia (59), América-MG (58) e Sport (54). 

A MATEMÁTICA DA EUFORIA
Na 35.a rodada, a ser disputada na próxima terça-feira, dia 09, o Coxa pode selar seu retorno à Série A com uma simples vitória diante do Duque de Caxias, em São Januário. O acesso pode ser comemorado até mesmo em caso de empate ou derrota (isso desde que o Sport também não triunfe na rodada). 

A LUTA PELO G-4 PEGOU FOGO
É uma sequência na classificação que qualquer descuido vai ser fatal. O Figueira está com 60 pontos, logo em seguida aparece o Bahia (um ponto a menos), depois vem o América-MG (encostadinho com 58) e, ainda sonhando com a elite, Sport (54) e Portuguesa (53).
O que mais agita as quatro últimas rodadas desta Série B são os confrontos diretos entre os cinco postulantes a um dos três lugares rumo à elite. Já na 35.a rodada, América-MG e Bahia se enfrentam na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Pela 36.a volta, o Bahia recebe a Portuguesa, em Pituaçu. Na última rodada, é a vez do Sport encarar a Lusa, na Ilha do Retiro.
E por que a Lusa no páreo?
Primeiro, porque venceu mais uma (2 a 0, fora, diante da Ponte Preta). Segundo, porque vai ter dois confrontos diretos (os já citados jogos contra Bahia e Sport) e, em casa, vai enfrentar os desesperados Brasiliense e Ipatinga. E para insistir em fatos passados - mas que marcam e deixam uma lacuna na pontuação - nunca é demais relembrar aquela recente derrota, em pleno Canindé, para o lanterna América-RN.

O QUE HÁ ENTRE O COELHO E A LUSA?
Uma distância de cinco pontos a serem diminuídos ou administrados em quatro jogos (ou 12 pontos em questão). Para a Portuguesa resta "tirar a diferença" de "dois para um" (vencer, vencer, vencer... e vencer) e torcer por pelo menos uma derrota e um empate dos mineiros.

O BICHO TAMBÉM PEGOU LÁ EMBAIXO
O lanterna América-RN já havia reacendido a chama da esperança ao bater o Paraná, na sexta-feira, por 1 a 0. No sábado, foi a vez do Brasiliense acordar ao fazer 3 a 2 no Bahia. Pior para Ipatinga (derrotado pelo Coritiba) e Santo André (que levou 3 a 1 do Bragantino,  no sábado à noite). 
Quem volta a se incomodar com a degola é o Vila Nova, que foi a Arapiraca, chegou a empatar no final da partida com o ASA, mas foi castigado com o desempate aos 47 minutos do segundo tempo. Com a derrota por 2 a 1, o Tigre é o 14.o, com 42 pontos, dois apenas acima do primeiro da área de risco (Brasiliense, que está com 40).
O Náutico saiu levemente do desconforto ao bater o Icasa por 1 a 0. O Timbú ainda é acossado pela turma que está sob risco, mas deixa o perigo também para o rival deste sábado à tarde (o Verdão do Cariri caiu para 16.o, bem pertinho do desespero).


O GRANDE SALTO

O Coritiba está com as duas mãos na porta (já aberta) e com um pé na elite de 2011. Após a vitória por 3 a 0, na abertura da 34.a rodada, em cima do Ipatinga, no Couto Pereira, o Coxa está a um ponto do "número mágico" para se garantir, pelo menos, em 4.o lugar (atingiu 64 dos 65 pontos presumíveis). Os gols foram marcados por Leonardo, Léo Gago e Ângelo.


O RESPIRO
Um susto no início, mas a virada pra consagrar a reação. O América-MG levou 1 a 0 do Guaratinguetá logo no início do jogo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Ajustado, o Coelho saiu em disparada rumo à vitória e virou pra 3 a 1 (com destaque para dois gols do artilheiro Fábio Júnior). Com 58 pontos, além de fugir do assédio do Sport, encosta pra incomodar a vida de Figueirense e Bahia (ambos com 59, porém com um jogo a menos).

O SUSPIRO
Sim, ainda é possível: o América-RN venceu o Paraná (1 a 0) em jogo tido como um dos "mais horrorosos desta Série B", mas o que valeram foram os três pontos pra fugir do rebaixamento. O Mecão ainda segura a lanterna, mas fica de olho nos concorrentes diretos na luta contra a queda à Série C (já foi beneficiado pela derrota do Ipatinga e hoje torce contra Náutico, Brasiliense e Santo André).


PARA UM, A DERROTA O DEFINHA; PARA OUTROS, NADA DE ANORMAL
O Ipatinga foi literalmente o maior derrotado na noite de ontem. Levou de 3 a 0, foi prejudicado pela vitória do América-RN e patina na zona de rebaixamento. O revés, no entanto, não mudou em nada a vida de Guaratinguetá e Paraná, que já se garantiram na Série B de 2011.