terça-feira, 2 de novembro de 2010

JOGO PELA LIDERANÇA (SEM DISPUTA REGIONAL)

Em dia de feriado nacional, a "decisão" da Série B. Dois clubes de regiões diferentes mostram, em campo, que o tal e abominável "regionalismo" só é "separado" pelos lados em que cada um vai defender suas cores. De uma parte, o nordestino e vice-líder Bahia (58 pontos); na outra ponta, o sulista e líder Coritiba (60 pontos). O estádio de Pituaçu vai lotar na "finalíssima" que começa às 21h (e depois ainda há saudosistas ultrapassados que criticam a fórmula por pontos corridos por "não haver decisão").

E POR QUE...
... este blogueiro destaca as regiões geográficas de Bahia e Coritiba? Porque ontem "bombou" na internet uma campanha difamatória por alguns limitados e ignorantes criticando a expressiva votação da presidenta eleita Dilma Roussef no Norte e Nordeste. Em seguida, apareceu o troco por parte dos atingidos.
Para desmontar qualquer avaliação precipitada, o portal G1 noticiou que excluindo os votos nas regiões em questão, ainda assim a petista sairia vencedora (com maioria no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com 50,21% dos votos válidos, contra 49,79% de José Serra).

EM TEMPO
Este blogueiro mora na região Sul e votou em Dilma Roussef, mas não depositou o voto no governador eleito pelo Paraná (Beto Richa). Mas deseja tanto ótima sorte à primeira presidenta do Brasil bem como ao jovem governador paranaense. 

TORCEDOR É ELEITOR
Da mesma forma em que é feita cobrança rígida a técnicos, dirigentes e atletas dos clubes de preferência, é mais do que necessário fiscalizar o trabalho dos recém-eleitos nas eleições 2010. 

FERIADO LOTADO
Além do confronto pela liderança, entre Bahia e Coritiba, outros nove jogos movimentam a 33.a rodada, sendo que nenhum deles no período da tarde (horário comum em dia de feriado).
19h30
Santo André x ASA (Bruno José Daniel, em Santo André)
Vila Nova x América-RN (Serra Dourada, Goiânia)
Sport x Bragantino (Ilha do Retiro, Recife)
Icasa x São Caetano (Romeirão, Juazeiro do Norte)

21h
Portuguesa x Náutico (Pacaembu, São Paulo)
Ipatinga x Figueirense (Ipatingão, Ipatinga)

21h50
Guaratinguetá x Brasiliense (Dario Rodrigues Leite, Guaratinguetá)
Paraná x América-MG (Durival de Britto e Silva, Curitiba)
Duque de Caxias x Ponte Preta (São Januário, Rio de Janeiro)

O QUE PODE ACONTECER
Mudança de figuras
Como já foi destacado acima, a troca de cadeiras na liderança (o Bahia, em caso de vitória, toma o lugar que  atualmente é do Coritiba). O empate deixa o Coxa firme na busca pelo título. Em caso de vitória alviverde, a Série A fica cada vez mais próxima.

Garantindo-se!
Longe de casa, tanto Figueirense (diante do Ipatinga) como América-MG (contra o Paraná) partem em busca de mais pontos para chegarem próximos da "média mínima" (65 pontos) e decretar o acesso. E ambos vão "ser Bragantino desde criancinhas" no confronto com o Sport.

Chama (ainda) acesa
É o caso do Sport: precisa vencer o Bragantino e torcer (muito) contra Figueirense e América-MG. Rubro-negros na arquibancada e "ipatinguenses e paranistas desde pequeninos".

Mais pro mal do que para o bem
Pelos lados do Canindé, há quem sonhe com o G-4, mas o fato é que a Portuguesa (em 6.o, com 47 pontos) pode mais é complicar a vida do Náutico (16.o, com 38) do que favorecer a si mesma. Em caso de derrota e vitória do Ipatinga (contra o Figueira), o Timbu vai para o inferno da zona de rebaixamento.

Ação entre amigos
Duque de Caxias e Ponte Preta não têm mais com o que se preocupar (ou ambicionar). Sem risco de queda ou a esperança de subir, fazem o jogo "desintoxicante".

Escapar e derrubar
O Vila Nova tem a chance de se livrar do risco de cair: enfrenta o lanterna América-RN e em casa. Uma vitória dá um refresco ao Tigre. A derrota significa fim da linha para o Mecão.
Mesmo caso para o Guaratinguetá diante do Brasiliense. O Guará ainda corre leve ameaça, enquanto o Jacaré já está atolado.

Últimas fichas
Santo André conta com as próprias forças e a ajuda alheia para sair da ZR. Além de derrotar o ASA, fica de olho no que acontece nos jogos dos concorrentes diretos contra a degola (América-RN, Brasiliense e Ipatinga).

Pra fugir de vez
O Icasa quer fazer do fator campo para eliminar a matemática do descenso contra o São Caetano (este já desplugado).