sábado, 16 de outubro de 2010

ADIANTOU?


A você que torce por Vila Nova, Brasiliense, Coritiba, Paraná, Figueirense, Portuguesa, Ponte Preta, São Caetano, Santo André, Bragantino, Guaratinguetá, Ipatinga, América-MG e Duque de Caxias (ou que mora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste), já colocou seu relógio pra uma hora à frente? O horário de verão está em ação!


É nesse período em que os argumentos (vá lá, desculpas mesmo!) para o atraso no trabalho, escola ou encontro marcado são usados como subterfúgio sem que haja desconfiança da falha. Não há quem não se perca no início da "alterada" no relógio (convencional e biológico).
PERGUNTA NADA MODESTA: será que nas concentrações dos clubes ou na reapresentação de elencos para os treinos, o "atraso" por causa do  relógio adiantado em uma hora convence?

NOTURNOS E AGITADOS

Catorze gols movimentaram as três partidas que concluíram a 29.a rodada agora à noite, o que resulta na média de 4,66 tentos por jogo. No total da rodada, as redes foram balançadas 36 vezes o que estabelece o recorde da competição (3,6/jogo), igualando a marca da 15.a volta. Com essa avalanche, aumenta também a média total da Série B 2010 que vai de 2,74 para 2,77 gols/partida (com 804 bolas nas redes em 290 encontros).

GOLEADA ALIVIA BRAGA E AFUNDA MECÃO
O Bragantino se afastou da ZR ao amassar o América-RN por 5 a 0, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, com gols de Juninho Quixadá (duas vezes), Luciano Sorriso, Éder e Weldon. O Braga agora soma 37 pontos e está em 14.o lugar. O Mecão se complica na lanterna, com 26 pontos.

VILA PASSA PELO DUQUE E SE AFASTA DA DEGOLA
O Tigre derrotou o Dragão da Baixada Fluminense por 3 a 1 (gols de Alan, Bruno Lopes e Thyago Fernandes; Somália descontou), no Serra Dourada, e se distancia da ZR. O Vila Nova permanece em 16.o, agora com 35 pontos e cinco à frente do primeiro da área de risco (Ipatinga). Já o Duque de Caxias desperdiçou a oportunidade de sonhar com a aproximação do G-4 e perdeu uma posição (caiu para 8.o, com 42 pontos).

AMÉRICA-MG VIRA E GARANTE A VICE-LIDERANÇA
Ao bater o Icasa por 3 a 2, o Coelho retoma o segundo lugar, agora com 52 pontos (e quatro a menos que o  líder Coritiba). O Verdão do Cariri, jogando em casa, no Romeirão, abriu o placar no primeiro tempo, com Panda, aos 15 minutos. Na segunda etapa veio a reação do América-MG com Fábio Júnior (8'), Thiago Silvy (10') e Marcos Rocha (25') e Luiz Gustavo diminuiu para o time da casa aos 44 minutos. Com 36 pontos, o Icasa cai para 15.o.

O PRIMEIRO NOVATO DE 2011 VEM DE MINAS GERAIS

O Ituiutaba Esporte Clube é o primeiro time promovido da Série C para a Série B do próximo ano. O time do interior mineiro empatou na tarde de hoje com a Chapecoense, de Santa Catarina, por 0 a 0 e conseguiu a classificação por ter feito um gol na casa do adversário, no jogo de ida (1 a 1, em partida do dia 09, em Chapecó). 
Da cidade do mesmo nome, o Ituiutaba foi fundado em 1947, mas só há 12 anos se profissionalizou. Promovido pela primeira vez em 2005 à primeira divisão estadual, decepcionou o seu torcedor no primeiro semestre deste ano com uma campanha muito ruim no Mineiro: 11 jogos, uma vitória e dois empates.
As outras três vagas para a Série B 2011 vão ser definidas em datas diferentes. Neste domingo, o Paysandu precisa de um empate sem gols para garantir seu lugar (disputa com o Salgueiro/PE e no jogo de ida houve empate por 1 a 1). No dia 23, o Criciúma precisa vencer o Macaé por dois gols de diferença (ou por um, desde que o placar seja ou 1 a 0 ou 2 a1), pois na primeira partida o time fluminense venceu por 3 a 2. No dia 24, Águia de Marabá (PA) e ABC disputam a última vaga. No jogo de ida, realizado hoje, em Marabá, o ABC levou a melhor e venceu por 1 a 0.

FALTA DE AMBULÂNCIA "ATRASA" JOGO NO CANINDÉ

Domingos, Luís Ricardo e Zé Carlos fizeram os três gols da vitória da Portuguesa por 3 a 0 sobre o Guaratinguetá, no Canindé. A marca negativa do jogo foi a suspeita de fratura da perna direita do atacante Lúcio Flávio, que sofreu grave lesão no início do segundo tempo. O que mais chamou a atenção foi a paralisação da partida por quase 30 minutos devido à falta de uma ambulância para atendimento médico no estádio. Após a chegada do carro de socorro, o jogador foi levado para um hospital próximo ao Canindé.
Com a vitória, a Lusa foi a 7.o, com 43 pontos, enquanto o Guaratinguetá cai para 12.o, com 38.

LEÃO REANIMA COM VITÓRIA SOBRE O LÍDER

O Sport voltou a respirar na Série B ao bater o Coritiba por 3 a 2, na Ilha do Retiro. Marcelinho Paraíba (com dois gols de pênalti) e Ciro marcaram para o rubro-negro, enquanto Leonardo e Marcos Aurélio fizeram os gols do alviverde. Com a vitória, o Leão soma 46 pontos a assume a 5.a colocação. O Coxa permanece tranquilo na  ponta com 56 pontos.

BAHIA E FIGUEIRENSE FAZEM A SUA PARTE
O Tricolor de Aço passou por cima do Náutico, por 3 a 0, em Pituaçú, com destaque para Adriano que marcou os três gols do jogo. O Figueira venceu o Santo André, no Bruno José Daniel, com gols de Roger Cavalo e Maicon. Tanto Figueirense quanto o Bahia vão a 52 pontos e dividem a vice-liderança (com ligeira vantagem para os catarinenses no critério desempate). O Náutico cai uma posição e vai a 13.o (37) e pode perder posições até o fechamento da rodada. O Santo André segue a passos largos para o rebaixamento (é o 18.o, com 29 pontos).

PARANÁ FOGE DA FORCA
Jogando em casa, no Durival de Britto e Silva, o Tricolor da Vila derrotou o Brasiliense por 2 a 0 (gols de Henrique e Rodrigo Pimpão). Com a vitória, o time paranista soma 39 pontos e vai para a 11.a posição. O Jacaré é o 19.o (29) e pode segurar a lanterna caso o América-RN derrote o Bragantino, em jogo marcado para as 21h.

A CHANCE DA DISPARADA

Coritiba, América-MG, Figueirense e Bahia têm a oportunidade de fazer do G-4 um reduto intransponível. Os quatro melhores até aqui foram beneficiados pela derrota da Ponte Preta (em 5.o, com 45 pontos), ontem, para o Ipatinga, por 2 a 1, e podem aumentar a diferença em relação ao grupo de acesso.
O líder - e tranquilo - Coxa (56 pontos) pode favorecer ainda mais o "seleto grupo" pois enfrenta o Sport, em 6.o com 43, e com chances de ocupar o 5.o lugar, na Ilha do Retiro, em Recife, às 16h. América-MG (2.o.), Figueirense (3.o) e Bahia (4.o), estão iguais com 49 pontos.
A situação dos quatro primeiros colocados é tão confortável que até uma possível derrota dos que estão na parte alta da tabela e um sucesso do Sport, ainda deixa os atuais integrantes do G-4 sem ameaça até o final da próxima rodada (a diferença do 2.o ao 4.o em relação ao 5.o seria de três pontos).

EM CAMPO
Além de Sport x Coritiba, outros sete jogos movimentam a 29.a rodada:
16h Santo André x Figueirense (Bruno José Daniel, em Santo André)     
16h Bahia x Náutico (Estádio de Pituaçu, em Salvador)             
16h10 Portuguesa x Guaratinguetá (Canindé, em São Paulo)           
16h10 Paraná Clube x Brasiliense (Durival Britto e Silva, em Curitiba)               
21h Vila Nova-GO x Duque de Caxias (Serra Dourada, em  Goiânia)                
21h Bragantino x América-RN (Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista) 
21h Icaxa x América-MG (Romeirão, em Juazeiro do Norte)      

HÁ UM ANO
Após 29 rodadas realizadas na Série B de 2009, os prognósticos davam como certos os acessos de Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO. Os dados eram do site Infobola via matemático Tristão Garcia que mantém o espaço na internet. Na ocasião, o número mínimo para obter a promoção à elite era de 70 pontos (mas havia a margem de erro, levando-se em conta o desempenho dos clubes ao longo dos dez jogos que restavam para o final da competição).
Para 2010, o Infobola não apresenta ainda um raio-x das possibilidades de cada clube no tocante ao acesso ou ao rebaixamento. Mas tomando por base os números de um ano atrás, é possível arriscar um palpite favorável para Coritiba, América-MG, Figueirense e Bahia. Quanto à zona de risco, há o mesmo "equilíbrio" (e incerteza) entre 2009 e 2010.

A PALAVRA
"É  o jogo da competição. Eles (do Sport), ganhando, mantêm um sonho, então seráo o jogo da vida. Temos que entrar com toda a atenção. A obrigação de vencer é deles", declarou o atacante Leonardo, do Coritiba, no site oficial do clube a respeito do confronto contra o Leão da Ilha.

FALA QUEM ARREBENTA
Desde que chegou - a partir do returno da Série B -, Leonardo já marcou cinco gols pelo Coritiba.

E POR LEMBRAR DE QUEM ARREBENTA...
... o atacante Ciro (vice-artilheiro do campeonato com 14 gols) volta ao Sport na tarde de hoje. É a esperança do rubro-negro para chegar próximo do G-4.


ESTREIA E ESPERANÇA
Agora sob comando de Jair Picerni, o Santo André quer alavancar e sair da zona de rebaixamento em jogo contra um G-4, o Figueirense. Em 17.o, com 32 pontos, o Ramalhão é o "primeiro da ZR" e disputa com o Vila Nova a fuga da degola. O único desfalque do time do ABC paulista é o zagueiro Toninho, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.
Pelos lados do Figueira, o problema está justamente no ataque: Willian foi vetado pelo departamento médico e vai ser substituído por Vinícius Pacheco.


DUELO NORDESTINO
O Bahia encara o Náutico com a volta do zagueiro Nen e do meio-campo Morais. A baixa foi o anúncio, durante a semana, do afastamento do volante Bruno Octávio até o final da competição (o jogador sofreu lesão no menisco direito e em seu lugar entra Marcone). No Timbu, a dúvida fica apenas na composição do ataque para o preenchimento de duas vagas entre três jogadores: Geílson, Joélson e Erick Flores.


TRISTE FADO?
É praticamente o último suspiro da Portuguesa: ou derrota o Guaratinguetá ou vai ter que pensar mesmo é em 2011. Após ter aplicado a segunda maior goleada da competição (6 a 1 em cima do Paraná, na 26.a rodada), a Lusa perdeu duas partidas seguidas (Duque de Caxias, em casa, e Icasa, fora). Em 8.o, com 40 pontos, parte pra cima do adversário do interior, com o reforço no banco de reservas: a estreia de Sergio Guedes que assume no lugar de Valdir Avarez (Vadão).
Para a partida, a Portuguesa tem garantido o retorno do meia Athirson  após cumprir suspensão. No entanto, os atacantes Dodô, lesionado, e Malaquias, com três cartões amarelos, não jogam. Outro atleta que pode desfalcar a Lusa é o meia Héverton. O artilheiro rubro-verde reclamou de dores no púbis na última sexta-feira e é dúvida.
No Guaratinguetá, a novidade está fora de campo: o clube foi transferido para para a cidade de Americana.


ENCONTRO DE DESESPERADOS
Paraná e Brasiliense se encontram na luta contra a queda. O Tricolor da Vila vem embalado pela vitória contra o Guaratinguetá e com novo ânimo após a entrada de Roberto Cavalo no comando. Murilo volta na lateral-direita e a revelação Henrique segue na ala esquerda. No Jacaré, o técnico Andrade está com o cargo ameaçado e uma derrota pode ser fatal para sua permanência no comando do time (não venceu desde que assumiu o clube). Para piorar, Iranildo está lesionado e não deve jogar. Também estão fora o atacante Aloísio Chulapa e o goleiro Gatti, também vetados pelo departamento médico.


REABILITAÇÃO POR LADOS OPOSTOS
Por parte do Vila Nova (16.o, com 32 pontos), a incansável luta pra fugir da degola. Pelo lado do Duque de Caxias (7.o, com 42), a ânsia em incomodar a turma do G-4, No Tigre, duas baixas: o atacante Roni e o zagueiro Leandrão (ambos lesionados). No Dragão da Baixada Fluminense, o volante Mancuso não entra em campo por cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.


ENCONTRO DE DESESPERADOS 2
Apesar dos cinco pontos que o separam da ZR, o Bragantino (em 15.o, com 34 pontos) quer fazer do fator casa o recurso para eliminar de vez o risco de queda. O adversário é o lanterna América-RN que joga as últimas fichas para sair da última posição e ter alguma esperança de lutar contra a queda nas próximas rodadas. No Braga, os desfalques são o zagueiro André Astorga e o lateral-direito Júlio César (que cumprem suspensão). No Mecão, o técnico Dado Cavalcanti reforça a defesa com os zagueiros Luizão e Cléber e o lateral-direito Carlos Alberto, além de ir ao ataque com a dupla Vavá e Marcelo Brás.

FATOR (I)CASA
O Icasa quer manter sua boa média como mandante diante do América-MG. Na parte intermediária da classificação (13.o, com 36), o Verdão do Cariri praticamente faz da Série B uma competição "amistosa" (nem cai, nem sobe). Já o Coelho quer tanto garantir a vice-liderança (tem 49 pontos) e se distanciar do quinto colocado.