terça-feira, 12 de outubro de 2010

Li no blog do Juca Kfouri

Trata-se de uma inovação e que vai incomodar a cartolagem que suga o futebol brasileiro. É a Associação Nacional do Torcedor. Assino embaixo. Acesse o link: http://blogdojuca.uol.com.br/2010/10/vem-ai-a-associacao-nacional-do-torcedor/

G-4 "AGLUTINADO" E COXA NA DIANTEIRA

Os quatro jogos que completaram a 28.a rodada deram um desenho do G-4 e do que pode vir acontecer daqui pra frente: um líder quase "inalcançável" e outros três próximos de garantir um lugar na elite em 2011.
Os empates entre São Caetano e Bahia (1 a 1) e Figueirense e Bragantino (0 a 0) e a vitória do Náutico (que quebrou um jejum de quatro jogos) sobre o América-MG por 2 a 1 deram margem para que o Coxa disparasse na ponta. O Coritiba, com 56 pontos, está a sete pontos dos vice-líderes América-MG, Figueirense e Bahia, todos com 49. A diferença do alviverde estica para 11 pontos quando a comparação é com o 5.o colocado (primeiro fora da zona de classificação para a SérieA)  Ponte Preta, que ao vencer o Sport, por 3 a 1, foi a 45.

COMO FICA (OU AO QUE TUDO INDICA, VAI SE ENCAMINHAR)
- O Coritiba é cada vez mais líder e está a três vitórias de voltar à Sèrie A
- Mesmo com resultados "amargos", América-MG, Figueirense e Bahia "decidem" entre si a posição que vão ocupar dentro do G-4, pois estão a quatro pontos do 5.o colocado (Ponte Preta);
- A Ponte Preta volta a sonhar, mas precisa retomar o pique de bons resultados seguidos que havia obtido logo após o recesso da Copa da Àfrica do Sul;
- O Sport patinou e está há dois jogos sem vencer (sonhar ainda é possível, mas com mais empenho e sorte)
- O Duque de Caxias dá sinais de que quer incomodar (7.o, com 42)
- A Portuguesa parou pelo caminho (empacou nos 40 pontos, em 8.o)
- O São Caetano tem a mesma pontuação da Lusa, mas não deve incomodar ninguém
- Na parte intermediária, os que não ambicionam e também não correm risco de cair: ASA e Guaratinguetá, ambos com 38 e o Náutico (ufa!), que vai a 37;
- Os "quase salvos" mas ainda atentos: Icasa e Paraná, os dois com 36.
- Ainda sob risco: Bragantino (34) e Vila Nova (32)
- O praticamente degolado: Santo André (29)
- O condenado e na UTI respirando com ajuda de aparelhos: Brasiliense (28)
- E os bem-vindos à Série C 2011: Ipatinga (27) e América-RN (26)

EM TEMPO: os comentários acima não servem como previsão, são apenas baseados nos últimos resultados, na pontuação/classificação atual e na composição da tabela para as próximas dez rodadas. Muita coisa "pode" mudar.

COXA AO NATURAL E EM RITMO DE FESTA

No dia de seu aniversário, o líder Coritiba comemorou os seus 101 anos com uma goleada de 5 a 1 em cima do  lanterna América-RN. Já na primeira meia hora de jogo o placar era de 3 a 0, com dois gols de Leonardo e um de Triguinho. No segundo tempo, Rafinha e Marcos Aurélio ampliaram e Vavá fez o gol de honra do Mecão.

PARANÁ DESENCANTOU
O Tricolor da Vila fez 2 a 0 no Guaratinguetá, na casa do adversário, com gols de Irineu e Kelvin, ambos no segundo tempo. A vitória tira "um peso das costas" dos paranistas que não venciam havia quatro jogos.

JACARÉ É PRESA FÁCIL ATÉ EM CASA
O Brasiliense perdeu mais uma - desta vez no Serejão - e atola de vez na ZR. A derrota foi para o ASA por 3 a 2 num jogo com o placar construído de forma eletrizante. O Fantasma abriu 2 a 0 (Magal no primeiro tempo e Rincon, na segunda etapa), pra depois sofrer o empate (Ruy e Erivelto) e quando tudo parecia "resolvido" a vitória aconteceu com gol de Magal aos 44 minutos do segundo tempo. O ASA fica praticamente livre do risco de rebaixamento.

MARAVILHOSA MARCA
Os jogos do início de noite foram além das expectativas: em três partidas, 13 gols o que eleva a marca da 28.a rodada (no total de seis confrontos, as redes foram balançadas 24 vezes e média de 4 gols/partida). Que os outros seis encontros que iniciaram às 21h façam jus à boa perfornance na artilharia.

A TARDE FOI DOS CASEIROS

Icasa vence a Portuguesa no final
O Verdão do Cariri saiu na frente, depois abusou das oportunidades desperdiçadas, levou o empate mas conseguiu detonar nos minutos derradeiros com gols aos 43 e 46 do segundo tempo. Com a vitória por 3 a 1, o Icasa salta na classificação e foge das imediações da ZR, com 36 pontos. A vida da Lusa ficou difícil e o G-4 está cada vez mais longe.


Duque de Caxias vira em cima do Santo André (3 a 2)
O Dragão avança e ganha impulso pra sonhar com o G-4. O Ramalhão atola na área de risco e já fica ameaçado pela lanterna da competição.


Ipatinga sai da lanterna com 2 a 0 no Vila Nova
O Tigre do Vale do Aço sai da última posição e se aproxima dos outros concorrentes na luta contra o rebaixamento (o otimismo é possível). O Colorado Goiano volta a rondar a ZR.

A MÉDIA EVOLUIU
A considerar os três jogos que abriram a rodada, a 28.a volta promete. Foram 11 gols o que rende marca de 3,66 bolas nas redes/partida. É aguardar para que nos outros sete confrontos a média aumente.

JOGUEM FEITO CRIANÇAS

Hoje só não é permitido perder gols infantis. Ao ataque, artilheiros! Pode ser gol de canela, no cabeceio, com a ponta da chuteira ou com classe. A Série B precisa de gols pois a média voltou a reduzir na 27.a rodada (baixou de 2,73 para 2,72) que teve meros 23 gols. Evidentemente que vencer por 1 a 0 é bem melhor que perder por 4 a 3, mas que cada um faça a sua parte (com muitas bolas nas redes).

BALANÇO

Nos 270 jogos realizados até aqui, foram marcados 735 gols (2,72/jogo). Saõ 137 vitórias dos anfitriões, 62 empates e 71 triunfos dos visitantes (446 gols de quem jogou em casa e 289 de quem atuou fora).

PLACARES
A vitória por "2 a 1" é soberana: aconteceu 52 vezes. Depois vem o resultado por "1 a 0", em 43 ocasiões. O placar por "2 a 0" esteve presente em 35 jogos. O empate "campeão" é o " 1 x 1", com 32 vezes (e quarto  resultado no total). Dentre os resultados "elásticos", o " 4 a 1" apareceu sete vezes. E o placar não foi mexido em 15 vezes (apesar da baixa média, o empate por 0 a 0 não é tão comum na competição). O que reduz a marca é a vitória por 1 a 0.