sábado, 9 de outubro de 2010

DEU TUDO CERTO PARA COXA E BAHIA


Na tarde em que o Brasil calou os italianos, Coritiba e Bahia foram os maiores vencedores da 27.a rodada da Série B. Pelas semifinais do mundial de vôlei, os brasileiros detonaram os anfitriões por 3 a 1 (25/15,25/22,23/25 e 25/17) e enfrentam a seleção de Cuba na decisão.


Se vencer é bom, a combinação favorável de outros resultados é pra comemorar duplamente. Coritiba e Bahia venceram e ainda viram os tropeços dos concorrentes diretos pelo G-4. O alviverde fez 3 a 2 no Bragantino, em Bragança Paulista, e o tricolor derrotou o Guaratinguetá, em Salvador, por 2 a 1. Além disso, o Figueirense foi derrotado por 3 a 1 pelo Vila Nova e o Sport – que ambicionava ficar entre os quatro melhores – foi surpreendido, em plena Ilha do Retiro, pelo Ipatinga por 1 a 0.
Com estes resultados, o Coxa dispara na liderança com 53 pontos (dez à frente do quinto colocado Sport)  e o Bahia encosta no Figueira com os mesmos 48 pontos. Já o Sport deixa escapar a chance de figurar pela primeira vez no G-4 e estaciona nos 43 pontos. 

DRAMÁTICO
Garantir a vitória foi algo assustador para Coritiba e Bahia, pois ambos abriram vantagem por 2 a 0 contra Bragantino e Guaratinguetá, respectivamente, mas passaram por sufoco ao final de seus jogos. O Coxa que foi para os vestiários com boa vantagem, no segundo tempo permitiu a reação do adversário, se deu ao luxo de desperdiçar uma penalidade máxima e só consegui a vitória nos minutos finais de partida. O Tricolor de Aço levou um susto quando o Guará diminuiu e pressionou até o apito final. Pressões à parte, o placar foi favorável aos “campeões” da 27.a rodada: o Coritiba se distancia da concorrência e vê bem próximo o caminho para a elite, enquanto o Bahia volta a se firmar no G-4.

REAÇÃO VERMELHA
O Vila Nova espantou o risco de ameaça de rebaixamento ao bater o vice-líder Figueirense por 3 a 1. Mesmo que apenas um posto acima do primeiro da ZR (Santo André), o Tigre abre três pontos de vantagem e fica colado no Paraná e Icasa (que se enfrentam às 21h, em Curitiba). O Figueirense agora tem a companhia do Bahia na vice-liderança (com leve vantagem para o Figueira, porém com o América-MG vindo logo atrás e com um jogo a menos).

AGONIZAM
O Guaratinguetá entra em pânico por praticamente não ter mais chances para pensar no acesso. O Bragantino por se debater na parte de baixo da classificação (vai perder uma posição até o final desta rodada e corre risco de cair dois postos caso haja empate entre Paraná e Icasa).

INÚTIL
O Ipatinga venceu pela primeira vez na competição como visitante, mas não conseguiu fugir da lanterna. O 1 a 0 em cima do Sport estragou a expectativa do Leão da Ilha que tinha tudo para chegar ao G-4. O vacilo que já custa caro!

CONCENTRAÇÃO DUPLA

O acompanhamento do desfecho da 27.a rodada vai ser "dividido" com outra modalidade. É que às 16h o vôlei do Brasil encara a Itália pelas semifinais do Mundial (disputado no território justamente do rival desta tarde). Neste horário, quatro jogos em ação e à noite outros dois completam a rodada.


ENQUANTO O BRASIL ESTÁ EM QUADRA
Vila quer fugir da forca contra um Figueira atrás do topo
Vila Nova x Figueirense (16h, Serra Dourada, em Goiânia)
Após uma sucessão de bons resultados, o Vila Nova teve alguns tropeços que o "devolveram" às imediações da ZR. A recuperação pode vir em alto estilo se vencer um interessado na liderança. Garantido no pelotão de cima, o Figueira precisa vencer e torcer contra o Coritiba (que joga com o Bragantino).


Braga quer confirmar boa fase pra cima do líder Coxa
Bragantino x Coritiba (16h, Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista)
Para quem deslizava perto da degola, o Braga respira mais aliviado pois está a quatro pontos do primeiro da ZR. Uma vitória frente ao líder Coritiba o estabiliza na parte intermediária. O Coxa faz os cálculos tanto pela primeira posição bem como na distância em relação ao quinto colocado (para assim aumentar as chances de voltar à elite).




Sport busca o G-4 diante do lanterna Ipatinga
Sport x Ipatinga (16h, Ilha do Retiro, em Recife)
Pode ser hoje! O Leão tem a grande chance de figurar no G-4 pois tem a sua frente o último colocado Ipatinga. Para chegar lá, o Sport precisa vencer e torcer para que o Bahia não derrote o Guaratinguetá. Quanto ao Tigre do Vale do Aço não há mais o que dizer (só a lamentar pela previsível queda à Série C).


Bahia cuidadoso pra não dar (mais um!) vexame em casa
Bahia x Guaratinguetá (16h10, Pituaçu, em Salvador)
Os pontos perdidos em seus domínios tornaram-se um trauma para a torcida tricolor. Jogar em Pituaçu é uma tormenta para o Bahia que, se "quebrar o tabu", diante do Guaratinguetá, fica mais folgado no G-4. O Guará ainda sonha com a elite, mas precisa de muito esforço.


NOTURNOS
Miras opostas para América-MG e Brasiliense
América-MG x Brasiliense (21h, Arena do Jacaré, em Sete Lagoas)
De um lado, o Coelho quer se firmar entre os quatro melhores (e, quem sabe, perseguir os líderes). De outro, o Jacaré que se debate pra sair da ZR (e ficar distante dos últimos colocados). 


Paraná em jogo de alto risco contra a incógnita Icasa
Paraná x Icasa (21h, Durival de Britto e Silva, em Curitiba)
De treinador "novo" (Roberto Cavalo substitui Marcelo Oliveira), o Tricolor da Vila quer "outra vida" e eliminar o baque da goleada sofrida para a Portuguesa, na 26.a rodada, por 6 a 1. A meta deixou de ser o G-4 e passa a ser a fuga da ZR. Pelos lados do Verdão do Cariri, vencer significa afundar o rival desta noite e ficar bem longe da degola.