sábado, 4 de setembro de 2010

VERDÃO DO CARIRI

O Icasa passou pelo Ipatinga por 2 a 0, agora à noite, no Romeirão, em Juazeiro do Norte. Com a vitória, segue na parte intermediária e já de olho no topo. Com 27 pontos é o 10.o e apenas a quatro pontos do quarto colocado Náutico.

TIGRINHO LUMINOSO
O Ipatinga termina o turno na lanterna, com rasos 15 pontos e com sete a menos que o primeiro time posicionado fora da ZR (Bragantino, que está com 22). Curiosamente, após a goleada que aplicou há duas semanas no então líder Coritiba,  não venceu nenhum dos quatro jogos disputados de lá pra cá.

FIGUEIRA!

O empate por 1 a 1, no Durival de Britto, com o Paraná assegurou a ponta do turno para o Figueirense.

PARANITO
Além de deixar escapar dois pontos (saiu na frente do marcador), o Paraná olha para a parte de baixo da classificação e vai ter que reverter o que até aqui foi seu mal: o desempenho fora de casa, um dos piores da competição.

COXINHA
Mais um tombo do Coritiba, que pra variar iniciou bem a partida, mas permitiu a evolução do adversário e no final do primeiro tempo o Guaratinguetá fez o único gol.

GARÇA VOA
O 1 a 0 faz o Guará ficar próximo do G-4 e embolado entre os que acossam a parte de cima da tabela.

JACARÉ (E NO FINALZINHO)
Após ter sido pego de surpresa em várias rodadas com gols sofridos nos instantes finais de partida, o Brasiliense virou o quadro para seu lado. Com gol de Acosta, de pênalti, venceu o América-RN por 1 a 0 e foge sensivelmente do alcance da turma da ZR.

MEQUINHA
Quando parece que vai reagir, dá uma topada. Com a derrota, permanece na degola e ameaçado de fechar o turno na lanterna (basta que o Ipatinga empate esta noite contra o Icasa).

LUSINHA
Começou bem, fez um gol e virou o primeiro tempo em vantagem contra o Sport. Mas o Leão colocou o bloco em campo e fez a Portuguesa dançar o frevo no seu compasso até virar pra 2 a 1. E a Lusa, de novo, perdeu a chance de voltar ao G-4.

LEÃO, LEÃO, LEÃO
Com a virada no Canindé, o Sport dá mostras de que vai entrar o returno entusiasmado para disputar um lugar no G-4.

ASINHA
O ASA despenca e, aos poucos, vai se desintegrando a ponto de ficar suscetível aos desesperados da ZR. Perdeu, em casa, para o Duque de Caxias por 2 a 0 e está a apenas dois pontos do caos.

SENHOR DUQUE
Comparando as sete primeiras rodadas com o retorno do recesso da Copa até o fechamento do turno, nem parece o mesmo time. De saco de pancadas e "candidatíssimo" ao rebaixamento, o Duque de Caxias está apenas a seis pontos do G-4.

ÚLTIMA VOLTA

O turno termina com três garantidos no G-4 (Figueirense, Ponte Preta e Coritiba), com a disputa pela liderança (Figueira e Coxa), na busca por um lugar no pelotão de cima (Portuguesa) e na correria pra ficar distante da ZR (Brasiliense, ASA, Duque de Caxias e Paraná). A bacia das almas já está definida: Santo André, Vila Nova, América-RN e Ipatinga não saem de lá antes do returno. Resta a conquista de pontos para ter fôlego na luta contra a queda (Mecão e Tigre do Vale do Aço).

REABILITAÇÃO E LIDERANÇA NAS MÃOS DO PARANÁ
O Tricolor da Vila entra em campo na busca pela reação e como fiel da balança (se vencer, ajuda o Coritiba a recuperar a ponta; se perder ou empatar, permite que o Figueirense garanta o topo). O Figueira corre pelos três pontos tanto pela manutenção do primeiro lugar como para sair da perseguição dos concorrentes diretos.

FAÍSCA E FOGO
O Coritiba enfrenta um adversário interessado em retornar ao G-4. O Guaratinguetá está animado depois dos tropeços de Bahia e América-MG na abertura da 19.a rodada. Com uma vitória, ainda não volta ao pelotão de cima, mas fica nos arredores do seleto grupo.

FADO OU FORRÓ?
A Portuguesa quer fazer do fado, um forró. Isso porque se vencer o Sport, conquista um lugar no G-4. O Leão quer tocar a melancolia pra cima da Lusa e ter esperanças de se aproximar da parte de cima da classificação.

XÕ, MALDIÇÃO!
Jogo de "menos seis pontos": o Brasiliense está pertinho da degola, a um ponto do primeiro da ZR. O América-RN, já dentro do perigo, tem um ponto a mais que o lanterna. Quem vencer, viverá!

VAMOS FUGIR?
ASA e Duque de Caxias estão no alvo da turma ameaçada de queda. O Fantasma tem apenas dois pontos a mais que o Santo André (17.o e primeiro da degola) e o Dragão três acima do Ramalhão. Empate complica pros dois lados.

EM CASA
O Icasa quer fazer valer sua boa performance em seus domínios. Uma vitória o faz olhar a ZR pelo espelho retrovisor e o aproxima do G-4. Ao Ipatinga a "velha luta": vencer para se safar da lanterna, mas ainda permanecer na área do mal.