quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PENÚLTIMA FOI A ÚLTIMA

A 18.a rodada apresentou o pior desempenho em gols marcados, com as redes balançadas (ou rareadas) em apenas 17 vezes (pífia marca de 1,7 gol/partida). A 14.a e a 16.a rodadas, com 22 gols, eram as com as menores marcas até aqui. A penúltima volta da primeira fase teve uma discrepância entre os vitoriosos que atuaram em casa diante dos visitantes: os anfitriões foram absolutos com oito vitórias contra nenhuma dos que jogaram longe de sua torcida (além de outros dois empates). Antes, as 5.a, 8.a e 14.a rodadas haviam registrado a "maior goleada" dos que mandaram seus jogos (sete vitórias contra uma derrota).


NO GERAL
Em 180 jogos foram anotados 503 gols, o que resulta na média de 2,79/jogo (marca que chegou a 2,95 na competição, mas que foi achatada justamente pela palidez da 18.a rodada). Até aqui jogar em casa pesou bastante, pois em 94 ocasiões os mandantes se deram melhor (315 gols ou 62,6% contra 188 tentos dos que jogaram fora ou 37,4%). Os empates superam, novamente, o número de vitórias dos visitantes: 46 a 40. 

PUDERA
Vencer pra garantir os três pontos foi o "básico" na penúltima rodada da primeira fase. Em cinco jogos aconteceram o placar mínimo (1 a 0) que passa a ser o segundo com mais aparições nesta edição da Série B (23 vezes). O "líder" é o marcador com vitória por 2 a 1 (apenas uma vez na última terça-feira) que aconteceu 33 vezes (18,33% da competição).

QUINHENTINHO
O 500.o gol da Série B foi o segundo no empate por 2 a 2 do Figueirense contra o Guaratinguetá.

SEM DESCANSO
Feriadão à vista, mas Segundões sem refresco. O turno encerra no sábado (início do recesso) e o returno dá suas caras quando é hora de voltar para casa após um hiato no trabalho e na escola. São vinte candidatos que marcham sem trégua, mas por uma boa causa: a independência (seja rumo à elite ou contra o rebaixamento).

GARANTIDOS E NA LUTA
Figueirense e Coritiba vão virar do turno para o returno com lugar certo no G-4. O líder Figueira tem 35 pontos e não pode ser alcançado pelo 5.o colocado América-MG (30). O vice-líder Coxa está com 33 e seus concorrentes diretos (América-MG e Ponte Preta) vão atuar em confronto direto. O que os dois primeiros vão disputar na 19.a rodada é a ponta da classificação. Um empate diante do Paraná basta para o Figueirense assegurar a 1.a colocação (levaria a melhor no saldo de gols mesmo que o Coritiba derrote o Guaratinguetá).

QUEM PODE?
Com um empate, a Ponte Preta (diante do América-MG) confirma seu lugar no G-4. Ao Bahia, uma vitória (contra o Bragantino) resolve tudo. Para quem está "batendo a porta" para entrar no seleto grupo, vai ser preciso um pouco de ginástica. O América-MG precisa bater a já "confortada" Ponte. A Portuguesa tem que vencer (Sport) e torcer por tropeços ou de Bahia ou de América-MG. O São Caetano precisa de um pouco mais: derrotar o Vila Nova e secar Portuguesa, Bahia e América-MG. E ao Náutico, o exercício do milagre: passar pelo Santo André e ficar na arquibancada atento para derrotas de Bahia, América-MG, Portuguesa e São Caetano.

E LÁ EMBAIXO?
A zona de rebaixamento já tem certa a presença de três figuras: Vila Nova, Ipatinga e América-RN. O que eles tentam é um bom resultado para iniciar o returno com esperanças de recuperação. A briga pra não cair na área de risco fica por conta do já habitante do território perigoso, o Santo André, e dos ameaçados Brasiliense, Bragantino, ASA e Duque de Caxias. Confira como vai ser a luta pra não ir ao caos.
Duque de Caxias - um empate contra o ASA já alivia sua vida. Caso perca, vai ter que torcer contra a turma de baixo.
ASA - é vencer o Duque e tudo fica bem! Um empate ou derrota já o deixa à mercê dos insucessos alheios.
Bragantino (contra Bahia) e Brasiliense (perante o América-RN) - uma vitória livra ambos. Empate ou derrota deixa quem tropeçar suscetível a ficar no lugar do Santo André na ZR.
Santo André - que tarefa parecida com a do aluno necessitado de nota máxima em exame final: é vencer o Náutico, fora, e ainda torcer por deslizes de pelo menos um de seus concorrentes diretos que são o ASA (derrota) e empate ou de Bragantino ou de Brasiliense.