segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TERÇA RECHEADA

A penúltima rodada da primeira fase limpa a lousa numa só noite. Dez jogos, o Figueirense com a liderança garantida (está a quatro pontos do segundo colocado), um arranca-rabo na briga pelo G-4 e a angustiante briga pra fugir da zona de rebaixamento. 

OS ENCONTROS
Desesperados
O Vila Nova corre pra vazar da ZR; o Náutico voa pra reassumir um lugar no G-4. Os dois jogam às 19h30, no Serra Dourada, em Goiânia.

Os persistentes
O Coritiba quer se reencontrar com a vitória após três derrotas seguidas; o Icasa está atrás de uma vitória fora de casa. O confronto é na Arena Joinville, em Joinville, às 19h30.

Os trapezistas
Quem não souber se segurar, cai sem direito à rede de proteção. O América-RN quer se recuperar com a primeira vitória em casa; o ASA quer fugir do risco da degola. É no Machadão, em Natal, às 19h30.

Jogo do bicho
Macaca e Jacaré em busca da recuperação. Ponte Preta e Brasiliense, às 19h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

Vai dar eco
Encontro às moscas: Duque de Caxias contra São Caetano, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Quem aposta no público (ou na falta dele)? O encontro para testemunhas no lugar de torcedores é às 21h.

Mais revolução dos bichos
Leão e Coelho na Ilha do Retiro, em Recfie, às 21h. O Sport quer se redimir dos dois empates nas últimas rodadas e o América-MG defende sua ascensão que o fez retornar ao G-4.

Santo para os dois lados
O Santo André enfrenta o time da Terra de todos os santos, o Bahia. É às 21h50, no Bruno José Daniel, em Santo André. O Ramalhão na incansável luta contra o rebaixamento. O Tricolor de Aço quer agulhar a ponta da classificação.

Na magia da ilha
Em Florianópolis, o Figueirense defende a liderança contra o Guaratinguetá, que sobrevive entre altos e baixos. Às 21h50, no Orlando Scarpelli.

Galope ou trote?
Ou o Bragantino dá um salto pra fugir da área de risco ou quebra a ferradura e empaca, contra o "neo-embalado" (sic) Paraná, às 21h50, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Os surpreendentes
O Ipatinga ora surpreende e goleia, ora tropeça em jogos considerados fáceis. Hoje tem pela frente outra incógnita: a Portuguesa, que já habitou o G-4 e foi imbatível em casa, mas que ultimamente rodopia e cai. É no Ipatingão, em Ipatinga, às 21h50.




















ALTA VELOCIDADE

A tabela da Série B está em ritmo de música-tema da cidade de São Paulo: "vambora, vambora, vambora, tá na hora, vambora, vambora, vambora" ou "não para, não para, não para". É uma rodada de terça-feira "gorda" (ou cheia pra ficar mais simpática a expressão) e outra no "final de semana" que inicia na sexta-feira e é concluída no sábado (e com jogo às 21 horas). Nem bem os Segundões se refazem da 17.a rodada e amanhã é aquele gás para a penúltima volta da primeira fase. Haja fôlego, mas quem entrou na luta sabia da parada. Portanto, é respirar e seguir adiante.

BOM SENSO
É sabido de boa parte dos que acompanham este blog que o jornalista que mantém o espaço agora divide seu tempo com o Censo 2010. E o ritmo é mais intenso do que as datas de jogos da Série B. É pesquisa e busca pelos entrevistados segundaterçaquartaquintasextasábadodomingo. Isso mesmo, tudo junto (ou "tudojunto") e em horários atípicos (ou nem tanto quando se trata de um músico por iniciação, jornalista por formação e professor por opção). Isso porque músico atua principalmente aos finais de semana (e no horário noturno), jornalista não tem horário (apenas pra iniciar os trabalhos) e professor tem carga horária dentro e fora da sala de aula.