sábado, 28 de agosto de 2010

GAGUEJOU

Na estreia de Leo Gago, pelo Coritiba, quem venceu com todas as letras e compreensivelmente foi o Figueirense.  O placar de 2 a 0 assegura o Figueira na liderança e a quatro pontos do segundo colocado. Ou seja, o alvinegro joga com uma rodada de vantagem sobre a concorrência.

FESTA BAIANA COM CERTEZA
No território da Lusa, quem fez o axé foi o Bahia que aplicou 4 a 2 na Portuguesa. O triunfo tricolor em pleno estádio Canindé deixa o time baiano na vice-liderança com 30 pontos. A Lusa estaciona nos 27 pontos e embolada nos arredores do G-4.

DANÇARAM BOLERO
São dois (gols) pra lá, dois (gols) pra cá! E assim é que ficaram Santo André e Sport num empate que sensivelmente foi “melhor” para o Leão (por ter atuado fora de casa). Em termos de classificação, ambos ainda patinam na classificação.

QUE DRAGA, BRAGA!
O Bragantino demonstra que vai ser difícil fugir do risco de rebaixamento (ou que vai ter que lutar muito pra não cair). A derrota por 3 a 1 para o lanterna Vila Nova reforça os prognósticos pessimistas para o time do interior paulista. Mesmo vencendo, o Tigre ainda segura a lanterna.

MICÃO
O Guaratinguetá travou em casa e empatou com o América-RN, o que impede o Guará de beliscar um lugar no G-4. O Mecão, se ainda não sai do desconforto da degola, respira na luta contra o rebaixamento.

CRIOU ASAS
Antes eram cinco jogos sem vencer, agora a situação se inverteu e são dois jogos sem derrotas. Em uma semana o Paraná saiu do limbo e alça voos mais tranqüilos. Fez 2 a 1, no sufoco mas com bom futebol, em cima do ASA e começa a querer respirar.

NO SOBE E DESCE, A BOLA ROLA

Enquanto este blogueiro veste o jaleco e assume a função de recenseador do IBGE, a 17.a rodada prossegue com mais seis partidas. Na medida em que é feita uma visita, os times entram em campo. Paralelamente a mais um questionário, os jogos cumprem a tabela. É uma resposta aqui, um gol lá. Uma dúvida do entrevistado, um impedimento marcado. O fechamento de mais uma pesquisa, mais um jogo encerrado. E vamos à luta! O recenseador e os Segundões.

BOM SENSO
Figueirense e Coritiba disputam a liderança no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, a partir das 15h50. Quem (cor)responder melhor, se sai bem nas estatísticas.

MINORIAS
Santo André e Sport precisam fazer a sua parte pra aparecer bem na pesquisa. O jogo é no Bruno José Daniel, em Santo André, e quem vencer aparece bem nas estatísticas. Já quem perder...

QUESTIONÁRIO COMPLETO
É básico: no confronto entre Portuguesa e Bahia, no Canindé, quem ganhar tem direito a um lugar no G-4. São três pontos que trazem benefícios assim como o município mais populoso tem chances de ganhar mais verbas para suas políticas públicas.

NÃO FUJA DO CENSO
Quem perder entre Vila Nova e Bragantino, no Serra Dourada, em Goiânia, vai fazer papel de "fujão" do Censo: não respondeu, corre risco de punição. Perdeu, vai pra zona de rebaixamento.

UM POR CIMA, OUTRO POR BAIXO
Diferença de classes: no jogo de Guaratinguetá, entre o Guaratinguetá contra o América-RN há o fosso entre o que luta pela parte alta da classificação (Guará) e o que desesperadamente corre contra a parte rasteira (Mecão).

EMERGENTES
Paraná e ASA disputam a ascendência na competição. Embolados na parte intermediária, aquele que levar a melhor já fica mais próximo de sonhar com o G-4.

MACACA CAIU DO GALHO

Em Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, a Ponte Preta teve quebrados os seus encantos de vitórias seguidas e de recuperação no campeonato: levou de 2 a 0 do Icasa. A depender dos jogos de hoje, a Macaca pode sair do G-4, enquanto o Verdão do Cariri foge das imediações da ZR e chega ao 10.o lugar.

CORRE FEITO COELHO
O América-MG rapidinho voltou ao G-4 e provisoriamente assume a vice-liderança. Bateu o São Caetano por 2 a 0 e está garantido entre os quatro melhores até o fechamento da 17.a rodada. Já o Azulão é certo que perca uma posição (em função do confronto direto entre Portuguesa e Bahia).

ALGOZES IGUAIS
Os dois "responsáveis" pela queda do Coxa ficaram no 1 a 1, no Engenhão. Com o empate, Duque de Caxias e Ipatinga travam na parte debaixo da classificação.

COMPLICADOS ENTRE SI
Náutico e Brasiliense já estavam empacados pela sequência de maus resultados. Ao se enfrentarem, natural que ficassem iguais (e num empate por zero a zero). Somam um ponto cada, mas trepidam na classificação.