sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A PONTE TÁ COM A MACACA


Definitivamente o recesso da Copa do Mundo foi um bálsamo que transformou a vida da Ponte Preta. Além de ser o time que mais pontuou da 8.a rodada (quando do reinício da Série B) para cá, o time campineiro encosta no G-4 derrubando adversários diretos na luta por uma vaga pelo acesso à Série A. Na noite de hoje a vítima foi a Portuguesa, em pleno estádio Canindé, que se rendeu à boa fase da Ponte Preta que venceu por 1 a 0 (gol de Willian, aos seis minutos do segundo tempo).

Com este resultado, a Macaca soma os mesmos 26 pontos da Lusa e vai para o 6.o lugar (perde para a Portuguesa no critério desempate). O G-4 está bem pertinho!

ESCAPOU
Diferentemente de outras rodadas, em que “dormia” na liderança, o Figueirense vai ter que se “contentar” com a garantia que ao menos termina a rodada entre os quatro melhores. O Figueira deixou escapar a chance de assumir a ponta aos 37 minutos do segundo tempo, quando permitiu o gol de empate do Duque de Caxias (2 a 2). Com 28 pontos, por ora o alvinegro é o vice-líder, mas pode ser ultrapassado por Náutico e São Caetano. Já para o Duque a agonia ronda novamente sua vida, pois com 16 pontos sofre a ameaça de voltar ao ZR ao fim da 15.a rodada.

TUDO COMO ANTES
E o Vila Nova voltou a decepcionar. Pelo visto, a vitória na rodada anterior contra o América-RN foi mera ilusão. Jogando em casa, o Tigre levou de 3 a 2 do ASA. Para piorar, pode segurar a lanterna distante dos rivais (está com apenas sete pontos e vê o “mais próximo” – Ipatinga -com dois pontos a mais e um jogo a menos). Já para o ASA é tudo festa: foi para 22 pontos e, em 9.o, está a poucos pontos do G-4.

EM MEIO À FESTA DA LIBERTADORES...

... rolou a Copa do Nordeste. Os três Segundões entraram em campo na semana em que o Internacional levantava o bi da maior competição da América do Sul. Na terça à noite (paralelamente à abertura da 15.a rodada da Série B) o Bahia empatou, em Feira de Santana, com o Fluminense-BA por 1 a 1. Nesta quinta-feira, América-RN e Náutico se encontraram no Machadão, em Natal, e ficaram no 0 a 0.
Classificação - o Tricolor de Aço é o 6.o, com 18 pontos; o Timbú vem a seguir, em 7.o, com 17. O Mecão está em 9.o, com 16.

SEXTA TRÍPLICE
Três jogos dão sequência à 15.a rodada da Série B na noite de hoje. Com horário marcado para as 21h, os confrontos envolvem um postulante à liderança "provisória" (Figueirense) contra um afoito na luta contra a ZR (Duque de Caxias); uma partida de "seis pontos" num choque regional (Portuguesa x Ponte Preta); e a tentativa de recuperação para tentar sair da agonia (Vila Nova) diante de outro que busca a proximidade do G-4 (ASA).

O QUE ESPERAR?
Estádio às moscas e com chances da torcida adversária ser "maior" que a local é a "profecia" para Duque de Caxias e Figueirense, no Engenhão, no Rio de Janeiro. É mais do que repetido criticar essa postura (?) da CBF em não liberar os jogos do Dragão em seu estádio, em sua cidade, perto de sua (já pequena) torcida. Basta um ônibus de torcedores do Figueira para "superar" a galera do Duque. Quanto ao jogo, o favoritismo é dos visitantes pelo fato de almejarem a liderança. Porém, a melhora do time mandante nas últimas rodadas anuncia um equilíbrio no confronto.
* * *
O jogo no Canindé, em São Paulo, entre Portuguesa e Ponte Preta é um dos mais aguardados da rodada. Isso porque a Lusa tenta recuperar seu lugar entre os quatro melhores, enquanto a Macaca quer manter sua boa fase após o recesso da Copa do Mundo (tem a melhor campanha neste período) pra ficar pertinho do G-4.
* * *
A incógnita trajetória do Vila Nova colocada à prova: após conseguir sua segunda vitória na competição, o Tigre tenta a reabilitação diante de um ASA entre "altos e baixos". O Fantasma de Alagoas alterna bons e maus resultados de forma surpreendente a cada rodada e anseia os três pontos pra ficar longe do risco da ZR e para já - quem sabe - pensar em lutar pelo G-4.