sábado, 17 de julho de 2010

FIGUEIRA SE DÁ BEM FORA DE CASA E É VICE-LÍDER

Com gols de Willian aos 29 e Maicon aos 37 minutos do segundo tempo, o Figueirense venceu o Bragantino por 2 a 0, em jogo realizado esta noite no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. A vitória fora de casa rendeu ao Figueira a segunda colocação da Série B, com 19 pontos. Já a derrota diante de sua torcida custou ao Braga a aproximação da zona de rebaixamento (é o 16.o, com nove pontos).

REVOLTA, REAÇÃO E RETOMADA

O sábado com seis jogos (um sem resultado conhecido pois iniciou à noite, entre Bragantino e Figueirense) apresentou um desfecho da 9.a rodada com a revolta do Guaratinguetá (contra a arbitragem no jogo com o Paraná), a reação do Vila Nova que perdia por 2 a 0 para o Ipatinga e a retomada da liderança por parte do Náutico (que passou pelo América-MG por 2 a 1).

RUIM PRA LÁ, RUIM PRA CÁ
No jogo dos “afogados”, Léo Mineiro era – na primeira parte do jogo – a sensação ao fazer dois gols para o Ipatinga em cima do Vila Nova, em pleno Serra Dourada (os gols foram marcados aos 13 do primeiro e aos 7 minutos do segundo tempo). Depois foi a vez do veterano atacante Roni aparecer na partida e marcar duas vezes (aos 18 e 27 minutos do segundo tempo) e salvar os goianos do vexame. Apesar da movimentação do placar e da performance dos times – um em cada tempo do jogo – o resultado foi péssimo para ambos os lados: além de amargarem as últimas posições (Ipatinga é penúltimo e o Vila Nova, último), a perda de pontos os deixa “estacionados” em relação aos concorrentes na luta contra o rebaixamento (pois empataram entre si  e, teoricamente, perderam dois pontos cada).

TRAVADA
Em Recife, na Ilha do Retiro, mais um jogo em que o empate complicou para os dois lados. Sport e Ponte Preta ficaram no 1 a 1 (Reis fez para a Macaca aos 6’ do primeiro tempo; Zé Antonio empatou para o Leão aos 37’ do segundo tempo) e assim nenhum deles avança na tábua de classificação (os pernambucanos estão em 12.o, com 11 pontos,  enquanto os campineiros ocupam o 15.o lugar, com 10).

LUSA SOBE E ENCOSTA NO G-4
Ao fazer 3 a 1 no Icasa, no Canindé, a Portuguesa ganhou cinco postos na classificação e do 10.o para o 5.o lugar (16 pontos), o que a deixa próxima do grupo dos quatro melhores. Todos os gols da partida foram marcados no segundo tempo: Malaquias aos 6’ e Héverton aos 12’ e 35’, para a Lusa, e Marciano aos 46’ diminuiu para o Verdão do Cariri (que cai para 11.o, com 13 pontos).

TIMBU SE GARANTE
Mesmo jogando fora de casa e com o adversário fazendo sua estreia em novo local como mandante, o Náutico venceu o América-MG por 2 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e retomou a liderança da Série B (agora com 20 pontos). O Coelho passa a ter o estádio da cidade a 70 km de Belo Horizonte como “sua casa” em função da reforma nos estádios Mineirão e Independência. Todos os gols da partida foram anotados no primeiro tempo, com o Timbu abrindo vantagem de 2 a 0 com Thiaguinho aos 32 e Zé Carlos aos 43 e Thiago Silvy diminuindo para 2 a 1 aos 46 minutos.  Com a derrota o time mineiro cai do 6.o para 8.o lugar com 15 pontos.

POLÊMICO
O jogo que terminou empatado por 1 a 1 entre Paraná e Guaratinguetá, no Durival de Britto, em Curitiba, foi o mais conturbado de toda a 9.a rodada e, por que não dizer, de toda edição deste ano da Série B. Tudo porque o time da casa conseguiu empatar aos 53 minutos do segundo tempo, em cobrança de penalidade máxima, cuja marcação da falta foi contestada pelos atletas do time do interior paulista. “Eu trabalho, tenho família, isso é uma vergonha. É um time de homens, a arbitragem não pode fazer isso com nós. É ridículo o que o árbitro fez com a gente”, reclamou Gustavo Bastos, zagueiro do Guaratinguetá ao portal UOL. O jogador foi ‘obrigado’ a tentar defender o pênalti do goleiro Juninho no último lance da partida, já que as três substituições do time visitante já haviam sido feitas. O Guará saiu na frente com Lúcio Flávio aos 26’ do primeiro tempo e o Tricolor da Vila já havia desperdiçado um pênalti também na primeira etapa (o goleiro Jaílson defendeu a cobrança de Leandro Bocão). O Paraná volta ao G-4, em 4.o com 16 pontos, e o Guaratinguetá, com a mesma pontuação, está em 7.o pelo critério desempate.

SÁBADO COM LIDERANÇA EM DISPUTA

Após a vitória do Coritiba na noite de ontem (que o fez assumir provisoriamente a ponta da Série B), hoje é dia de Náutico, Figueirense, América-MG, Paraná e Guaratinguetá lutarem pelo primeiro lugar. A disputa é aquecida também pelo lugar no G-4 (caso do confronto direto entre Portuguesa e Icasa). E com a zona de rebaixamento sem risco de sofrer alterações. o encontro entre Vila Nova e Ipatinga serve para que os pontos obtidos possam fazer a diferença futuramente.


16h10    Portuguesa x Icasa (estádio Canindé, em São Paulo)         
16h10    Sport x Ponte Preta (Ilha do Retiro, Recife)  
16h10    América-MG x Náutico (Mineirão, Belo Horizonte)
16h10    Vila Nova-GO x Ipatinga-MG (Serra Dourada,  Goiânia)               
16h10    Paraná Clube x Guaratinguetá  (Durival Britto e Silva, Curitiba)
21h Bragantino x Figueirense (Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista