segunda-feira, 14 de junho de 2010

BATEU SAUDADE (MAS SEM PREVISÃO ALGUMA)

A memória difere da nostalgia. A primeira remete à valorização daquilo que fez história ou deixa marcas pela sua qualidade em ações, escritos ou fatos. A última resume-se a um sentimento arriscado de se prender ao isolamento e procrastinação, em represália à ousadia e ao novo. Portanto, este blogueiro explica que, por ora, sente saudades, está com o pensamento voltado para a Série B. A Copa do Mundo, em poucos dias, já saturou. É prematuro apedrejar a maior competição esportiva do planeta, mas o seu início é um prenúncio de jogos sonolentos, desmotivantes e que ao final dos 90 minutos e seus acréscimos nos faz pensar: "perdi meu tempo em frente à tv!".
O que Gana, Eslovênia, Argélia e Camarões têm de melhor que nossos Icasa, Ipatinga, ASA e Duque de Caxias? Os países que disputam a Copa têm seus "craques" que despontam no exterior, enquanto por aqui nossos Segundões têm, muitas vezes, "atletas rodados". Sinto a falta das rodadas às terças, da escala de jogos às sextas e dos complementos aos sábados à noite.
Durante o mundial, todos são torcedores e isso implica na intromissão de muitos nas técnicas e táticas. Os bilhões de telespectadores assumem ares de treinador, jogam junto e avaliam cada partida. Gritos e agora vuvuzelas dão o tom. Em jogo do Brasil, então, o inferno está formado: o jogo é apenas um mero detalhe após as latas de cerveja pelo chão, os restos de comida e pipoca que "sobrevivem" nas panelas, pratos e vasilhas. As ruas ficam decoradas e povoadas por verdes e amarelos e piadinhas sem graça achincalhando os argentinos são a manifestação "criativa" dos torcedores tupiniquins. Isso fora a falta de assunto da maioria da mídia que preenche sua programação com "previsões de especialistas".
O blogueiro reclamão - mas que também vai acompanhar a Copa e o Brasil mesmo sedento pelos Segundões - encerra com um desafio aos "videntes": algum dos tarólogos, numerólogos e tantos "ólogos" previu que a pálida Turquia ficaria em 3.o lugar no Mundial de 2002? Antever que Argentina, Alemanha, Itália e Brasil e, agora, a "prometida" Espanha cheguem à final e/ou levantem o caneco, é facílimo, chega a soar ridículo. Alguém anteviu que o goleiro inglês tomaria um dos maiores frangos da história? Senhores, não venham prever nada na Série B. Vamos brincar com as pulseirinhas que é mais divertido.