terça-feira, 1 de junho de 2010

FIGUEIRA FAZ A MAIOR GOLEADA; IPATINGA VENCE UMA

Os quatro jogos que iniciaram às 21h50 completaram a 6.a volta da Série B e com um novo placar que registra isoladamente a maior goleada da competição. Em Florianópolis, o Figueirense esmagou o ASA ao aplicar 6 a 0, no Orlando Scarpelli, com gols de Coutinho aos 2 minutos: Marcelo Nicácio 29’ e novamente Coutinho aos 46’ do primeiro tempo. Willian aos 10’; Lucas 33’ e Heber 47’ completaram a goleada no segundo tempo.
Em Ipatinga, no Ipatingão, os primeiros três pontos obtidos pelo Ipatinga, que venceu (e bem) ao Guaratinguetá por 3 a 0. Francismar marcou o primeiro aos 41 minutos do primeiro tempo; depois, Léo Mineiro aos 5' e Danilo Dias aos 17', no segundo tempo, construíram a primeira vitória do Tigre na competição.
Em Bragança Paulista, no Nabi Abi Chedid, Bragantino e Brasiliense empataram por 2 a 2. Beto aos 23’ e  Bebeto aos 31' deixaram o Jacaré em vantagem no primeiro tempo; Danilo Bueno aos 33' e Bruno Perez aos 34' do segundo tempo marcaram para o Braga.
E em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, não deu outra: o Duque de Caxias perdeu mais uma, a sexta consecutiva, desta vez para o América-RN por 1 a 0 (gol de Fábio Neves aos 34 minutos do segundo tempo).

SPORT VENCE A PRIMEIRA; COXA, A TERCEIRA SEGUIDA

Encerrados os dois jogos das 21h: em Recife, o Sport conseguiu sua primeira vitória na Série B ao derrotar o Paraná por 1 a 0. O gol do Leão da Ilha foi marcado logo no início do jogo, com Ciro aos 4 minutos do primeiro tempo. Em Joinville, o Coritiba venceu a Ponte Preta por 2 a 1 (os gols foram marcados no segundo tempo, com Rafinha aos 16' e Ariel aos 21' para o Coxa; Reis diminuiu para a Macaca aos 44').

A 6.a RODADA MAL COMEÇOU E JÁ ACONTECEU DE TUDO

Quatro dos dez jogos iniciaram às 19h30 e um princípio de revolução nos números já tomou conta desta terça-feira "cheia". Por enquanto, um novo líder, duas goleadas e a zona de rebaixamento tem outro integrante. A Portuguesa, por ora, assume a ponta da competição após conseguir a vitória no finalzinho da partida contra o América-MG, com gol de Paulo Sérgio aos 42 minutos do segundo tempo. Com a vitória por 1 a 0, a Lusa é líder com 13 pontos (mesma pontuação do Bahia, mas o time do Canindé leva a melhor no saldo de gols).
O "responsável" pela alteração no primeiro lugar da competição foi o Icasa após esmigalhar o Bahia por 4 a 0. A festa do Verdão do Cariri começou com Júnior Xuxa aos 23 e também aos 29 minutos do primeiro tempo. Depois Assisinho aos 9 e Marciano aos 31 minutos do segundo tempo completaram a goleada. Com 10 pontos, o Icasa está em 8.o e pertinho do G-4.
Em São Caetano do Sul um novo placar garante o posto da maior goleada até aqui: o São Caetano estraçalhou o Náutico por 5 a 0, com destaque para Eduardo que marcou três vezes. Arthur logo a 1 minuto abriu a contagem e logo em seguida Kléber aos 3' ampliou. Daí só deu o artilheiro Eduardo: ele fez o terceiro aos 17 da primeira etapa e outros dois gols no segundo tempo, aos 12' e aos 44'. O Azulão, por enquanto, está no G-4, com 11 pontos, em 4.o.
E em Goiânia, no Serra Dourada, o Vila Nova deu novo vexame diante de sua torcida ao ser triturado pelo Santo André por 3 a 0 (gols de Rodrigão aos 19' e 27' e Rychely aos 40', todos no segundo tempo). O Ramalhão vai a 7 pontos e passa a ocupar a 13.a posição. Já o Vila cai para a ZR, em 17.o, com 3 pontos.

A DOIS PASSOS DA ÁFRICA

A terça-feira vai ser novamente cheia com toda a 6.a rodada disputada numa só data. Daqui a duas rodadas a Série B entra em recesso para a disputa da Copa do Mundo na África do Sul. Em jogo, logo mais, confronto direto pelo G-4 e de quem está no desespero contra quem está no topo.

OS PRIMEIROS DA NOITE
Jogos das 19h30
Portuguesa x América-MG (estádio Canindé, em São Paulo)
Encontro top: quem vencer se garante no G-4. No caso do América-MG, a vitória pode representar até a liderança da competição (desde que Bahia e Paraná não vençam na rodada).


São Caetano x Náutico (Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul)
Encontro de extremo cuidado. Ambos estão próximos do G-4, mas quem tropeçar corre risco de se emaranhar na parte intermediária da classificação.

Vila Nova-GO x Santo André (Serra Dourada, em Goiânia)
Encontro de alerta máximo. Os dois estão a um passo do abismo da zona de rebaixamento. Quem perder fatalmente cai na área de risco. O empate é suicídio mútuo.


Icasa x Bahia  (Romeirão, em Juazeiro Do Norte)
A surpresa e o líder frente a frente. O Icasa vem de duas vitórias seguidas e quer provar que não vai disputar a Série B somente para fugir da degola. O Bahia está com pinta de quem vai subir e fora de casa venceu as duas que jogou.

NA HORA DA NOVELA DAS OITO


Jogos das 21h
Sport x Paraná Clube (Ilha do Retiro, em Recife)
Os opostos se comunicam. O Sport não fez nada de produtivo em cinco jogos, a não ser empatar em casa contra o Guaratinguetá. O Paraná é quase perfeito: venceu em quatro das cinco rodadas. O Leão corre pra sair da ZR e contra a lanterna. O Tricolor quer se manter no G-4 e busca a liderança.
Coritiba  x Ponte Preta  (Arena Joinville, em Joinville)
Intermediários entre si. O Coxa quer fazer valer a sucessão de vitórias (vem de dois triunfos) enquanto a Macaca quer sair da mesmice dos empates (ficou em igualdade em três dos cinco jogos que disputou). O alviverde quer chegar perto do G-4, enquanto a Ponte corre pra se afastar dos degolados.
NO HORÁRIO DA TV
Jogos das 21h50
Figueirense x ASA  (Orlando Scarpelli, em Florianópolis)
Hora de reagir para o Figueira. Momento de refletir para o Fantasma. Com sete pontos cada, quem perder vai precisar torcer contra quem está lá embaixo. O vencedor volta a respirar nas imediações do G-4. O empate é tétrico para os dois lados.
Bragantino  x Brasiliense-DF (Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista)
O Braga está a três pontos do primeiro time da ZR. Vencer é mais que obrigação, virou questão de sobrevivência. O Jacaré só não quer mais vacilar no final do jogo (nas duas últimas rodadas levou gols que alteraram sua pontuação já nos acréscimos).
Ipatinga-MG x Guaratinguetá (Ipatingão, em Ipatinga)
O desesperado contra o tranquilo. O Tigre ambiciona seus primeiros pontos na competição e mesmo assim é quase certo que permaneça na ZR. Já o Guará quer confirmar seu posto entre os quatro melhores e, por que não, pensar na ponta da classificação.
Duque de Caxias x América-RN (Raulino de Oliveira, em Volta Redonda)
Jogo da UTI, que requer cuidados especiais. Ambos estão na zona de rebaixamento, sendo que a situação delicada é a do Duque (lanterna e sem nenhum ponto). Ao Mecão a vitória o faz respirar e ir para o bloco intermediário.
O QUE PODE ACONTECER?
- SEIS TIMES podem terminar a 6.a rodada na liderança: além do atual Bahia, também Paraná, América-MG, Guaratinguetá, Náutico e Portuguesa podem sonhar com o topo. No caso dos baianos basta uma simples vitória. Já para os outros cinco concorrentes é preciso uma combinação de resultados. Tudo é bem possível.
- SOMENTE o Bahia não corre risco de perder o lugar no G-4 nesta 6.a volta da competição
- CINCO SEGUNDÕES podem ingressar no G-4: Náutico, Portuguesa, São Caetano, Brasiliense e Coritiba. Todos, porém, não dependem apenas de suas vitórias (vão necessitar de uma combinação de outros confrontos).
- A DEGOLA pode ter outros dois novos integrantes: Santo André ou Vila Nova (ambos enfrentam-se nesta rodada).
- SÓ DOIS podem fugir da área de risco: América-RN e Sport.
- A LANTERNA PODE mudar de mãos e o Duque de Caxias passá-la para Ipatinga, Sport ou América-RN
 
PALPITES DO NOTÍCIA
- Coelho apronta pra cima da Lusa
- Azulão derrota o Timbu
- Ramalhão empurra o Vila pra degola
- Verdão do Cariri e Tricolor de Aço empatam
- Sport vai vencer a primeira partida
- Coxa passa pela Macaca
- Figueira sofre, mas vence o ASA
- Braga e Jacaré iguais
- Guará atropela Ipatinga
- Mecão vence o Duque
 
AÇÃO ENTRE AMIGOS
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, em Recife, na tarde desta segunda-feira, a delegação do Paraná Clube foi recepcionada pelo técnico do adversário da 6.a rodada. O ex-jogador Toninho Cerezzo, que vai estrear no comando do Sport, foi abraçar o companheiro de Atlético-MG nos anos 70 hoje treinador paranista Marcelo Oliveira. Futebol é parceria, é isso aí!