sábado, 29 de maio de 2010

COELHADA

O complemento da quinta rodada teve noite de gala a favor do América-MG e de terror para o Ipatinga. O time da capital atropelou o do interior por 4 a 0, alcançou o G-4 (ocupa agora o terceiro lugar), deixa o adversário na penúltima posição e, de quebra, provoca a saída do treinador derrotado.
O Coelho foi avassalador do início ao fim, com destaque para o atacante Thiago Silvy que foi responsável por três dos quatro gols: nos dois primeiros, participou da jogada inicial, e no terceiro foi o autor do tento. No primeiro tempo Dudu fez 1 a 0, aos 22 minutos. A goleada foi construída em boa parte no segundo tempo com Luciano aos 23', Thiago Silvy 28' e Rodrigo 37'. O técnico Gilson Kleina, do Ipatinga, entregou o cargo nos vestiários logo após a quinta derrota seguida do time do Vale do Aço nesta Série B.
O América-MG vai para o 3.o lugar com 11 pontos (e conseguiu sua terceira vitória consecutiva); o Ipatinga ainda não pontuou e está em 19.o (vice-lanterna).

BAHIA É INTEIRAMENTE DONO DA LIDERANÇA

O Tricolor de Aço não desmentiu os prognósticos, fez o dever de casa e passou pelo Sport por 2 a 0, agora à tarde, no estádio Pituaçu. Os gols foram marcados por Rogerinho aos 31' do primeiro e Ávine aos 6' do segundo tempo. Com 13 pontos (quatro vitórias e um empate em cinco jogos), o Bahia está com três pontos a mais que o 5.o colocado (Portuguesa, 10 pontos) e aos poucos vai se garantindo permanentemente no G-4.
No outro lado da moeda (e da tabela) está o Leão da Ilha que faz a ordem inversamente proporcional: em quatro jogos, apenas um ponto, quatro derrotas e o dissabor de se ver fincado na zona de rebaixamento.

GUARÁ NO G-4
Ao fazer 3 a 1 no Santo André, o Guaratinguetá é o mais novo integrante do seleto grupo dos quatro melhores. Com gols de Renato Peixe aos 13' e Nenê 34' do primeiro e Everton aos 30' do segundo tempo (Borebi descontou para os andreenses aos 24 da segunda etapa quando o rival vencia por 2 a 0), o Guará salta duas posições e vai para o 3.o lugar, com 11 pontos. Já a vida do Ramalhão fica cada vez mais complicada: com quatro pontos, o Santo André é o 15.o, bem próximo da área de risco.

NO JOGO DOS EMBOLADOS, MELHOR PRO AZULÃO
No confronto dos paulistas que estavam na zona intermediária, o São Caetano passou pela Ponte Preta por 3 a 1 (gols de Kleber aos 43' do 1.o, Artur a 1', Pablo Escobar 24' - Ponte - e novamente Kleber aos 33' do 2.o tempo). Com esse resultado, o Azulão pula cinco posições e vai do 13.o para 8.o, agora com 8 pontos. A Macaca despenca dois postos e está em 13.o, com seis pontos (e três apenas à frente do primeiroa da ZR, o América-RN que é o 17.o).

ICASA VENCE PRIMEIRA EM CASA
O Verdão do Cariri ganhou o primeiro confronto diante de sua torcida (já havia vencido na Série B, mas fora de casa frente ao Sport) ao bater o Duque de Caxias por 3 a 1. Júnior Xuxa abriu o placar aos 25' para o time da casa no primeiro tempo. No segundo tempo, a 1' Léo Guerreiro empatou, mas os anfitriões reagiram e marcaram com Everaldo aos 6' e Júnior Xuxa aos 40'.
O resultado deu fôlego ao Icasa que se distancia da ZR e agora, com 7 pontos, é o 11.o. Quanto ao Duque, cabe salientar que o lanterna perdeu todos os cinco jogos até aqui.

JACARÉ MAIS UMA VEZ CEDE NO FINAL
O Brasiliense vencia o Figueirense até os 47 minutos do segundo tempo (1 a 0, gol de Rosembrick aos 45' do 1.o), e chegava perto do G-4. Até que em mais um vacilo pouco antes do apito final, permitiu que o adversário chegasse às suas redes com João Felipe (na 4.a rodada levou o gol da derrota para o Coritiba também nos acréscimos). Com este resultado, o Brasiliense é o 8.o, com 8 pontos, e o Figueirense o 12.o, com 7.

JOGO DE “GRANDES” DIVIDE REALIDADES

16h10 Bahia (2.o, 10 pontos) x Sport (18.o, 1 ponto) no estádio de Pituaçu, em Salvador

O Bahia pode assumir em absoluto a ponta da Série B hoje à tarde, diante de um “outro grande” porém desesperado Sport. Enquanto o Tricolor de Aço busca o ápice já na condição de integrante do G-4, o Leão da Ilha precisa vencer para sair da incômoda ZR (zona de rebaixamento) e com o risco de segurar a lanterna (no caso de derrota).

PAULISTAS NO REBOLO

16h00 São Caetano (13.o, 5) x Ponte Preta (11.o, 6) Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul

O encontro em que todo cuidado é pouco: quem vencer já pode sonhar em beliscar o G-4. Quem perder, vai precisar olhar pra baixo pois a ZR está próxima. Empate é suicídio coletivo.

PELA RECUPERAÇÃO

16h10 Brasiliense-DF (9.o, 7) x Figueirense (10.o, 6) Serejão, em Taguatinga

O Jacaré vem de uma derrota sofrida nos acréscimos (perdeu por 2 a 1 para o Coritiba) e tem pela frente como desafio para sua recuperação um Figueira em queda livre. O time de Floripa começou bem, com duas vitórias, mas há duas rodadas não pontua (e perdeu a última em casa, para o Náutico por 2 a 1). É outro jogo do “sobe e desce” em que o empate trava ambos.

PAULISTAS EM ‘RITMO DE COMBATE” NORDESTINO

16h10 Guaratinguetá (5.o, 8) x Santo André (15.o, 4) Dario Leite Rodrigues, em Guaratinguetá

O quadro é semelhante ao jogo de Bahia x Sport: o Guará busca a vitória pra ficar entre os quatro melhores, enquanto o Santo André precisa dos três pontos pra escapar da degola.

SERÁ QUE VAI?

16h10 Icasa (14.o, 4) x Duque de Caxias (20.o, nenhum ponto) Romeirão, em Juazeiro do Norte

O Icasa tem a oportunidade de engrenar na competição contra um dos mais fracos adversários da competição. O Verdão do Cariri, mesmo próximo da área de risco, vem embalado por uma vitória (fora de casa) diante do Sport. O Duque, além da incômoda posição e de não ter conquistado um ponto sequer em quatro jogos, traz na bagagem a maior goleada do campeonato: tomou de 5 a 1, em casa, do Paraná.

UM DIA É DA CAÇA, O OUTRO É A FAVOR DO COELHO?

21h00 América-MG (6.o, 8) x Ipatinga-MG (19.o, nenhum ponto) Mineirão, em Belo Horizonte

No “clássico” mineiro o América-MG mira o G-4 e o Ipatinga entra em desespero pra ao menos conseguir seu primeiro ponto na competição. Diante da atuação de ambos no campeonato Mineiro, ninguém ousaria apostar que o Coelho estaria em tão boa situação e o Tigre estaria em agonia no primeiro confronto entre eles.

PALPITE DE BLOGUEIRO

Objetivamente...

... Bahia estraçalha o Sport

... São Caetano e Ponte Preta se “abraçam” no empate

... Brasiliense e Figueirense ficam iguais

... Santo André se dá bem contra o Guaratinguetá

... Icasa destrói o Duque de Caxias

... Ipatinga vai atacar de zebra e arruinar o América-MG

E SE...
... o blogueiro acertar todas, como é que fica?
- A liderança vai para as mãos do Bahia
- O G-4 seria composto também por Paraná (2.o), Náutico (3.o) e Portuguesa (4.o)
- O Brasiliense encostaria no G-4 (poderia ficar até em 5.o, a depender do saldo de gols)
- Icasa e Santo André ficariam longe da área de risco
- São Caetano e Ponte Preta patinariam na intermediária junto com o Figueirense
- América-MG e Guaratinguetá perderiam a chance de figurar entre os quatro melhores
- Ipatinga sairia da degola e "entregaria" o fardo para o Vila Nova
- E fazendo "companhia" aos goianos estariam, pela ordem, América-RN, Sport e Duque de Caxias.
Mas tudo isso, evidentemente, se o blogueiro for eficientemente 100%. Palpites são meras apostas, nada mais!