sexta-feira, 28 de maio de 2010

MECÃO EMPATA E “PRESENTEIA” PARANÁ

Um gol aos 44 minutos do segundo tempo mudou a personagem na ponta da classificação. Mas a bola na rede não foi a favor do atual líder e sim do “figurante” que estragou a festa daquele que até então era o destaque que ocupava o primeiro lugar.
O Náutico vencia por 2 a 1 até os minutos finais do jogo, em pleno Aflitos, mas permitiu o empate do América-RN (que empatou a um minuto do fim com Rodrigo Dantas). O Timbu abriu boa vantagem (marcou duas vezes com Zé Carlos aos 11’ do 1.o e 23’ do 2.o tempo), mas o Mecão diminuiu com Flávio aos 32’ da etapa final, para depois conseguir a igualdade.
O surpreendente 2 a 2 beneficiou o Paraná, que no Durival de Britto, em Curitiba, fez a sua parte ao derrotar o Vila Nova (1 a 0, gol de João Paulo, aos 18 minutos do segundo tempo) e vai dormir na primeira colocação, com 12 pontos.
Nos outros dois jogos da noite, melhor para Portuguesa e Coritiba. No Canindé, a Lusa venceu o Bragantino por 2 a 0 (gols de Maurício aos 25’ do 1.o e Marcos Paulo aos 35’ do 2.o tempo). No Coaracy Fonseca, em Arapiraca, o Coxa virou pra cima do ASA (Rincón abriu para os alagoanos aos 14’, mas o alviverde respondeu com Rafinha aos 18’ e Ramon aos 41’, todos no segundo tempo).

IRONIA
O gol de empate do América-RN, que tirou o Náutico da liderança, foi marcado por Rodrigo Dantas, ex-atacante do Timbu.

SONO TRANQUILO
Por pelo menos 16 horas (até o início dos jogos do complemento da 5.a rodada) o Paraná se mantém na liderança da Série B, com 12 pontos. O Tricolor vai passar a noite como há muito tempo não acontecia nas competições que participava: na ponta da tabela. Desde que voltou à Série B, em 2008, jamais sequer havia atingido o G-4 (na maioria das vezes corria contra o rebaixamento).

VACILO
O Náutico, 11 pontos, além de perder a liderança, pode perder o atual segundo posto para o Bahia e até sair do G-4 (caso Guaratinguetá e América-MG vençam por boa margem de gols).

OS ELEVADOS DA NOITE
A Portuguesa, que vai a 10 pontos, subiu somente duas posições, mas o suficiente pra chegar ao G-4 e está em 4.o. Corre risco de sair dessa condição na continuidade da rodada, mas está entre os que lutam pra subir.
O Coritiba passou por um concorrente direto e ganhou seis posições (sai do 13.o para 7.o, agora com 8 pontos). Ainda pode perder colocações no sábado, mas a primeira vitória fora de casa estabiliza o alviverde.

NO MEIO DO CAMINHO
O ASA travou no bloco intermediário e fica em 8.o (7 pontos). O Bragantino, por enquanto, é o 12.o (6 pontos).

NO DESESPERO
O Vila Nova (rasos três pontos), está em 16.o e vai ter que torcer contra Sport, Ipatinga e Duque de Caxias pra não cair na zona de rebaixamento. Mesmo dilema do América-RN, que com a mesma pontuação do time goiano, já está na área da degola e torce também contra os concorrentes do Vila pra não segurar a lanterna ao fim da 5.a rodada.

CHOQUE DE PAULISTAS PELO G-4

21h00 Portuguesa (6.o lugar, 7 pontos) x Bragantino (10.o, 6) - estádio Canindé, em São Paulo

Inflamada pela boa vitória fora de casa (4 a 3, e de virada, contra o Santo André), a Lusa busca os três pontos em casa para assegurar um lugar entre os quatro primeiros. Já o Braga, mesmo numa posição intermediária, chama a atenção por ser um dos seis invictos da Série B e que com uma vitória pode figurar também no G-4 .

OBJETIVOS DIFERENTES

21h00 Náutico (2.o, 10) x América-RN (17.o, 2) - Aflitos, Recife

O Timbu quer manter seu lugar na ponta, enquanto o Mecão quer fugir da degola. Com uma vitória o vice-líder pode garantir a liderança ao final da rodada, resultado que levaria o adversário desta noite ao desespero e, quem sabe, para a lanterna.

A SENSAÇÃO CONTRA O INCERTO


21h00 ASA (7.o 7) x Coritiba (13.o, 5) - Coaracy Fonseca, Arapiraca

O Fantasma das Alagoas era tido como candidato ao rebaixamento, mas com as duas vitórias seguidas (goleada sobre o Sport e três pontos fora de casa diante do Ipatinga) agora os prognósticos são mais otimistas. Pelos lados do Coxa a instabilidade de um time que, no sufoco, venceu sua única partida em quatro rodadas. Jogo para encostar ou até se acomodar no G-4.

O AVASSALADOR E O ATROPELADO

21h00 Paraná Clube (3.o, 9) x Vila Nova (16.o, 3) - Durival Britto e Silva, Curitiba

O Tricolor da Vila faz uma campanha que surpreende o próprio grupo. O Tigre idem, porém no aspecto negativo. Em casa os tricolores venceram nas duas vezes pelo mesmo –e considerável – placar: 3 a 0. Os goianos já perderam duas vezes por quatro gols (e isso também em apenas quatro rodadas). Os paranistas correm para confirmar o lugar no G-4. Os vilanovenses lutam para fugir da zona de rebaixamento.



PALPITES
Com a mira ruim no alvo, o blogueiro tenta acertar o foco nesta 5.a rodada:
- Portuguesa se dá bem contra o Bragantino
- Náutico passa fácil pelo América-RN
- ASA e Coritiba ficam no empate
- Paraná derrota o Vila Nova

NÚMEROS
Os detalhes da quarta rodada mostram uma "revolução" no balanço da Série B 2010: o salto no número de vitórias dos visitantes (de quatro para 11), o fato de "ninguém" ter vencido em casa (o único resultado favorável para quem teve mando de jogo foi na vitória do Coritiba sobre o Brasiliense, mas o encontro foi em Joinville, portanto distante da sede do Coxa) e os placares que registram as duas maiores diferenças de gols da competição: o 5 a 1 do Paraná em cima o Duque de Caxias e o 4 a 0 do Bahia contra o Vila Nova (ambos, na casa dos derrotados). Esta foi também a rodada com a maior marca de gols: 35 (que eleva a média de 2,7 para 2,9 em 40 jogos do campeonato). Confira os detalhes:


- (2 x1 quatro vezes; 1x1 duas vezes; 2x0, 4x0, 5x1 e 4x3 uma vez)
- Total de gols: 35 (média 3,5/jogo)
- Anfitriões 11 x 24 Visitantes (1 x 7 e dois empates)
- Na competição: 116 gols em 40 jogos (média 2,9/jogo); 17 vitórias anfitriões 12 empates e 11 triunfos dos visitantes (63 gols de quem jogou em casa e 45 de quem atuou fora)

PLACARES
2x1: 12 vezes
1x1: 8
1x0: 5
2x0: 2
2x2: 2
3x0: 2
3x1: 2
4x1: 2
0x0: 1
3x3: 1
4x0: 1
4x3: 1
5x1: 1