domingo, 25 de abril de 2010

DÉCADA PERDIDA?

Parece que sim! O Bahia vai fechar a primeira década do século XXI com apenas um título Estadual (o de 2001). Isso porque na tarde deste domingo o Tricolor de Aço foi derrotado em casa pelo rival Vitória, por 1 a 0. O gol do adversário saiu aos 34 minutos do segundo tempo e agora resta ao Bahia vencer por pelo menos uma diferença de dois gols no jogo de volta, no Barradão. Tarefa inglória!

BALANÇO DAS FINAIS
REGULAR (e abaixo da média) - a considerar o saldo dos 11 jogos dos Segundões, os resultados foram ligeiramente favoráveis: cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas. Porém, dentre os vitoriosos está o trunfo do Coritiba que já havia conquistado o Paranaense por antecipação. O mesmo a ser considerado com o empate do Paraná (que jogou em casa e ficou apenas em 4.o no Estadual).
Há de se levar em conta a conquista de um título (ASA, campeão da segunda fase do Alagoano) e a ascensão do Guaratinguetá para a elite do Paulista 2011.
Já em termos de partidas que decidem campeonato, dos cinco Segundões que estiveram na disputa, apenas um venceu (São Caetano pelo Troféu Iinterior do Paulista). Santo André, Ipatinga e Bahia perderam em casa e vão precisar reverter a vantagem dos adversários com pelo menos dois gols de diferença. O Brasiliense, que vai jogar em casa, também vai necessitar da mesma margem de gols.

SANTO ANDRÉ NÃO RESISTE

O começo foi impressionante com um primeiro tempo em que o Santo André venceu por 1 a 0 e desperdiçou duas oportunidades reais de gol (Bruno César aos 35 minutos colocou o Ramalhão em vantagem). Veio o segundo tempo e o Santos entrou no seu ritmo de hábito e virou para 3 a 1. Para amenizar e ainda dar uma esperança para o jogo de volta, Rodriguinho aos 37 do segundo tempo diminuiu e fechou o placar em 3 a 2 para o time santista. Para a partida decisiva, resta ao Santo André derrotar o Santos por dois gols de diferença. Ficou bem difícil, missão (quase) impossível.

"ESPELHO" MINEIRO
O Ipatinga repetiu o Santo André e perdeu, em casa, para o Atlético-MG no jogo de ida da final do Mineiro. Joabe abriu a contagem para o Tigre aos 11 minutos de jogo, mas sofreu o empate no primeiro tempo e levou a virada no início da segunda etapa. Luizinho empatou aos 28, mas Muriqui desempatou para o Galo aos 39 da etapa final. Com a derrota por 3 a 2, resta ao Ipatinga vencer por diferença de dois gols no Mineirão, dia 02 de maio, próximo domingo.

TUDO IGUAL EM RECIFE
O Náutico manteve a vantagem ao empatar por 0 a 0 com o Santa Cruz, no Arruda, pelas semifinais do Pernambucano. Para o jogo de volta, no Aflitos, o Tmbu joga por um empate que garante seu lugar na decisão do Estadual (certamente contra o Sport, que goleou fora de casa o Central por 3 a 0).

NEM MILAGRE TIRA SPORT DA FINAL

Pra fugir do chavão "só um milagre", é coerente ser realista: dificilmente o Sport fica de fora da decisão do Pernambucano. Após vencer por 3 a 0, na tarde de hoje, o Central, em Caruaru, só se sofrer uma goleada por pelo menos quatro gols de diferença o Leão da Ilha será eliminado da disputa do título. Os gols da vitória foram marcados por Júlio César aos 34' do primeiro tempo e Ciro 36' e Eduardo Ramos 40' do segundo tempo.

554 CORAJOSOS

Não poderia ser diferente: jogo pra cumprir tabela, além de muita chuva e frio intenso em Curitiba. Pouco mais de 500 torcedores assistiram ao empate por 1 a 1 do Paraná com o Operário, pela última rodada do Octogonal do Paranaense. O Tricolor perdia até os 42 minutos do segundo tempo, até que Wellington Silva empatou a partida. O Paraná encerrou o Estadual em 4.a lugar.

MAIS UM SEGUNDÃO QUE SOBE

O Guaratinguetá retoma seu lugar na elite do campeonato Paulista em 2011 após bater na tarde de hoje o União São João por 4 a 1, no Dario Rodrigues Leite. Os gols do Garça foram marcados por Allan aos 18', Goéber 32', Renato Peixe 40' do primeiro tempo e César Santiago aos 25' do segundo tempo. Robinson aos 36' da primeira etapa fez o único gol do visitante.
Com dez pontos, a uma rodada do final da fase final da A-2 do Paulista, o Guará não tem mais como ser alcançado por seus outros dois concorrentes diretos (União São João e São José).
Io-io -  após a queda no Estadual em 2009, o Guaratinguetá surpreendeu na Série C do Brasileiro e conseguiu o acesso, no mesmo ano, para a Série B do Brasileiro. E antes mesmo de estrear no segundo escalão do campeonato nacional, o time já conseguiu o retorno à A-1 do Paulista. Méritos!

FALHA NOSSA
Este blog informou que o jogo do Paraná contra o Operário seria em Ponta Grossa. Na realidade, a partida é disputada no Durival de Britto e Silva, em Curitiba. Por enquanto, o Operário vence por 1 a 0.

SOMENTE PARA SÓCIOS

Para ver os campeões Coritiba (Paranaense) e Botafogo (Carioca) no jogo da troca das faixas, em amistoso confirmado para o dia 01 de maio, próximo sábado, só se tiver título. O trocadilho faz sentido: para assistir ao encontro dos dois primeiros campeões estaduais de 2010 é necessário que o torcedor seja associado do Coxa (vai haver também acesso aos patrocinadores). A diretoria Coxa Branca explica que o acesso restrito ao jogo no feriado do dia do Trabalho é uma coroação àquele torcedor que confiou no clube nos momentos mais delicados da agremiação.

PERGUNTAR É PRECISO

“Até onde é útil ‘separar’ o sócio do torcedor comum?”


Festa da torcida do Coritiba na entrada do time no clássico contra o Atlético-PR, dia 18 de abril (foto enviada por Luiz Carlos Betenheuser Jr. )


FIM DE UMA (LONGA) ESPERA?

Bahia x Vitória (17h, Pituaçu, Salvador)

O Tricolor de Aço já está há nove anos sem saber o que é erguer a taça de campeão Baiano. Desde 2001, quando derrotou o Juazeiro, o grito de “é campeão!” não se escuta pelos lados de Pituaçu.. Entre 2002 e 2009, foi preciso paciência para assistir, em oito competições, o rubro-negro vencer em sete ocasiões (a outra foi pelo Colo-Colo, em 2005). Tá mais do que na hora de acordar, Bahêa!

QUE VENHAM OS MENINOS

Santo André x Santos (16h, Pacaembu, São Paulo)

A badalação em torno da avassaladora campanha do Santos precisa ser assimilada como motivadora para o Santo André. Enquanto a mídia eleva a superioridade dos “meninos da vila” (referência ao grupo de jovens valores do time sediado na Vila Belmiro), o grupo de Andreenses foca na decisão e no bom desempenho de sete vitórias seguidas na primeira fase do Paulista (fato esse “despercebido” pelos holofotes da chamada “grande imprensa”).

CUMPRA-SE...
...a tabela! O Paraná faz seu último jogo pelo Octogonal do Paranaense, contra o Operário, às 15h50, no Germano Krugger, em Ponta Grossa. A “validade” do jogo é na busca pelo terceiro lugar da competição (o Coritiba é o campeão) que o Tricolor disputa com o Iraty. A terceira colocação vale vaga direta na Copa do Brasil em 2011.

FERVILHA
Sport, contra o Central (16h, Lacerdão, em Caruaru), e Náutico, diante do Santa Cruz (16h, Arruda, Recife). Os dois Segundões iniciam as semifinais do Pernambucano com a vantagem de dois resultados iguais por terem feito melhor campanha que os concorrentes. O Leão da Ilha tem como lema da comissão técnica “apagar” os últimos dez dias (correspondentes ao período que disputou – e foi eliminado – as oitavas de final da Copa do Brasil com o Atlético-MG). Ao Timbu, a concentração é na dificuldade que vai encontrar por ter que passar por um rival, para daí sim pensar em quebrar a hegemonia do Sport.

IPATINGÃO RIMA COM MINEIRÃO

Ipatinga x Atlético-MG (16h, Ipatingão, Ipatinga)

A chamada corresponde ao fato de que o Ipatinga teve seus melhores resultados no Mineiro no maior estádio de Minas Gerais. Por ter que reverter a vantagem do adversário (que joga por dois resultados iguais devido à melhor campanha na primeira fase), o time do Vale do Aço leva em conta que na única vez em que foi campeão estadual (em 2005) fez o primeiro jogo em casa, pra depois vencer o Cruzeiro em pleno Mineirão.

FALTA POUCO

Guaratinguetá x União São João (15h, Dario Leite, Guaratinguetá)

O Garça pode comemorar a volta à elite do Paulista hoje mesmo. O empate, ontem à tarde, do Noroeste com o São José (1 a 1 ) deixa o Guará a um ponto da A-1 em 2011. Apenas um empate e tudo está resolvido.