sábado, 24 de abril de 2010

AZULÃO MANDA BEM; JACARÉ SE ARREBENTA

O São Caetano largou com vantagem na decisão do Torneio do Interior do Paulista ao bater o Botafogo-SP, no Anacleto Campanella, por 1 a 0 (gol de Hugo aos 23' do segundo tempo ). Nos acréscimos uma penalidade desperdiçada evitou o empate (André, aos 48', chutou a bola na trave). No jogo de volta, em Ribeirão Preto, sábado dia 01, o time do ABC precisa de um simples empate para levantar o título.
Já o Brasiliense teve um início complicado na busca pelo heptacampeonato do Distrito Federal ao ser derrotado por 3 a 1 pelo Ceilândia, na casa do adversário. Para conquistar a histórica marca de sete títulos seguidos, o Segundão vai precisar vencer por uma diferença de dois gols no jogo de volta, em Taguatinga.

INACEITÁVEL
Nos minutos finais do primeiro jogo da final do Torneio do Interior, o massagista do Botafogo, Antonio Carlos Alves, alegou que foi chamado de “macaco” por alguns torcedores do São Caetano. Segundo ele, o fato foi denunciado a policiais militares que faziam a segurança do jogo, mas ninguém tomou qualquer providência. Desta forma, garantiu Alves, o caso vai ser levado adiante e ele vai fazer um Boletim de Ocorrência numaa delegacia de São Caetano. Até quando, ignorantes travestidos de torcedor?

QUE MUSA, COMPANHEIRO!?
Fernando Gabeira, jornalista, deputado federal pelo PV, reconhecido pelo seu talento na escrita e reportagem, além do respeito por ser um dos políticos mais éticos do Brasil, além de seu histórico como preso político e exilado do país nos tempos cruéis da ditadura. O que ele tem a ver com esporte? A sua descendente, a filha Maya Gabeira. Ela conquistou na madrugada deste sábado o prêmio Billabong XXL Global Big Wave Awards, espécie de ‘Oscar das ondas grandes’. Maya confirmou o favoritismo e, além do quarto troféu do evento, garantiu 5 mil dólares para a sua conta.


A surfista Maya Gabeira é o presente aos torcedores de Coritiba (100% no Octogonal Paranaense), ASA (campeão da segunda fase do Alagoano) e de São Caetano (que levou a melhor no jogo de ida da final da Taça Interior do Paulista) (foto: UOL)
 
 
 
 
 
 
 

CAMPEÃO ACIMA DOS 100%

Vinte e um pontos disputados no Octogonal, mas vinte e três conquistados. O Coritiba fez isso ficar possível graças aos dois pontos adquiridos por bonificação pela melhor campanha da primeira fase do Paranaense. Na tarde de hoje, o Coxa já campeão por antecipação cumpriu tabela, inflou a pontuação e venceu o Cascavel por 2 a 1 (gols de Ariel e Demerson; Rafael fez para os visitantes). O atacante argentino igualou-se a Bruno Mineiro, do rival Atlético-PR, com 11 gols mas um jogo a menos. Agora as atenções do alviverde voltam-se para a estreia contra o Náutico, pela Série B, dia 08 de maio.

VAI TER FINAL EM ALAGOAS

O ASA não deixou por menos e estendeu o campeonato Alagoano para decidir o título de 2010. Com gol de Celso, aos 15 minutos do segundo tempo, o Fantasma passou pelo Murici por 1 a 0, em Murici, abocanhou a segunda fase e força a definição do campeonato com mais duas partidas frente ao próprio Murici (campeão da primeira fase). Como no jogo de ida há havia vencido por 3 a 2, o ASA precisava apenas de um empate para se garantir.
De volta pra casa - após mandar seus jogos pelo Alagoano em Palmeira dos Índios - porque o estádio Municipal, em Arapiraca, passava por reformas - é bem provável que o ASA volte a jogar perto de sua torcida. Caso seja liberado pela Federação Alagoana de Futebol, o Municipal pode ser um dos locais da decisão do Estadual.

SÁBADO COM SEGUNDÃO NA FINAL EM SP

(foto: extraída do UOL Esportes)
Santo André com partida antecipada? Não, é o São Caetano que entra em campo às 18h para a primeira partida da decisão do Troféu de Campeão do Interior (disputa feita entre os times de fora da capital e não classificados para as semifinais do campeonato Paulista). O Azulão encara o Botafogo-SP, no Anacleto Campanella, e vai precisar reverter a vantagem que é do time de Ribeirão Preto (que fez melhor campanha na primeira fase do Estadual).
Passado de glória - reconhecido nacionalmente por ter surpreendido os chamados “grandes” do futebol brasileiro a partir do Brasileirão de 2000, o São Caetano disputou duas finais seguidas (2000 e 2001), foi para a decisão da Libertadores (2002), sendo que perdeu nas três ocasiões, e levantou o título Paulista de 2004 e foi vice em 2005. Depois disso, o Azulão amargou uma queda em seu desempenho a ponto de ser rebaixado para a Série B do Brasileiro em 2006.
Recuperação da imagem - para devolver ao time o espírito de time aguerrido, o técnico Roberto Fonseca (em conversa com o grupo na foto acima) frisa aos atletas a importância do título em disputa, contra o Botafogo-SP. “Motivação de jogador é título. Você pode ter qualidade, jogar bem, ganhar dinheiro, mas a carreira de qualquer um fica marcada com conquistas”, avisou o treinador. “Quero um grupo com vontade de ser campeão”, exigiu em citação feita ao portal UOL Esportes.

ASA A UM EMPATE DA FINAL

Os confusos regulamentos de certos Estaduais enganam o bom senso de quem vive de informar sobre esportes. É o caso do campeonato Alagoano que aparentemente estaria em sua decisão pelo título. No entanto, a final entre ASA e Murici decide a segunda fase da competição. A primeira etapa, quando todos se enfrentaram entre si, automaticamente credenciava o melhor classificado para a finalíssima. Nesse caso, o Murici. As semifinais, com os quatro melhores, é a segunda fase, cujo vencedor disputa a final com o campeão da primeira.

É a Dialética! - pra tentar explicar melhor: como o ASA venceu o jogo de ida, quarta-feira, 21, por 3 a 2, no encontro de hoje, logo mais às 14h45, em Murici, o time de Arapiraca vai precisar apenas de um empate. Dessa forma é que aí sim vai para a decisão do Estadual contra o próprio Murici. Agora, caso este vença o jogo de hoje, é campeão automaticamente.

CAMPEÃO EM CAMPO
O Coritiba encerra definitivamente sua participação no Paranaense a partir das 16h, em jogo contra o Cascavel, no Couto Pereira. Líder do Octogonal (20 pontos) o alviverde conquistou o título antecipado na penúltima rodada e o jogo de hoje vale apenas para cumprir tabela.
Pra disputar alguma coisa - o “compromisso” dessa tarde fica para o atacante Ariel. O argentino tem 10 gols, um a menos que Bruno Mineiro (Atlético-PR), e tenta assumir a artilharia do campeonato Paranaense.
(foto: site do Coritiba)

MAIS UM, MAIS UM

Ou mais um sete vezes seguidas. É o pensamento do Brasiliense que às 16h inicia sua busca pelo heptacampeonato do Distrito Federal, no jogo de ida contra o Ceilândia, em Ceilândia.  Por ter feito a melhor campanha do quadrangular deste ano, o Jacaré tem a vantagem de fazer o segundo jogo em casa e joga por dois resultados iguais (foto:www.eev.com.br)
Novato - o adversário chega pela primeira vez a uma final, apesar de já ter sido vice do Brasiliense quando do bicampeonato em 2005 (na ocasião o título era disputado num quadrangular).