domingo, 18 de abril de 2010

ABSOLUTAMENTE COXA

(foto: Rodolfo Bührer - Gazeta do Povo)
O campeonato Paranaense terminou "antes da hora" e a tabela virou um mero protocolo a ser cumprido na última rodada. Tudo porque o Coritiba levantou o título por antecipação ao vencer o Atlético-PR por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Couto Pereira. Local esse que, há pouco mais de quatro meses (em 06 de dezembro de 2009), foi palco de cenas de violência logo após a queda do Coxa para a Série B do Brasileiro. Agora o roteiro foi outro: Marcos Aurélio aos 6' e Geraldo aos 29' do segundo tempo construíram a vitória alviverde e o grito de "é campeão" antecipado para quem foi líder de ponta a ponta da competição.
O que dignifica a conquista do segundo Segundão a levantar a taça num Estadual em 2010 (o Icasa foi o primeiro, semana passada, pela 2.a divisão do Cearense) foi a superação do grupo que, em grande parte, era o mesmo do rebaixamento. Outro ponto alto é a campanha de um clube que soube vencer "fora de casa" mesmo quando os mandos eram seus (o estádio Couto Pereira ficou interditado por quase dois meses).
Os números da campanha ilustram a volta por cima do elenco campeão Paranaense 2010. Somando a primeira fase e o octogonal (ainda há um jogo por fazer), o Coritiba entrou em campo 19 vezes, somou 48 pontos, venceu 14 partidas, empatou outras quatro e perdeu apenas uma. Marcou 40 gols e sofreu 13.

SEGUNDÃO QUEBRA SERVIÇO DE SEGUNDÃO

Foi preciso um time “do mesmo nível” pra romper a série invicta do Sport na temporada. No clássico dos Segundões pelo campeonato Pernambucano, o Náutico derrotou o Leão da Ilha por 2 a 0. (gols de Carlinhos Bala e Bruno Meneguel). Líder com 51 pontos, o Sport vai enfrentar o Central nas semifinais, enquanto o Náutico (43) entra na disputa contra o Santa Cruz.

RESULTADOS IGUAIS? MELHOR PRO RAMALHÃO
No jogo de ida o Santo André venceu o Grêmio Prudente, na casa do adversário, por 2 a 1. Hoje, jogando diante de sua torcida, o Ramalhão perdeu, pelo mesmo placar, na partida de volta. O Segundão é finalista e desafia o badalado Santos dos Meninos da Vila.

NEM BRONZE?
O Paraná empatou por 1 a 1 com o Iraty e praticamente fica a caminho do quarto lugar na classificação geral do Paranaense. O Tricolor vai a dez pontos (um atrás do adversário desta rodada) e joga contra o Operári, o fora de casa, pela última rodada.

SUFICIENTE
O Bahia vai à final do Baiano após empatar por 1 a 1 com o Bahia de Feira. O adversário da decisão é o rival Vitória e o Tricolor tem uma “meta a cumprir” (e um tabu a quebrar): perdeu as duas últimas decisões contra o arqui-inimigo e ficou com o vice-campeonato nos três últimos anos. E o compromisso não para por aí: desde 2001 o time de Pituaçu não é campeão Baiano.

INSUFICIENTE
O Figueira ficou pelo caminho. Ao empatar por 1 a 1 com o Avaí, o Figueirense fica de fora da decisão do Catarinense. A final em Santa Catarina vai ser entre Avaí e Joinville.

O MINEIRÃO DO IPATINGA
A história se repete: o Ipatinga apronta mais uma vez no maior estádio de Minas Gerais (e pra cima do Cruzeiro). O Tigre fez 3 a 1 na Raposa e disputa a final do Mineiro contra o Atlético-MG. Danilo Dias aos 15, novamente ele aos 20 e Alessandro aos 35, já no segundo tempo, foram marcando um gol atrás do outro pra confirmar a vaga na decisão. Welington Paulista diminuiu para os cruzeirenses aos 45’. Em 2005, o time do Vale do Aço ergueu o primeiro título Estadual em pleno Mineirão e diante do Cruzeiro. Seria agora a vez do Galo?
GUARÁ PERDE A LIDERANÇA, MAS TÁ NA BRIGA
Em jogo da quarta rodada da segunda fase do Grupo 2 da A-2 do Paulista, o Guaratinguetá ficou no 1 a 1 com o São José. O resultado tira a liderança do Garça que vai a sete pontos (dois a menos que o líder Noroeste), mas ainda fica entre os quatro melhores pra subir à elite.
ATRASO
Este blogueiro deixou de noticiar os detalhes do jogo do Icasa, pela abertura da 19.a rodada da 2.a divisão do Cearense. O Verdão do Cariri, já garantido na elite do Ceará e com a taça na mão, empatou por 3 a 3 com o Maracanã, fora de casa. Agora o líder tem 44 pontos (13 a mais que o segundo colocado).