quarta-feira, 7 de abril de 2010

QUARTA MAL-ASSOMBRADA NO PAULISTA

Nenhum ponto na rodada. Este foi o pífio desempenho dos Segundões na 19.a e última rodada da primeira fase do campeonato Paulista em que o classificado Santo André, a esperançosa Portuguesa e os já eliminados São Caetano, Ponte Preta e Bragantino saíram derrotados.
O JÁ GARANTIDO Santo André atuou como mandante, mas em Piracicaba, diante do São Paulo e foi derrotado por 3 a 1. O que realmente valia para o Ramalhão na última rodada da primeira fase era conhecer o seu adversário na semifinal (que vai ser o “migrante” Grêmio Prudente – que iniciou Barueri na competição). A outra semi vai ser entre Santos e São Paulo.

A DECEPÇÃO foi a Portuguesa que ambicionava a classificação – que mesmo que dependesse da combinação de outros resultados -, abriu vantagem de 2 a 0 em cima do desesperado Ituano e permitiu a virada por 3 a 2 no segundo tempo, em pleno Canindé. O que valeu, neste jogo, foi a fuga do time do interior do rebaixamento. E restou à Lusa a sexta colocação na competição, com 31 pontos.

A AJUDA do São Caetano no jogo contra o Grêmio Prudente não faria diferença (com a derrota da Portuguesa). O Azulão perdeu por 1 a 0, permitiu a classificação do adversário e encerrou sua participação em 8.o, com 27 pontos.

A “REABILITADORA” DOS PEQUENOS não faria diferente na rodada derradeira: a Ponte Preta foi derrotada fora de casa pelo Mogi Mirim (0 a 1) e terminou em 10.o, com 25 pontos.

POR UM FIO ficou o Bragantino, que com a derrota para o Mirassol (0 a 3), na casa do adversário, permaneceu com seus 20 pontos e em 16.o lugar (uma posição acima do primeiro da zona de risco e com apenas um ponto a mais que o rebaixado Rio Claro).

FIGUEIRA AVANÇA COM GOLEADA
Com gols de Willian, duas vezes, Junior Negão, Juninho e Roberto Firmino, o Figueirense não encontrou a mínima dificuldade para golear o Cricíuma por 5 a 0. Na semifinal do segundo turno do Catarinense o Figueira enfrenta o Joinville (que levou o primeiro turno). A outra semifinal vai ser entre Avaí e Brusque.

JACARÉ FINALISTA
Aconteceu o previsto: o Brasiliense está na final do campeonato do Distrito Federal. A confirmação veio com a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-DF, no Serejão, em Taguatinga com Vanderlei aos 35’ e Cicinho aos 45’, ambos no primeiro tempo (Neilson descontou para os atleticanos no segundo tempo). O adversário do Jacaré provavelmente será o Botafogo-DF, que derrotou o Ceilândia por 2 a 1 e está a uma vitória ou dois empates da decisão. O Brasiliense lidera o quadrangular com 12 pontos.

MECÃO GOLEIA E AINDA RESPIRA NO POTIGUAR

Da redação do www.diáriodenatal.com.br

O América-RN bateu o Baraúnas por 5 a 1 na noite desta quarta, pela oitava rodada do returno do estadual, em pleno estádio Nogueirão. Os gols da vitória americana foram marcados por Saulo em duas cobranças de pênalti, Ronny (2) e Soares, enquanto Robertinho descontou. Com este resultado, o América chegou aos 14 pontos na quarta colocação e para ainda chegar a decisão do turno precisa bater o Coríntians domingo em Caicó e torcer para que ABC, Santa Cruz e Potiguar-M não vençam seus duelos.

PRA FECHAR EM ALTA
O Bahia cumpriu seu papel de líder e derrotou o Feirense por 2 a 0, na sexta e última rodada do Grupo 4 das quartas de final do Baiano. No jogo disputado em Pituaçu, em Salvador, Lima fez o primeiro do Tricolor de Aço aos 14’ do primeiro tempo e Ananias marcou o segundo aos 36’ da segunda etapa. Dono de uma campanha impecável nesta fase, com 16 pontos (cinco vitórias e um empate) em 18 disputados, o Bahia vai ter pela frente, nas semifinais, o Bahia de Feira de Santana.

GUARÁ DERROTADO

O Guaratinguetá não segurou o União São João e foi batido por 3 a 0, em jogo da segunda rodada da segunda fase da A-2 do Paulista. No jogo realizado no estádio Hermínio Ometto, em Araras, Junaí (pênalti) abriu o placar aos 37 minutos e Evandro ampliou aos 45 do primeiro tempo; novamente Junaí, desta vez de falta, fechou o resultado a favor do União em 3 a 0. Com três pontos na classificação, o Garça joga no próximo domingo, às 15h, no dérbi do Vale do Paraíba contra o São José, no estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá.

CUMPRIU SUA PARTE
O Paraná jogou para o gasto e o suficiente para derrotar o Corinthians-PR na abertura da quarta rodada do Octogonal do Paranaense. Diego Correia fez o primeiro logo aos 12’ e Marcio Diogo ampliou aos 38’ do primeiro tempo; Willian diminuiu aos 5’, mas Marcelo Toscano definiu a vitória do Tricolor por 3 a 1 aos 38’ do segundo tempo.

PRA MANTER A INVENCIBILIDADE
Não foi o melhor dos resultados, mas o básico pra garantir a boa marca sem derrotas na atual temporada. O Sport empatou em casa com o Ypiranga por 2 a 2 (Luiz Eduardo – contra – e Ricardinho para o Sport; Wendel e Fabrício Ceará para o Ypiranga) e vai a 48 pontos, absoluto na liderança do Pernambucano a duas rodadas do final da primeira fase.

REAÇÃO TARDIA
O América-MG foi eliminado do Mineiro ao empatar, em Ipatinga, no Ipatingão, por 2 a 2 com o Atlético-MG. Após levar dois gols já no segundo tempo (aos 6’ com Zé Luís e aos 22’ com Carlos Alberto), o Coelho partiu pra cima do Galo e conseguiu a igualdade com Joãozinho aos 27” e Danilo já nos acréscimos aos 47’. Como no jogo de ida houve empate por 3 a 3 e a vantagem era do adversário, o América-MG fica de fora da disputa do título do Estadual em 2010. Mais uma Segundão que prematuramente pensa na Série B!

HIATO

Este blogueiro se ausentou por alguns dias em virtude de problemas de saúde. O repouso me fez ficar distante da telinha, mas sem deixar de acompanhar a vida dos Segundões em ação pelos Estaduais. Nesta semana, aos poucos, a vida retoma ao normal. Obrigado pelo carinho e compreensão dos amigos e prometo não mais assustar ninguém.

DAQUI A POUCO
O Paraná é o primeiro Segundão a entrar em campo nesta quarta-feira pelos campeonatos Estaduais. Na abertura da 4.a rodada do Octogonal do Paranaense, o Tricolor encara o Corinthians-PR, a partir das 18h30, no Durival de Britto e Silva (Vila Capanema). Com apenas três pontos em três partidas, o Paraná está praticamente fora da disputa do título e já ensaia o grupo para a Série B do Brasileiro (além de buscar boa colocação para garantir vaga na Copa do Brasil em 2011).

SEGUNDO JOGO
Da noite e das quartas-de-final do Mineiro é o clássico entre Atlético-MG e América-MG, na partida de volta, em Ipatinga, às 19h30. No jogo de ida, empate por 3 a 3 o que força o Coelho a ter que vencer hoje para se classificar para as semifinais.

SALVO E JÁ EM RITMO DE SÉRIE B
É o caso do Duque de Caxias, primeiro dos Segundões a ficar de fora do Estadual (Taça Rio) e que conseguiu seu "primeiro feito" no ano: escapar da degola no Carioca (e na última rodada). As atenções do Tricolor da Baixada Fluminense estão todas voltadas para a Série B (especulações sobre contratações dominam o noticiário do clube, mas a diretoria refuta qualquer negócio - por enquanto).

CONCENTRAÇÃO
 O ASA está de molho à espera da última rodada da primeira fase do Alagoano, a ser disputada no próximo domingo. E o Vila Nova-GO é outro que descansa no meio de semana na expectativa do primeiro jogo da semifinal do Goiano (tem como adversário o Santa Helena).

SEM ESTRESSE
O Bahia encara oo Feirense, às 20h30, no estádio de Pituaçu, em Salvador, apenas para cumprir tabela. Líder do grupo 4 e com 13 pontos, o Tricolor joga sua última partida nessa fase já na expectativa de conhecer seu adversário nas semifinais (que tanto pode ser o rival Vitória bem como oo Bahia de Feira).

QUAL COLOCAÇÃO?
O Figueirense está em situação cômoda no Catarinense. Joga a última rodada na condição de vice-líder (15 pontos), com três a mais que seus concorrentes mais diretos na luta por um lugar nas semifinais (Imbituba, Criciúma e Joinville). No entanto, o Figueira se classifica até com uma derrota para o Ciricúma hoje à noite (21h50, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis) por ter melhor saldo de gols que os adversários na luta pela outra fase. Resta ao alvinegro "escolher" a posição que deseja ficar no G-4 deste 2.o turno.

FACÍLIMO
O Brasiliense só fica fora da final do Candangão se fizer muito (ou nenhum) esforço. E se os adversários contribuírem numa combinação quase que metódica de resultados. Se vencer o Atlético-DF, logo mais às 20h30, no Serejão, o Jacaré garante sua presença na decisão. Se empatar, pode garantir hoje mesmo seu lugar na final caso o Botafogo-DF vença o Ceilândia. E até mesmo com uma derrota se garante, desde que o Celiândia não vença na noite de hoje. E isso porque faltam mais duas rodadas para o término do quadrangular. Ou seja, é quase impossível que o Brasiliense não dispute a final (e deixe de lutar pelo hepta).

À ESPERA DAS SEMIFINAIS
A vida tranquila do Sport tem mais um episódio hoje: a partir das 20h, o líder absoluto do Pernambucano abre a 20.a rodada diante do Ypiranga, na Ilha do Retiro. A três rodadas do final da primeira fase, o pensamento do inalcançável rubro-negro está voltado para a etapa derradeira do Estadual (e das oitavas de final da Copa do Brasil).

ÁRDUA MISSÃO
A  partir das 20h30, em Mossoró, no Nogueirão, o América-RN enfrenta o Baraúnas no primeiro jogo da dura caminhada rumo à classificação à final do segundo turno. Além de passar pelo rival desta noite, precisa derrotar o Corinthians-RN, em Caicó, no próximo domingo e torcer contra ABC, Potiguar (de Mossoró) e Santa Cruz-RN. A vida tá dura para o Mecão no Potiguar.

PAULISTA É O DESTAQUE
Mais um Segundão - além do já garantido Santo André - pode conseguir vaga nas semifinais do campeonato Paulista. É a Portuguesa que precisa vencer o Ituano, no Canindé, às 21h50, e torcer para que ou Grêmio Prudente, ou São Paulo ou Corinthians derraparem em seus respectivos jogos (contra São Caetano, Santo André e Rio Claro, respectivamente). Ou seja, dois Segundões (Azulão e Ramalhão) podem auxiliar a vida da Lusa. O Bragantino ainda luta contra o rebaixamento diante do Mirassol, enquanto a Ponte Preta encerra sua participação no Estadual contra o Mogi Mirim.

PAULISTA "DE SEGUNDA"
Pela segunda rodada da fase final da A-2, o Guaratinguetá joga fora de casa contra o União São João, em Araras, no Dr. Hermínio Ometto. O Garça começou bem a etapa final ao vencer o Noroeste por 1 a 0 e lidera o grupo ao lado do São José (três pontos). O jogo começa às 19h30.