sábado, 20 de março de 2010

ICASA FECHA BEM O SÁBADO "SEGUNDÃO"

O Verdão do Cariri completou com chave de ouro o início de final de semana "perto da perfeição" para os Segundões. O Icasa goleou  o Trairiense por 4 a 2 e mantém boa distância sobre o vice líder Uniclinic (33 pontos contra 22) e está próximo do retorno à elite do Cearense em 2011.
Dos sete times da Série B 2010 que entraram em campo, seis deles venceram e o único derrotado foi o Bragantino (mas que teve em confronto direto com o Santo André). Assim, dá pra considerar que (quase) tudo deu certo num bom prenúncio de final de semana aos Segundões.

SANTO ANDRÉ, FINALMENTE, LÍDER

É uma liderança provisória, mas o suficiente pra condecorar a ótima fase do Ramalhão. Após a quebra da série de sete vitórias seguidas ao perder para o Corinthians, por 2 a 1, o Santo André voltou a vencer no Paulista.
Jogando em casa, na abertura da 15.a rodada do Estadual, o time do ABC não teve dificuldades para passar por outro Segundão, o Bragantino, por 4 a 1. Rodriguinho 2', Bruno César 8' e mais uma vez Rodriguinho aos 33' do primeiro tempo marcaram 3 a 0 pro Ramalhão. No segundo tempo, Léo Jaime diminuiu para o Braga aos 12' e Wendel fechou a goleada a favor dos andreenses aos 42'.
O Santo André vai a 33 pontos, contra 32 do Santos (que amanhã enfrenta o Ituano, em casa). Já o Bragantino permanece com seus 14 pontos e em 16.o. A "sorte" do Braga foi que Monte Azul e Rio Branco também perderam.

FIGUEIRA MANTÉM OS SEGUNDÕES 100%

O final de semana começa positivo para os times da Série B 2010. Primeiro foi a Portuguesa que na abertura da 15.a rodada do Paulista goleou o Monte Azu por 4 a 0. Logo depois foi a vez da Ponte Preta derrotar o Palmeiras, na casa do adversário, por 2 a 0. Em Pernambuco, o Sport manteve a boa fase ao derrotar o Salgueiro por 2 a 1 e se distanciar na liderança. No final da tarde a estrela foi o Figueirense, que na abertura da 5.a rodada do returno do Catarinense fez 3 a 0 em cima do Metropolitano.
Marcaram para o Figueira Maicon 20', Wilian 35' e novamente Maicon aos 42', todos no segundo tempo. Assim, o alvinegro assegura seu lugar na vice-liderança, com 10 pontos (dois a menos que o lider Avaí).

A DANÇA DA MACACA

Quem dançou foi o Palmeiras. Para a Ponte Preta (portanto, sem coreografia dos jogadores alviverdes até então embalados pelas vitórias contra Santos e Paysandu, este pela Copa do Brasil). A vitória da Macaca por 2 a 0 foi construída no segundo tempo: Diego aos 32, em rebote a cabeceio de Finazzi no travessão fez Ponte 1 a 0. Aos 39' Finazzi marca após cruzamento de Tinga pela esquerda. Ponte 2 a 0. E o placar poderia ser maior caso Finazzi não tivesse desperdiçado uma penalidade, que o goleiro palmeirense Marcos defendeu, aos 47 minutos. A Ponte Preta vai a 24 e por enquanto está em 7.o no Paulista.

SPORT É SUPERIOR ATÉ NO SUFOCO
Um dos resultados mais disputados para o Leão em 2010. A vitória por 2 a 1 só veio no final com o gol salvador de Ciro, já aos 40 mintuos do segunto tempo (antes, Dairo aos 8' havia aberto a contagem para o rubro-negro e Vitor Caicó, aos 20', empatou para o Salgueiro). O Sport lidera agora com 38 pontos (dez à frente do Náutico, que joga amanhã o clássico contra o Santa Cruz).

SHOW DA LUSA

                                   Festa portuguesa com certeza em Monte Azul (foto: portal Terra)

Ótimo para chegar perto do G-4 e útil para o Bragantino (que não caiu na zona de rebaixamento). A Portuguesa goleou o Monte Azul por 4 a 0 na tarde de hoje em jogo que abriu a 15.a rodada do Paulista, vai a 25 pontos e provisoriamente assume o 5.o lugar (está apenas a um ponto do 4.o, o Corinthians, e reacende o sonho de ir às semifinais na reta final da primeira fase). Luiz Carlos aos 4' do primeiro tempo, de pênalti, abriu o caminha da vitória do time do Canindé. No segundo tempo, Héverton em nova cobrança de penalidade fez 2 a 0, aos 12. Rafael Silva 41' e Rafael Fefo (contra) aos 44' concluíram a goleada.

AGENDA DO SABADÃO

Cartunista Glauco (foto: Uol)
O criador de tantas figuraças que ilustraram a semana neste blog vai ficar presente e marcado na arte e na nossa memória. Jamais vão cessar os movimentos de Geraldão, Nojinski, Zé do Apocalipse, Ficadinha, Casal Neuras, Geraldinho, Edmar Bregman e outras criações, além das charges que abordavam o cenário político nacional em que os rabiscos "diziam sem nenhuma palavra". Grande Glauco!

18h30 Figueirense x Metropolitano-SC (estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis)

Confronto direto pela vice-liderança uma vez que os dois times estão com 7 pontos (Avaí lidera com 12 pontos). O Figueira tem mínima vantagem por causa do saldo de gols. Quem perder corre risco de cair fora do G-4 (conforme uma combinação de resultados).

15h Monte Azul x Portuguesa (AMA, Monte Azul Paulista)
Diante de um desesperado na zona de rebaixamento, Lusa tem oportunidade para chegar perto do G-4. Com uma vitória ainda não figura entre os quatro melhores, mas alimenta perspectivas para nas rodadas finais disputar diretamente uma vaga nas semifinais do Paulista.

17h Palmeiras x Ponte Preta (Parque Antarctica, São Paulo)
Com 21 pontos, Macaca encara um adversário em alta e com apenas um ponto a sua frente. É o confronto que determina quem ainda pode sonhar com as semifinais do Estadual.

19h30 Santo André x Bragantino (Bruno José Daniel, Santo André)
Ramalhão pode assumir a liderança da competição mesmo que provisoriamente. Com 30 pontos, pode ultrapassar o líder Santos (32) e dar um passo largo para garantir a vaga às semifinais do Paulista. Situação totalmente diversa do rival Segundão cujo objetivo na reta final da primeira fase é lutar contra o rebaixamento. O Bragantino está a uma posição da área de risco e com dois pontos acima do primeiro ameaçado (em 14.o tem 14 pontos contra 12 do Monte Azul, em 15.o).




ENTRELAÇAMENTO
*A Portuguesa pode ajudar o Bragantino com uma vitória diante do Monte Azul
*Ponte Preta e Portuguesa torcem uma contra a outra pois estão na disputa para chegar perto do G-4. E justamente numa semana em que disputam entre si uma vaga nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Mais agenda
17h00 Sport x Salgueiro (Ilha do Retiro, Recife)
Uma vitória e o Leão fica próximo de matematicamente garantir seu lugar na fase final do Pernambucano. Líder com folgados 35 pontos vai fazer deste jogo a chance para esticar a diferença sobre o vice-líder Náutico 28 (que tem o clássico contra o Santa Cruz, no domingo).

20h Icasa x Trairiense (Romeirão, Juazeiro do Norte)
O líder absoluto da 2.a divisão do Cearense com 30 pontos tem como adversário o segundo colocado (e distante!) com 19 pontos. Jogo pra aumentar a diferença e já pensar na volta à elite em 2011. No jogo do turno, o Verdão do Cariri venceu na casa do rival por 1 a 0, pela 2.a rodada