sexta-feira, 5 de março de 2010

A CHUVA CAI LÁ FORA

Enquanto deságua incansavelmente sobre Curitiba, o blogueiro está à espera da resposta das torcedoras de Segunda que vão dar sua graça, por palavras e emoções, na semana do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março. Até lá, muita bola (além da chuva) vai rolar pelos Estaduais. Neste sábado são seis Segundões espalhados pelos campeonatos de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Destes, quatro defendem seu lugar entre os melhores classificados (dois podem “dormir” na liderança: Figueirense e Ipatinga) e dois lutam pra não descer a ladeira (Vila Nova e Bragantino).

NÃO LIDERA, MAS SE GARANTE
ASA x Penedense
Alagoano - 12.a rodada - 16h – estádio Juca Sampaio (Palmeira dos Índios)
O Fantasma é vice-líder com 21 pontos, não alcança na rodada o líder Murici, 26, mas pode se firmar no segundo lugar, pois seus concorrentes mais próximos no G-4, CRB e Coruripe, estão com 20.

TEM QUE VIRAR TIGRE
Atlético x Vila Nova
Goiano – 13.a rodada – 19h30 – Antônio Accioly (Goiânia)
Com três derrotas seguidas e nenhum ponto conquistado no returno, o Vila vive uma situação indigesta. Está em 6.o com 14 pontos (portanto fora do G-4) e precisa se reabilitar diante do líder da competição e que na rodada passada aplicou a maior goleada do campeonato (8 a 1 no Canedense). Na primeira fase, melhor para o Atlético-GO que venceu por 3 a 1.

PRA VOLTAR A INCOMODAR
Uberaba x Ipatinga
Mineiro – 8.a rodada – 19h30 – Uberabão (Uberaba)
Após ser desbancado pelo Cruzeiro na liderança, o Ipatinga (vice-líder com 16 pontos) quer retomar a ponta (e defender a boa marca de seis para sete jogos sem perder).

PELO CONFORTO E SEGURANÇA
Náutico x Ypiranga
Pernambucano – 14.a rodada – 17h – Aflitos (Recife)
Em 3.o, com 24, o Náutico busca se aproximar do líder Sport e espera encerrar a rodada na vice-liderança.

SEMEANDO O CAMINHO
Figueirense x Joinville
Catarinense – 3.a rodada (returno) – 17h – Orlando Scarpelli (Florianópolis)
Em 3.o, com quatro pontos, no início do returno já consegue figurar entre os quatro melhores, o Figueira pode ficar temporariamente na liderança se passar pelo “campeão” (primeiro turno).

UM PASSO EM FALSO E DESABA
Bragantino x Monte Azul
Paulista – 13.a rodada – 19h30 – Nabi Chedid (Bragança Paulista)
O Braga (15.o, 13) enfrenta um desesperado na luta contra o rebaixamento e com o “peso” de ter sido surpreendido na última rodada. Além de ter perdido em casa (3 a 2 para o São Caetano), assistiu a virada do adversário quando vencia por 2 a 0 já no segundo tempo. Descuidos dessa ordem jamais podem ser imaginados contra o Monte Azul ou o fantasma do rebaixamento vai baixar.

ORGANIZADAS PROIBIDAS NO PARANÁ

Em qualquer competição e válida para torcidas de qualquer clube, mesmo de outros Estados: a Secretaria de Segurança Pública do Paraná anunciou resolução, nesta quinta-feira, a proibição do uso de camisetas, faixas e qualquer outro material alusivo às torcidas organizadas. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) e dirigentes de clubes filiados à entidade aprovaram a medida que vale já a partir da rodada do próximo final de semana do campeonato Paranaense.
Até mesmo os instrumentos de bateria das torcidas ficaram ameaçados, por meio de um pedido da Polícia Militar do Paraná. No entanto, ficou decidido que as torcidas terão que identificar os responsáveis pelo material que vai ser levado aos estádios.

QUEM CONTROLA QUEM?
Mas se as organizadas estão proibidas, quem vai monitorar o uso dos instrumentos de bateria sendo que estes, em boa parte, são de propriedade das torcidas?

CHIADEIRA
Segundo João Quitéria, diretor da Fúria Independente (maior organizada do Paraná), até a viagem programada para Prudentópolis, onde o Tricolor enfrenta o Serrano, no sábado, está ameaçada. "Não vamos viajar mais. Já cancelamos a viagem . Com a medida, vai aumentar a violência porque todo mundo vai estar escondido no anonimato, vai ficar todo mundo misturado. Como é que será feito um controle? O cara que gosta de atrapalhar vai continuar freqüentando, argumentou, por telefone, à Gazeta do Povo.
(fonte: portal RPC)


SABE O QUE PENSA O BLOGUEIRO?
Um dito popular muito antigo explica a análise deste que voz escreve: "é querer quebrar o termômetro imaginando que vai se acabar com a febre".