terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

COPA DO BRASIL!!!!!

Para alguns o jogo é de volta, para a maioria (dos Segundões) é a estreia. A quarta-feira vai ser de folga nos Estaduais para total concentração na Copa do Brasil. O Bahia já é o primeiro Segundão à espera da segunda fase: eliminou o Vitória (ES) no jogo de ida, ao vencer por 2 a 0 na casa do adversário, sem portanto necessitar da segunda partida.
DE CASTIGO
Paraná e Ponte Preta não aproveitaram a “deixa” do regulamento e vão ter que fazer a lição de casa (literalmente). O Tricolor tem pela frente o Cerâmica, de Gravatai (RS), às 21h, no Durival de Britto, em Curitiba. No jogo dia, empate por 1 a 1. Empate sem gols classifica o Paraná. A Macaca recebe o JV Lideral, de Imperatriz (MA), no Moisés Lucarelli, às 21 horas. Por ter havido empate por 0 a 0, na ida, somente a vitória interessa para a Ponte.

PRIMEIRA VIAGEM
Confira os detalhes dos jogos de quem debuta na edição 2010 da Copa do Brasil

Ivinhema/MS x Náutico (Saraivão, 21h, em Ivinhema/MS)

Luverdense/MT x Coritiba (Passos da Ema, 21h, em Lucas do Rio Verde/MT)

Atlético Roraima/ RR x Portuguesa (Ribeirão, 21h, em Boa Vista/RR)

Brasília x Sport (Serejão, 21h50, em Taguatinga/DF)

ASA x Nacional/AM (Juca Sampaio, 21h, em Palmeira dos Índios/AL)

São José/AP x América-RN (Glicério Marques, 21h, em Macapá/AP)

Chapecoense/SC x Brasiliense (Arena Condá, 21h, em Chapecó/SC)

ELES COBIÇAM SER “NOTÍCIA DE SEGUNDA”
Dos adversários dos Segundões esta noite, dois deles vão pleitear um lugarzinho na Série B em 2001. São eles a Chapecoense (adversário do Brasiliense) e o Luverdense (que enfrenta o Coritiba), uma vez que ambos disputam a Série C. Com certeza terão a “torcida” deste blogueiro se conseguirem êxito “lá embaixo”, em 2010. Por enquanto, são rivais aqui deste espaço.


OS PALPITES, SIM, ELES VOLTARAM
Paraná – apesar do ânimo com a vitória no clássico contra o Coritiba, ainda é uma incógnita para a torcida, principalmente atuando em casa. Deve sofrer pra se classificar. Mas chega lá!

Ponte Preta – o adversário vai segurar enquanto tiver forças, mas depois a Macaca deslancha. E deve golear!

Náutico – tem um Ivinhema entusiasmado por ter conseguido transferir o local do jogo de Campo Grande para sua sede. Mas nada que derrube o favoritismo do Timbú, que leva a classificação no primeiro jogo.

Coritiba – começou a toda o ano de 2010, mas vem definhando nos jogos mais recentes. O Luverdense, é verdade, não chega a ser páreo duro, mas levando em consideração a longa viagem que a delegação do Coxa fez até chegar a Lucas do Rio Verde, jogo para empate!

Sport – encara um time de raras notícias. Deve vencer e por diferença de no mínimo dois gols de vantagem.

Portuguesa – vai enfrentar um time que tem desconfiança da própria torcida, pois a diretoria “alugou” o elenco. Pode vencer, mas não o suficiente pra evitar o segundo jogo.

ASA – único Segundão que estreia em casa e, portanto, sob risco de ser eliminado já no primeiro encontro. Pelo que vem apresentando no Alagoano, deve se sair bem com uma vitória.

Brasiliense – tem um dos mais fortes adversários entre todos os Segundões. Se levar um empate pro jogo de volta, já é lucro.

América-RN – encara time de um Estado sem nenhuma aparição no cenário futebolístico nacional. Nem por isso deve menosprezar o São José, mas leva na boa!

QUEM SÃO ELES?

Rápido e rasteiro, nem tão “twitter” mas também nem tão “discursivo”. É bate-bola!

Ivinhema
Fundado em 2006, conquistou seu primeiro título sul-matogrossense da 1.a divisão no ano de sua estreia, em 2008. Está na Copa do Brasil deste ano por ter levantado o título da Copa Karandá FM. Em seu único jogo por uma Copa do Brasil (2009) foi goleado pelo Flamengo por 5 a 0.


Luverdense
Outro novato que com apenas cinco anos de existência e já faturou duas edições da Copa Governador do Mato Grosso (2004 e 2007) e um Estadual (2009). Ingressou no campeonato mato-grossense, em 2004, a convite da Federação local e é um time de associação, portanto sem fins lucrativos.


Atlético Roraima
Entra na Copa do Brasil já sob protesto da sua torcida. A ira da galera faz sentido, pois os dirigentes “alugaram” a marca do clube para o Esporte Clube 2014, do Rio Grande do Sul. Em tom de ironia, torcedores do clube roraimense veicularam na internet a descrição “torcida desorganizada” e com “anúncios classificados” negociando o Atlético Roraima.


Brasília
Um dos mais antigos clubes do Distrito Federal em atividade, fundado em 1975 e “papão” de títulos distritais nos anos 1970 e 1980. Em pouco mais de 30 anos, já passou por quatro “plásticas” tendo três escudos até chegar ao atual.


São José
Já conta em seu currículo com duas participações em Copa do Brasil, sendo em ambas eliminado na primeira fase. Mesmo tendo sido fundado em 1946, só viria a conquistar títulos estaduais a partir de 1970 (tem seis conquistas no total) e faz o maior clássico do Estado com o rival Ypiranga.


Chapecoense
Três vezes campeão catarinense (1977, 1996 e 2007), em 2003, por causa de dívidas, fechou uma parceria que a obrigou mudar de nome para Associação Chapecoense Kindermann/Mastervet (mas quatro anos depois voltaria às suas origens). Obteve destaque nacional em 2009 ao conseguir uma das quatro vagas da primeira edição da Série D para a C em 2010.

Nacional
O “mais famoso” entre os rivais dos Segundões na primeira fase desta Copa do Brasil. É um dos maiores detentores de títulos Estaduais do Brasil, com 40 conquistas do campeonato Amazonense. Já participou de 14 edições do Campeonato Brasileiro (em boa parte quando ainda era disputado em uma só divisão) e vai para a 13.a presença na Copa do Brasil.