quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

AÇÃO ENTRE AMIGOS

Na última quarta-feira este blogueiro visitou um contemporâneo de universidade. Foi uma tarde em alto e grande estilo com Emildo Coutinho (jornalista, fotógrafo e professor de inglês) e a pauta foi desde os áureos tempos de curso de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (a nossa UEPG), no final dos anos 1980, passando pelos colegas, mercado de trabalho e sem esquecer das referências de literatura e cinema. Em meio a tanta turbulência diária, rotina e reality shows, ainda é possível encontrar tempo para um bate-papo qualificado. O bom não é apenas lembrar que lá se foram pouco mais de 20 anos, mas que a amizade se preserva (e evolui) após  tanto tempo.

E POR FALAR EM "BBB" E JORNALISTAS...
... recebo um e-mail da colega Mara Cornelsen, articulista e repórter do Paranaonline. Em sua coluna desta semana, a jornalista criticou a insanidade de um "grandalhão" confinado na "casa mais famosa do Brasil" (afirmação de Pedro Bial e somente dele!) que afirmou que "o vírus HIV só é transmitido entre homossexuais". Inteligentemente, Mara disparou contra o autor da pérola e sugeriu que caso seja este "grandalhão" o ganhador do prêmio de R$ 1,5 milhão, que destine o valor para campanhas contra a Aids. Mas o pior vem agora: a colega contou ao blogueiro que recebeu vários e-mails de pessoas revoltadas com a crítica feita e alguns até a chamaram de "preconceituosa".

AH, É ASSIM?
Amiga Mara, se for assim então que me acusem de "preconceito". Estamos juntos nessa e tomara que, neste caso, haja muitos "preconceituosos" no Brasil (contra os milhões de votantes que perdem seu tempo semanalmente para eliminar um dos confinados).

LEÃO RUGE

A diretoria do Sport ameaçou e vai cumprir: no final do ano passado, dirigentes do clube pernambucano anunciaram que se a rede Globo “considerasse” o Flamengo hexacampeão brasileiro, entrariam na justiça contra a emissora. Os representantes do Sport alegam que tal menção ao time carioca ignora o título de campeão Brasileiro do Leão, em 1987 e que isso também afeta até mesmo o valor das cotas de patrocínio para o Segundão, em 2010.

FLASHBACK
O imbróglio entre rubro-negros se arrasta há mais de 20 anos, tudo por ingerência dos “homens fortes” do nosso futebol (CBF e dirigentes de clubes). Em 1987, o “Clube dos 13” promoveu a Copa União, com os chamados “16 grandes do Brasil” (módulo verde). A “segunda divisão” seria o módulo amarelo. Conhecidos os campeões e vices de cada módulo, os quatro melhores (os dois do verde e os dois do amarelo) se juntariam para que num quadrangular fosse conhecido o campeão Brasileiro daquela temporada.

FOI AÍ QUE...
... por uma falha de interpretação no regulamento, Flamengo (campeão do módulo verde/Copa União) e Internacional (vice) se recusaram a participar da fase final com Sport e Guarani, campeão e vice, respectivamente, do módulo amarelo. Devido à desistência dos rubro-negros cariocas e dos colorados, foram considerados apenas os resultados dos jogos entre os dois melhores do módulo amarelo (uma vitória do Sport e um empate), e o time pernambucano foi oficialmente reconhecido pela CBF como campeão Brasileiro de 1987.

PLIM-PLIM
A Vênus Platinada escancaradamente se acha acima do regulamento? E se fosse o contrário, o Sport seria campeão sob os olhos da Rede Globo?

MECÃO É LÍDER
Este blogueiro deixou de postar o resultado envolvendo um “Segundão”, na última quarta-feira. O América-RN goleou o Centenário, por 5 a 0, no Machadão, em Natal e assumiu provisoriamente a liderança o campeonato Potiguar, com 12 pontos. O Mecão só perde o lugar no topo se o rival ABC vencer o Assu, no final de semana.

RODADA DUPLA EM MINAS
Ipatinga e América-MG abrem a 4.a rodada, hoje à noite, no Mineirão. O Tigre (5.o lugar, 4 pontos) é o primeiro a entrar em campo, às 19h30, para jogar diante do Uberlândia. O Coelho (3.o, com 5) enfrenta o Tupi, a partir das 21h50. Qualquer um dos Segundões pode alcançar a liderança provisória do Mineiro, em caso de vitória.

DUPLA DO ABC PAULISTA EM AÇÃO
A 8.a rodada do Paulista abre com o Santo André (5.o, 12 pontos) diante do Mirassol, às 19h30, no Bruno José Daniel. O São Caetano (8.o, com 11) também joga em casa, no Anacleto Campanella, contra o Rio Branco, no mesmo horário. Os Andreenses podem chegar ao G-4 desde que, além de vencerem, Ponte Preta e Corinthians não vençam na rodada. Já o Azulão pode assumir o 4.o posto provisoriamente.

JACARÉ LIGADO
O Brasiliense jogou antecipadamente, na quarta-feira, pela abertura da 8.a rodada (vitória por 4 a 2 diante do Botafogo-DF) e fica no aguardo da rodada de carnaval. Após figurar na zona de rebaixamento, há duas rodadas conseguiu a reabilitação com duas vitórias e está na vice-liderança. A depender dos resultados, pode perder o lugar no G-4, mas sem ficar distante dos concorrentes na pontuação.