terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VALEU A PENA!

Ficar isolado na sala de estar pra assistir ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ontem, cujo entrevistado foi o Cel. João Batista Bernardes, chefe das tropas brasileiras no Haiti. Dentre as perguntas de destaque estão as do medidador Heródoto Barbeiro (sobre outra participação militar brasileira, nos anos 1960, na República Dominicana, mas que tinha um viés "político" por parte do governo ditatorial da época); da colunista Eliane Cantenhêde (do jornal Folha de São Paulo, que questionou se as tropas no Haiti estariam desguarnecendo a segurança nos morros do Rio de Janeiro e se as equipes no Haiti serviam como "treino" para futuras ocupações nas comunidades cariocas) e de Diego Escotesguy (da revista Veja, sobre quais os efetivos trabalhos das tropas, além da segurança).

NÃO VALE NADA
Esse tal de Big Brother Brasil, que desde a primeira edição é um festival de exibicionismo, intriga e afronta à inteligência do telespectador, e a cada ano "se supera" (e não é que consegue?) pela mediocridade. Pedro Bial, pra não te criticar, tenho comigo a sua imagem como correspondente internacional da rede Globo, entre o final dos anos 1980 até meados de 1990 (destaque para a Guerra do Golfo, em 1991).

VAI VALER?
Resolver as questões da prova de um concurso em que me ausentei (Trensurb, Porto Alegre, último dia 07)? Tem validade, sim. Ao menos vai servir como parâmetro para futuros exames. E se ao conferir o gabarito, houver a possibilidade de ter acertos acima da média? Vai rolar arrependimento? O blogueiro garante que não.

RETORNO
O bom filho à casa torna? E à Boa Terra? A vontade é pelo sim. Se tudo der certo na reunião...

GRANDE VALMIR
Ontem este blogueiro recebeu telefonema do comentarista esportivo Valmir Gomes. O contato é acerca de um livro que o autor deste blog revisa e reedita ao colega de profissão. Valmir é gaúcho de Porto Alegre, gremista de quatro costados, com parte de sua vida relacionada ao São José (o popular Zequinha), também da capital gaúcha. Foi atrás de uma das traves do estádio Passo da Areia que ficava a casa por onde Valmir residiu na infância. Nos anos 1960, o amigo mudou-se para Curitiba e o primeiro local em que se instalou foi na rua José Loureiro, Centro, onde hoje é uma sala comercial, defronte à sede do atual Sindicato dos Representantes Comerciais. Valmir também teve passagem pela cidade de Paranaguá e garante que seu time, no Paraná, é o Rio Branco, o Leão da Estradinha.

GRANDE VALMIR 2
Este blogueiro teve a felicidade de atuar por duas vezes ao lado de Valmir. A primeira, entre 1997 e 1999, na sucursal da Gazeta do Paraná (jornal de Cascavel), em Curitiba. Recém-formado em jornalismo, o blogueiro revisava as colunas esportivas de Valmir. Entre 2008 e 2009, o reencontro foi numa emissora de TV, na Central Nacional de Televisão (CNT). Palavra do blogueiro (usando termos desse gaúcho de primeira grandeza): "Valmir é um baita cara, um amigo de qualidade federal!".

E POR FALAR NO VALMIR?
Domingo, dia 31 de janeiro, reunião de três jornalistas (diplomados, formados, porém "conformados"), numa tarde ensolarada, num prédio no Centro Cívico, em Curitiba. O "trio" era composto por este blogueiro, além das colegas Valéria Navarro e Márcia Pflegger (e de Enzo e Luís, filhos de Valéria e Márcia, respectivamente). Em dado momento da conversa, Valmir Gomes entra na pauta. Palavras de Márcia: "o Valmir é um cara muito legal, é daqueles jornalistas amigo, gente boa e sem frescura". Ao que este blogueiro emenda: "ele não é formado, mas tem uma cultura de fazer inveja a muitos 'com canudo' e uma simplicidade para raros!".

E OS SEGUNDÕES?
Amanhã eles voltam à pauta deste blog. Vai ter rodada da Copa do Brasil. Esperar pra ver!