terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TORCEDOR LADO B!

Por que apenas musa? Pra contentar o instinto machista? Sim, as belas são colírios para os olhos, mas democratizar é verbo atuante nas arquibancadas. Se o "Caldeirão do Huck" se firma como vetor do concurso "Musa do Brasileirão", é chegada a hora de dar voz, vez e espaço para os "torcedores dos Segundões".
A proposta desse blogueiro é reunir torcedores que são referências, símbolos e amantes de seus clubes. Pode ser aquela musa que faz das cores de seu time a sua segunda pele. Pode ser o vovozinho que carrega consigo a história do seu clube tal qual uma religião. Pode ser aquele persistente que enfrenta chuva, sol, estrada e campanha ruim do time, mas jamais abandona sua paixão clubística. É você, é o seu amigo, é aquele anônimo ou a "testemunha" (que torce para um time não conceituado), mas que no próprio conceito tem orgulho de ter escolhido o seu clube para o coração bater mais forte.
CAMPANHA "TORCEDOR LADO B"
A ideia está em fase embrionária, mas alguns movimentos já foram feitos, dentre eles a escolha da cidade para o evento, a forma de escolha, a divulgação e as categorias. Este blogueiro tem em mente até alguns "escolhidos" devido a sua presença fiel ao blog e ao time do coração. Isso, porém, não significa que os "eleitos" já estejam definidos. Porque vencedor é aquele que acompanha seu time, seja como ele estiver.
AGUARDE NOVIDADES!!!

O QUE SE AVALIA NUMA INSPEÇÃO?

Frequentadores de estádios e ginásios esportivos vão a estas praças "seguros" de que a avaliação prévia dos órgãos competentes (e responsáveis) - no caso o Corpo de Bombeiros, conselhos de engenharia e federações/confederações envolvidas em determinadas competições - tenham liberado os locais cuja inspeção fora dentro dos trâmites legais. Porém, casos como os acontecidos após o jogo entre Coritiba e Fluminense, em 06 de dezembro de 2009, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela última rodada do Brasileiro da Série A e o mais recente, também na capital paranaense, num restaurante, chamam a atenção para "os critérios de inspeção".
Na partida de futebol, aproximadamente 200 torcedores invadiram o gramado a agrediam quem viam pela frente. Já no fato ocorrido no restaurante, um garoto de seis anos perdeu a vida após uma roda de moinho com peso próximo de 100 quilos - que servia como adorno de jardim - cair sobre ele.
O que espanta é a revelação dos fiscais do Corpo de Bombeiros: na checagem realizada em bares e restaurantes são avaliadas as condições das centrais de gás, cozinha, saídas de emergência e extintores. No caso de enfeites, peças decorativas ou jardins, é preciso que haja uma denúncia para aí sim ser realizada a apuração de prováveis problemas.
ELEMENTAR (E DE SE LAMENTAR)
Fica a pergunta: o torcedor/frequentador de locais públicos precisa se tornar "especialista" em segurança para se certificar de que "tudo está na mais perfeita ordem?". Pelo que consta, o público entende que se um local está liberado para uso representa que fora aprovado nos mais exigentes testes.
ATENÇÃO TORCEDOR: ao entrar em estádios e ginásios, verifique se as torneiras dos banheiros não ameaçam de alagamento o espaço frequentado; cheque se os refletores atendem as exigências do Inmetro; pesquise minuciosamente a condição de lotação máxima de arquibancadas; avalie se há objetos pontiagudos ou restos de materias de construção espalhados, bem como garrafas de vidro, pedras e peças cortantes. Do contrário, se algum conflito acontecer, ninguém vai se responsabilizar.
Por hoje basta!