terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MANCHA VERDE

Os atos violentos verificados no último domingo, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, após o empate entre Coritiba e Fluminense (1 a 1) e que resultou na queda do time Coxa Branca, remetem à reflexão: qual a garantia de segurança e conforto nas praças de esportes brasileiras?

Imaginava-se que com o rigor de alguns itens do Estatudo do Torcedor - como o de punir o clube em caso de invasão de campo ou de objetos lançados ao campo - acanhavam a algazarra por parte dos baderneiros. O mais grave foi a extensão da "batalha campal" que se tornou uma guerra nos arredores do estádio e em outros pontos da capital paranaense. O trauma foi tamanho que nesta segunda-feira, dia 07, não se via (ao menos foi o que este blogueiro constatou) uma só viva alma trajando a camisa de seu clube. Nem mesmo as chacotas dos torcedores rivais aos coritibanos pela queda eram exaltadas. Perdeu a graça! O próprio torcedor alviverde não teve sequer tempo pra se queixar. Em lugar disso, o desânimo provocado pelo terror de dezenas de insanos.

Nem vamos falar de impunidade. É urgente pensar na prevenção, nas medidas cabíveis para evitar qualquer transtorno, de não permitir que o público "realmente torcedor" se afaste dos estádios. As poucas dezenas não podem superar os milhares que discordam da barbárie e do vandalismo.

Este blog foi criado pra dar voz e vez aos clubes que são tidos como "coadjuvantes" no cenário futebolístico brasileiro, mas que merecem igual importância ao "pelotão de elite". É um processo contínuo e rotativo: hoje, alguns "pequenos" sobem, outros "grandes" caem. E é um tal de sobe-desce, o que estimula a dar atenção à "Segundona".

O título desta nota faz alusão à marca negativa deixada por alguns arruaceiros que vestiam camisas verdes. Não, eles não são torcedores do Coritiba. Mancha verde também lembra uma facção, e não uma torcida "dita" e "tida" organizada. Mancharam o espetáculo, mas não vão estragar a festa.

Com orgulho, rubro-negros do Sport, alvirrubros do Náutico, alviverdes do Coxa e alvi-azuis do Santo André, sem bem-vindos: "ão, ão, ão, segunda divisão". Plano B é tudo!!!!! E na paz!

CORITIBA E SANTO ANDRÉ: OS NOVOS SEGUNDÕES
Eles - também - voltaram: assim como Sport e Náutico, agora foi a vez de Coritiba e Santo André retornarem à Série B, após recente ascensão (a partir do sistema de pontos corridos). Ao empatar por 1 a 1 no Couto Pereira com o Fluminense, o alviverde paranaense foi rebaixado para a Série B 2010. Outra queda foi a do Santo André, que perdeu por 4 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio. O Botafogo se safou ao vencer por 2 a 1 o Palmeiras.
Assim, o mapa da Série B do próximo ano é a seguinte:
Alagoas - ASA
Bahia - Bahia
Ceará - Icasa
Distrito Federal - Brasiliense
Goiás - Vila Nova
Minas Gerais - América e Ipatinga
Paraná - Coritiba e Paraná
Pernambuco - Náutico e Sport
Rio Grande do Norte - América
Rio de Janeiro - Duque de Caxias
Santa Catarina - Figueirense
São Paulo - Bragantino, Guaratinguetá, Ponte Preta, Portuguesa, Santo André e São Caetano.

LAMENTÁVEL
Ao final do jogo entre Coritiba e Fluminense, o estádio Couto Pereira se transformou numa verdadeira praça de guerra com a invasão de campo por parte de alguns "torcedores" e agressão contra trio de arbitragem, policiais militares e torcida do Fluminense. Um segurança do time tricolor teve fratura num dos braços e um fluxo acima do normal no ambulatório do estádio. Até as 20h havia a informação de um confronto fora do Couto Pereira com um policial perdendo a vida após ser atingido por uma bala de revólver.