domingo, 29 de novembro de 2009

NÁUTICO É SEGUNDÃO EM 2010



Mais um time caiu da elite para a Série B do próximo ano. O Náutico antecipou sua queda ao ser derrotado por 5 a 3 para o Santo André, no Bruno José Daniel, no ABC paulista. O Timbú, ao lado do rival Sport, é rebaixado após ter subido em 2006. Curiosamente, os dois times de Pernambuco subiram juntos há três anos.

QUATRO POR DUAS VAGAS
Dois caem, dois se livram: entre o 15.o e 18.o, pela ordem, Fluminense, Coritiba, Botafogo e Santo André correm contra a degola. Na última rodada, no próximo dia 06, um confronto direto entre dois ameaçados (Coritiba x Fluminense), além de dois jogos dos outros ameaçados contra equipes que aspiram ao título da elite: Botafogo x Palmeiras e Internacional x Santo André.

CHANCES
Fluminense - com 45 pontos, está em 15.o, e se garante na Série A com uma simples empate. Se perder, não cai desde que o Botafogo não vença o Palmeiras.
Coritiba - fica livre se vencer o Fluminense. Pode continuar na elite com empate ou derrota se o Botafogo perder seu jogo.
Botafogo - depende apenas de si: se vencer fica na primeira divisão. Em caso de empate, vai depender do jogo entre Coritiba x Fluminense. Se perder é automaticamente rebaixado.
Santo André - precisa vencer o Internacional e torcer por derrotas de Botafogo e Coritiba.

SÉRIE C NOS OLHOS DOS OUTROS...


Na Praça Dante Alighieri, cerca de 20 torcedores grenás carregavam um caixão verde (foto: Roni Rigon/Pioneiro)

... é alegria para os rivais! Minutos após o término do jogo em que o Guarani derrotou o Juventude por 2 a 1, e que culminou com a queda do alviverde gaúcho para a Série C, grupos de torcedores do Caxias "comemoraram" em alguns pontos da cidade da Serra Gaúcha.
Segundo matéria assinada por Kelly Isis Pelisser, do jornal Pioneiro, alguns torcedores do Juventude sinalizaram protestar nas imediações do estádio Alfredo Jaconi, mas ato logo abafado após o atropelamento do torcedor Josmar Costa da Rosa, de 24 anos, que sofreu ferimentos leves.

INACREDITÁVEL!

"Não dá para acreditar que o Juventude está no fundo do poço", frase do torcedor do Juventude Igor Tcacenco Martins, 19 anos. Ele estava sentado em frente ao portão 3 do estádio Alfredo Jaconi, sozinho e de cabeça baixa, era a imagem da desolação (fonte: Pioneiro, por Kelly Isis Pelisser).

DAY AFTER
Discrição! Foi o que procuraram fazer os jogadores do Juventude tão logo chegaram em Caxias do Sul, por volta das 10h30 deste domingo. Ao chegaram de Porto Alegre, em grupos divididos em carros separados, os atletas foram a um hotel do centro de Caxias do Sul para pegar seus carros que estavam estacionados naquele local. Um funcionário do estabelecimento acredita que alguns jogadores deixem para pegar sues carros noutro dia ou que peçam para alguém fazer isso por eles. Não houve manifestação por parte de torcedores.
(informações do Pioneiro, por Siliane Vieira)

NADA A ACRESCENTAR
No site do Juventude, nenhum pronunciamento a respeito da queda para a Série C. A última atualização é da assessoria de imprensa sobre o relato do jogo em que o time perdeu para o Guarani. O texto inicia enaltecendo a garra dos atletas ("O Juventude lutou até o fim, tentou de todas as formas buscar a vitória que garantiria a permanência na Série B, mas o time acabou sendo derrotado por 2 a 1 em Campinas, pelo Guarani e está rebaixado para a Série C").
Adiante, o relato do jogo, com a sequência dos gols, e a parte final chamando para as eleições do clube ("Na próxima quinta-feira, dia 3, haverá eleição para escolha da nova diretoria, que administrará o clube em 2010. As chapas poderão ser inscritas até o dia 1º, às 18h").

FOI-SE!

Charge do Iotti, do Pioneiro, de sábado, dia do jogo "da vida" (e da morte) do Juventude. O Guarani, depois, deu um "empurrãozinho" (ou arrancou o fino galho que ainda segurava o Papo na Série B).

PARA TUDO HÁ (QUASE) JUSTIFICATIVA!
Para quem foi rebaixado à Série C, um alento. O "noticiadesegunda" não vai desamparar quem ficou por 38 rodadas sonhando com o acesso à elite, mas acabou amargando a queda para a terceira divisão do futebol brasileiro.
ABC - "primeiro rebaixado", cabe ao torcedor alvinegro escutar chacotas dos fãs do rival América, que conseguiu se safar na última rodada.
A defesa: "somos os maiores detentores de títulos estaduais e vocês (do Mecão) já estão acostumados a cair, pois foram rebaixados duas vezes da elite (1998 e 2007) e também já desceram pra terceira divisão em 2005!"
CAMPINENSE - a Raposa sentiu apenas numa temporada o gostinho da Série B. Promovidos ano passado, já retornam à Série C em 2010. O que podem dizer aos rivais do Treze?
A defesa: "ao menos nós representamos o Estado da Paraíba próximos da elite. Pior vocês que precisam lutar pra sequer chegar a disputar - e fazer feio - na Série D, a quarta divisão!".
FORTALEZA - aqui é complicado, pois além de cair, o torcedor do tricolor vai ter que aturar a gozação dos rivais do Ceará, que subiu para a Série A.
A (tentativa de) defesa: "nós estivemos na elite em 2003, 2005 e 2006, portanto adquirimos experiência na Série A. Vocês nem estão mais habituados pois desde 1993 não sabem o que é atuar lá em cima, ou seja, o Brasil ainda era tri e o Plano Real nem existia!".
JUVENTUDE - o mais "recente" rebaixado, vai precisar encarar os eternos rivais do Caxias.
A defesa: "estão comemorando o quê? Quando vocês caíram? Aliás, só sabem cair porque quando sobem é em regulamento que favorece não apenas o campeão. O Juventude é mesmo a alegria dos grenás, pois só sabem comemorar quando nós alviverdes vamos mal! Finalmente estão aliviados após 13 anos nos apreciando na primeira divisão e outros dois acima de vocês, mesmo pela Série B!"