sábado, 7 de novembro de 2009

VASCO DE PRIMEIRA

Tudo como o previsto. O Vasco passou pelo Juventude por 2 a 1 na tarde quente deste sábado, com o recorde de público das quatro divisões do Brasileiro 2009. Com público de 78.609 pagantes, superou o Fla-Flu (Série A) que detinha a melhor marca com 78.409. O público total da festa vascaína foi de 81.904 torcedores.
Adriano aos 28 do primeiro tempo iniciou a ascensão do Vasco; na segunda etapa o Juventude empatou com Irineu aos 17, mas aos 23 Carlos Alberto, de pênalti, colocou o Cruz de Malta na frente.
A nota do jogo foi a expulsão do goleiro Juninho, do Juventude, no lance da penalidade máxima que obrigou a substituição por um jogador de linha. Isso porque o técnico Ivo Wortmann já havia feito as três substituições e o atacante Mendes foi defender no gol. O jogador havia entrado aos 15 minutos do segundo tempo.
Até aqui, em 34 jogos, o time da Colina conquistou 70 pontos, venceu em 20 oportunidades, empatou dez vezes, e saiu derrotado em quatro ocasiões. Marcou 55 gols e levou 25 , o que rende um aproveitamento de 69%.
Mais informações da campanha vascaína e detalhes dos jogos deste sábado na seqüência. Outros resultados: Paraná 1 x 1 Duque de Caxias; Atlético-GO 4 x1 Guarani.

VASCOOOOO!!!!!

Uma vitória. Só isso. O jogo é em casa, com apoio da torcida. O adversário é umdesesperado pra fugir do rebaixamento. Elementos que endossam a certeza de que o Vasco é favoritíssimo nesta tarde contra o Juventude, no Maracanã com esperados 80 mil vascaínos.
Os “acasos” do futebol podem adiar a festa do time da Colina. Mas dificilmente impedir o retorno do Cruz de Malta para a Série A em 2010. Seja hoje, ou nas próximas rodadas, a confirmação da volta do Vasco para a elite do futebol brasileiro,vai marcar a força da Série B e mostrar seu valor e respeito no calendário do futebol brasileiro.
As “viradas de mesa” que há alguns anos “impediam” a queda de um “grande” para a “segunda divisão”, hoje são cenas nada memoráveis de um passado de armações, manobras e favorecimentos.
Parabéns Vasco, pela dignidade em reconhecer os próprios erros, em assumir sua grandeza ao cair um nível do Campeonato Brasileiro,e em se fortalecer, dar a volta por cima e elevar a importância da “Série B”.

O QUE O VASCO TEM?
Um probleminha: o zagueiro Titi está com amigdalite o que pode tirá-lo da “decisão”. O técnico Dorival Júnior tem como opção Rafael Morisco, fazendo companhia a Fernando na retaguarda.
Uma troca: Alex Teixeira vai para o banco e cede lugar para Allan
Um retorno: liberado pelo departamento médico, Ramon volta à lateral-esquerda na condição de titular.

O QUE O JUVENTUDE QUER?
Mais do que “estragar a festa” do Vasco, o alviverde precisa se livrar do fantasma do rebaixamento. Dois resultados desta 34.a rodada ajudaram o time mesmo sem ter entrado em campo: a derrota do Brasiliense (0 a 2 para a Ponte Preta) e o empate entre Bahia e Fortaleza (2 a 2).
Em 15º na classificação, o time gaúcho tenta fugir cada vez mais da zona do rebaixamento. Apenas quatro pontos separam a equipe do América-RN, primeiro da 'turma da degola'.
Quatro jogadores retornam ao elenco (meia Zezinho, lateral Bruno Telles e dos volantes Xavier e Leanderson).

FIGUEIRA INFLAMA O G-4
Aconteceu o esperado: em casa, o Figueirense cumpriu seu dever e derrotou o Campinense por 3 a 1, no Orlando Scarpelli. Fernandes, aos 4 minutos do primeiro tempo; no segundo tempo novamente Fernandes, aos 4 e Rafael Coelho, aos 10 marcaram os gols do Figueira, Marcelinho Henrique, aos 36min diminuiu para a Raposa.

O FIGUEIRA “DORMIU” NO G-4. PODE CONTINUAR?
Com 57 pontos e 18 vitórias, o time de Santa Catarina aguarda a partida entre Atlético-GO e Guarani, neste sábado, no Serra Dourada, para saber se sustentará a quarta colocação. Caso o time goiano não triunfe, a equipe de Florianópolis termina a rodada dentro do G-4. Mesmo com o empate, o time goiano ficaria com os mesmos pontos, mas atrás do Figueirense em função do número de vitórias (17), assim como a Portuguesa.

CAMPINENSE COM "C" DE SÉRIE C?
Está em penúltimo, com 33 pontos e a seis do primeiro fora da ZR, o Bahia (39 pontos). Restam quatro jogos para a Raposa. O ritmo cardíaco está cada vez mais descompassado.

SÓ POR QUE SÃO TRICOLORES E NORDESTINOS?
E só porque também têm as mesmas tonalidades (azul, branco e vermelho), juntos já caíram da elite para a Série B (2003) e por agora lutarem contra a “terceirona” é que precisavam ser iguais também em campo?
Ruim pros dois. Se para o Bahia o empate por 2 a 2, nesta sexta-feira, em Pituaçú, foi prejudicial por ter perdido dois pontos em casa (e para um concorrente direto), o Fortaleza também não tem muito o que comemorar. O Leão esteve duas vezes à frente do placar e segue na área da degola, em 18.o.
Rogerinho colocou os visitantes na frente, aos 8 minutos de jogo. Aos 25 Jael empatou. No segundo tempo, Marcelo Nicácio aos 8 fez 2 a 1 para o Fortaleza, mas o Bahia empatou novamente com Juliano, aos 29.
Os destaques de um jogo com resultado “tétrico” para os dois lados foram o público (31.146 pagantes) e as cinco bolas na trave (quatro para o Bahia e uma para o Fortaleza). Mas público e bola na trave não ganham jogo e nem alteram o placar.

QUER CASAR COMIGO?
São Caetano e Ipatinga empataram por 0 a 0, no Anacleto Campanella, resultado que tira qualquer matemática para o Azulão sonhar com o acesso e ainda deixa o time mineiro sob ameaça de rebaixamento.
Ninguém casou resultado e, pior, continua em litígio contra suas próprias pretensões na classificação. Pra temperar um jogo “aguado” e de placar “nhém, nhém, nhém!”, um fato inusitado chamou a atenção dos 867 torcedores presentes: um dos participantes do “desafio Azulão” (tentativa de colocar a bola na rede, chutando-a do meio campo), Eduardo (sobrenome não divulgado), acertou o gol e comemorou pedindo sua noiva Camila em casamento. Juntos há seis anos, os dois tiveram direito a aliança e beijo e, claro, aplausos dos torcedores.

O JOGO QUE VALE O ÁPICE
Dragão e Bugre em ponto de bala: o Atlético-GO recebe o Guarani no Serra Dourada. O time goiano está com 56 pontos e precisa vencer para voltar ao G-4. Sua vida complicou após ser goleado na 33.a rodada pelo Duque de Caxias (1 a 5) e ainda ter assistido a reação de Figueirense (4.o) e Portuguesa (5.o), ambos com 57 pontos, nas duas últimas rodadas. Para o alviverde campineiro, 62 pontos, um empate já o reconduz à vice-liderança. Mas uma derrota o faria parar para pensar e olhar para o trio “Dragão, Figueira e Lusa”.

O JOGO QUE VALE A VIDA
O Mecão recebe o Colorado Goiano, no jogo da noite, às 21h, no Machadão, em Natal. O América-RN pode sair da ZR e deixar o lugar para o Bahia se vencer o Vila Nova. Os goianos nem caem nem sobem.

O JOGO QUE VALE O QUÊ?
Cumprimento do protocolo, talvez! Nada mais do que isso para Paraná e Duque de Caxias, a partir das 16h10, no Durival de Britto, em Curitiba. O tricolor é 10º com 46 pontos, enquanto os fluminenses em 12.o têm 43.