segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TORCEDORES DE PRIMEIRA? EM QUAL PLANETA?

Abominável. O blogueiro abre exceção no espaço para falar de incidentes de um jogo da Série A (clássico Atle-Tiba, disputado em Curitiba neste domingo, no estádio Couto Pereira, pela 31.a rodada, com vitória do Coritiba por 3 a 2 sobre o Atlético-PR), para postar uma atitude de segunda (de pseudotorcedores).
As duas matérias a seguir são do portal Paraná-online (www.parana-online.com.br). Melhor nem comentar.

26/10/2009 às 17:18:30 - Atualizado em 26/10/2009 às 19:03:55

MORRE ATLETICANO ATROPELADO POR TORCEDOR EMBRIAGADO DO CORITIBA

Rodrigo Feres

O torcedor do Atlético, João Henrique Mendes Xavier Vianna, de 21 anos, que foi atropelado ontem por um torcedor do Coritiba, estava internado em estado grave no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, mas não resistiu e faleceu no fim da tarde de hoje. Uma amiga da família confirmou que João teve morte cerebral.
Após o jogo Atletiba de ontem, inúmeros delitos foram cometidos pelas duas torcidas na capital paranaense. Ônibus e veículos foram apedrejados, terminais foram danificados, houve confronto com a polícia, mas um dos casos mais graves foi o atropelamento.
Entenda o caso
Dois torcedores do Atlético passavam a pé pelo cruzamento das Ruas Desembargador Westphalen com a Engenheiro Rebouças, no Bairro Rebouças. Na região, segundo a polícia, carros do Coritiba estavam sendo apedrejados por torcedores atleticanos e João Henrique Mendes Xavier Vianna, de 21 anos, e André da Silva Zerbinatti, de 22, foram atropelados por um torcedor que furou o sinal vermelho. O carro, um Celta de placa AMP-7405, estava ocupado por quatro torcedores do Coritiba e o condutor foi identificado como Cristofer Martins Fernandes
Após o acidente, o motorista fugiu do local e foi localizado pela polícia na Rua Chile. O condutor se encontra preso na Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran). Segundo o BpTran, a polícia o prendeu por embriaguez ao volante. "Ele apresentava estes sintomas e se recusou a fazer o bafômetro. Testemunhas o identificaram como sendo o responsável pelo atropelamento", relatou.
O Siate foi chamado e André, com ferimentos generalizados, foi levado para o Hospital Evangélico, mas no momento está bem. Por outro lado, João foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital do Trabalhador. O rapaz estava em estado grave e era acompanhado pela Neurologia, mas infelizmente veio a falecer.
Uma amiga da família de João, que não quis se identificar, disse que Cristofer poderia estar embriagado. "A suspeita é essa porque ele não quis fazer o bafômetro. O João tinha poucas chances de vida e a situação dele era muito delicada. Ele inclusive passou por uma cirurgia na noite de ontem. Espero que a justiça prevaleça", relatou.
O outro garoto envolvido no acidente, André, disse em entrevista à Rádio CBN, que havia uma confusão na área e talvez devido ao apedrejamento, Cristofer tenha disparado e atropelado os rapazes.

VÃNDALOS DESTROEM 28 ÔNIBUS NO DOMINGO DE CLÁSSICO ATLE-TIBA

26/10/2009 às 13:13:24 - Atualizado em 26/10/2009 às 17:42:29

Da Redação

O maior clássico do futebol paranaense, o Atletiba, mais uma vez também foi marcado por vandalismo contra o transporte coletivo de Curitiba.

Segundo a Urbs (Urbanização de Curitiba S.A), 28 ônibus foram depredados ontem, no dia do jogo. Estima-se que o prejuízo seja de R$ 6.300, fora a mão-de-obra. Ainda não há estimativa de danos em estações-tubo, terminais e no mobiliário urbano (pontos de ônibus).

Devido aos danos, os veículos danificados tiveram que ser retirados de circulação. Veículos reserva circularam hoje, mas esse tipo de vandalismo acaba sendo pago pela própria população no valor da tarifa. Dentre os 28 ônibus depredados, os quatro em pior estado foram expostos na Praça Rui Barbosa, para alertar a população sobre o vandalismo.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba, só em 2009 o vandalismo nos veículos de transporte coletivo já gerou um rombo de R$ 300 mil. Apenas em dias de jogos de futebol, já foram depredados 150 ônibus.

QUER MAIS?

Saldo do Atletiba: 28 ônibus depredados na capital paranaense
(foto: Daniel Caron, Paranaonline)

SATISFEITOS?
Os (ir)responsáveis por mais uma baderna riem da nossa cara de otários. O saldo de seus atos comprometem os cofres públicos, o bolso do cidadão, prejudicam o fluxo do transporte coletivo e assustam a população que não pode mais ter lazer (dentro ou fora do estádio). E uma vida de perdeu.