sábado, 24 de outubro de 2009

ENTRE OS PERDIDOS NA NOITE, MELHOR PARA O JUVENTUDE

O alviverde gaúcho se deu bem no confronto fora de casa com o Ipatinga. Venceu o time mineiro por 1 a 0 e se distanciou da ZR. O único gol da partida foi anotado por Walker, aos 23 do segundo tempo.
Com este resultado, o Juventude assume a 13.a posição, com 40 pontos. Com mesma pontuação, mas em 15.o por perder no número de vitórias (10 contra 11 dos gaúchos), o Ipatinga começa a se preocupar com o risco de descenso. A diferença em relação ao "primeiro da lista do caos", o Bahia, é de cinco pontos, mas por restarem seis rodadas cada ponto conquistado (ou desperdiçado) vai fazer extrema diferença.

VASCO DE PRIMEIRA


Comemoração de Fagner (esq) do primeiro gol contra o Bahia (foto: UOL/Rio de Janeiro)
A matemática “quase” confirma, mas a levar em conta o rendimento do time em campo e da distância em relação ao 5.o colocado, a torcida vascaína já tem direito de comemorar a volta à Série A.
No palco apropriado para a festa do futebol, o Maracanã, o líder (agora com 66 pontos) passou pelo Bahia por 2 a 1. Fágner no primeiro tempo e Élton na segunda etapa marcaram para o Vasco, enquanto Paulo Isidoro diminuiu para o Bahia. Perto de 50 mil torcedores assistiram ao “prévio retorno” do Vascão (49.990 pagantes).
Com vantagem de 15 pontos sobre os dois times que dividem o 5.o posto (Figueirense e Portuguesa), o time de São Januário pode perder cinco de seus seis jogos restantes e ainda ver seus concorrentes vencerem todos os compromissos pra ter sua vaga ameaçada. É questão de pontos (ou de rodadas). O Vasco de Roberto Dinamite, de rebaixado de Eurico Miranda, retorna ao lugar que merece no futebol brasileiro.

RODADA PRO E PRÓ DRAGÃO

O Atlético-GO também tem muito o que comemorar. Passou e passeou em cima do Brasiliense na sexta-feira (5 a 1) e viu seus perseguidores perderem (Figueirense levou de 2 a 1 da Ponte Preta; Portuguesa foi amassada por 4 a 0 pelo América-RN).
Em quarto, com 56 pontos, abre cinco pontos em relação ao Figueira e Lusa (ambos com 5). O Dragão acendeu e tá com “todo fogo” pra subir para a elite.

MAGRO, MAS CONSISTENTE
Guarani e Ceará, em casa, passaram por 1 a 0 diante de ABC e Duque de Caxias, respectivamente. Placar mínimo, mas suficiente para que o Bugre se mantenha na vice-liderança (62 pontos) e o Vovô chegue junto em 3.o (59). Falta pouco para os dois garantirem o acesso.

TOMBO!
Figueirense e Portuguesa não poderiam ter rodada tão trágica. Os dois podem se considerar autodestruidores pois o Figueira perdeu em casa para a Ponte Preta (1 a 2) e a Lusa foi esmagada pelo desesperado América-RN, em Natal (0 a 4). Com 51 pontos, o sonho da primeira divisão para catarinenses e lusitanos está mais difícil.

AZULÃO MANCHOU
Só uma combinação com muito contorcionismo para salvar o São Caetano. O time saiu na frente do placar, mas permtiu a virada do Paraná (1 a 2). Tanto Azulão como o Tricolor somam 45 pontos. Na mesma para ambos. É cumprir tabela!

SÉRIE C À VISTA
Além de ABC e Bahia terem perdido na rodada (e complicando suas vidas mofando na ZR), outros dois que se fixam no caos também não fizeram sua parte. O Fortaleza levou de 4 a 1 do Bragantino, na sexta-feira, e o Campinense, no sábado, parecia respirar ao abrir 2 a 0, no primeiro tempo. E parece ter deixado o ânimo nos vestiários permitindo que o Vila Nova virasse pra 3 a 2.

DAQUI A POUCO
Às 21h Ipatinga e Juventude fecham a 32.a rodada, no Ipatingão. Quase nada muda na vida do time do interior mineiro, que com 40 pontos tem como destino a posição intermediária na classificação final. Para o Juventude, uma vitória representa se distanciar da turma que luta contra o descenso (atualmente é o 15.o, com 37 pontos).