sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MATEMÁTICA PARA JAQUE!

Ela é torcedora paranista, jovem inteligente e namorada de meu ex-aluno José Diniz (outro gente fina da melhor qualidade). Jaque Hauki me escreveu pra saber dos números que poderiam ainda "colocar" o "seu" Paraná na Série A 2010.
Querida Jaque, os números não ajudam! Ou melhor, o tricolor bem que poderia ter contribuído para si mesmo ao longo da competição (não tivesse bobeado ao perder jogos disputados em casa para Bahia e ABC, que hoje lutam pra não cair.
Atualmente em 10.o lugar com 42 pontos, o tricolor da Vila Capanema vê a sua frente o quarto colocado ("último posto" a obter acesso), o Atlético-GO, com 53 pontos. E no meio do caminho há "várias pedras" (além do Dragão, os "ainda na luta" Figueirense e Portuguesa, ambos com 51, além dos "sonhadores" Ponte Preta, São Caetano e Bragantino).

PALAVRA DE ESPECIALISTA
De acordo com o site Infobola, do professor Tristão, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o Paraná está com "traço" em termos de chances de subir. Mas os cálculos e projeções, como o próprio professor assinala, podem ser desmentidos pela realidade. Em sendo assim, o Paraná "pode subir" desde que vença todos os seus próximos sete compromissos (e levando em conta que tem pela frente dois concorrentes diretos: São Caetano e Bragantino).
Tomando por base as edições de 2006 (quando a Série B começou a ser disputada nos moldes atuais por 20 equipes e em pontos corridos), a média para se obter a quarta vaga foi de 61 pontos. Seguindo essa marca, os paranistas conseguiriam voltar à Série A se vencerem os sete jogos que lhe restam, pois somariam 63 pontos. Mas isso também dependeria de uma ginástica de resultados de suas outras "seis pedras" no caminho.

"MENO MALE, JAQUE!"
Se olhando para cima a esperança da internauta/amiga/torcedora é ínfima, ao observar a parte de baixo da classificação a paranista pode se considerar aliviada. Pelas contas do Infobola, o Paraná tem apenas 1% de chances de ser rebaixado.
E pela média das edições entre 2006 e 2008, a base de pontuação para fugir da Série C é de 46 pontos. Uma simples vitória e um mero empate definitivamente tiram o tricolor do sufoco!

QUEM DISSE O QUÊ?
A explicação para a amiga Jaque comprova para os "defensores da volta so sistema mata-mata" (ou seja, o "fim dos pontos corridos") que cada jogo num regulamento como o atual (tanto para a Séries A e B) é, sim, uma decisão. Os 38 jogos são importantes (ou fatais) para cada um dos participantes. E isso vale tanto para o título, conquista de uma classificação e/ou fuga do rebaixamento.