sábado, 10 de outubro de 2009

SEXTA DE GOLS!

Os quatro jogos desta sexta-feira alimentaram a média de gols da 29.a rodada. Se nos dois jogas da abertura, na terça-feira, 06, cinco gols em dois jogos deram a marca de 2,5 por partida, a média deu um salto que pode fechar a rodada com uma das melhores em bolas nas redes.
Foram 17 gols em quatro confrontos (4,25/jogo) e no total dos seis jogos, média de 3,66 (22 tentos em seis partidas).

ALÍVIO, ALERTA, REAÇÃO & CRISES
Ufa! – para o Paraná que se distanciou da zona de rebaixamento ao derrotar o Atlético-GO por 2 a 1, no Durival de Britto, em Curitiba. A vitória não só deu um alento ao grupo paranista bem como tirou o estigma de não obter bons resultados em casa (o time estava há três rodadas sem vencer em seus domínios).
Sinal ligado! – o Atlético-GO, por sua vez, vê ameaçado o seu lugar no G-4. Sem pontuar, o Dragão fica com 50 pontos e apenas dois à frente do Figueirense (5.o) que encara o Fortaleza, no Castelão, hoje à tarde. Uma vitória do Figueira é fatal para o rubro-negro.
Reação! – em campo e na tábua de classificação para o Duque de Caxias, que virou pra cima do Ipatinga, por 3 a 1. Sob risco de ameaça na ZR, o time fluminense se afasta do perigo momentaneamente.
Crises! - vida bandida para Bahia, ABC e América-RN. O tricolor baiano e o Mecão empataram por 3 a 3, em Salvador (resultado menos ruim para o time potiguar, que empatou fora após estar perdendo por 3 a 1 até os 30 minutos do segundo tempo)). O Bahia sai da ZR, mas ainda corre risco. O América-RN segue no caos. Já o ABC, derrotado em casa pelo Ceará (1 a 3), vê cada vez mais perto a Série C em 2010.
Outro ufa! – desta vez para quem está lá em cima. O Ceará após passar pelo ABC (3 a 1), fora de casa, fica mais próximo dos líderes Vasco e Guarani, quase se garante na Série A 2010 e se dá ao luxo de sonhar com o título da “Segundona” deste ano.

E HOJE?
Jogos das 16h10 (com TV para praças locais)
Ponte Preta x Vasco
Brasiliense x Guarani
Fortaleza x Figueirense

E pra terminar, às 21h
Juventude x Campinense

O QUE PODE ACONTECER?
Garantia e distanciamento! – Se Vasco e Guarani vencerem seus compromissos, praticamente selam a ida para o Brasileirão do próximo ano. Um tropeço de qualquer um deles alimenta a expectativa do Ceará também brigar pela taça.
Banho-maria! – é a vida da Ponte Preta, que matematicamente (mas na casa de 1%) até pode subir, mas a realidade mostra que a Macaca já está na base do “feliz 2010”. Menos mal que também não corre risco de rebaixamento.

Glup! – o Brasiliense que já esteve no G-4, perdeu o ritmo, patinou na área intermediária e agora olha para o que acontece lá embaixo. Uma derrota o leva à crise pois começa a ser “assediado” pela turma do caos. Se vencer, respira e vai fazer companhia à vida “morna” da Ponte Preta.

Arrebenta ou se arrebenta! – caso oposto entre Fortaleza e Figueirense, num dos pegas mais esperados da 29.a rodada. O tricolor entra com tudo pra vencer, sair da ZR e empurrar o Bahia para o desespero. Ou tropeça e daí perde o oxigênio pra recuperação. O Figueira tem a chance de desbancar o Atlético-GO e ficar entre os quatro melhores. Mesmo perdendo ou empatando, ainda vai aparecer como favorito a subir. Está com a faca e o queijo nas mãos.

O precipício é logo ali! – o encontro da noite que fecha a rodada coloca frente a frente um Juventude louco pra ficar longe da ZR e um Campinense afoito pra deixar a lanterna ou para Fortaleza ou para o América-RN. Quem vencer recupera o otimismo. Empate, melhor nem dizer...

PAUSA
Este blogueiro vai "dar um tempo" neste feriadão. Por motivos de viagem (movida a amor) este que vos escreve ficará por quatro dias em Porto Alegre, naquela que é uma das suas maiores e melhores conquistas: Anna! Futebol, só se "aparecer" de surpresa à minha frente. Um blogueiro de "segunda" com uma mulher de primeira. Retorno à ativa dia 13, já para acompanhar a 30.a rodada e os dois jogos que abrem mais uma volta da competição. Bom feriado a todos, feliz Dia das Crianças e também reverências aos católicos por Nossa Senhora Aparecida. E salve os 100 anos do Coritiba Foot Ball Club, centenário a ser comemorado também no dia 12.