segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ÚLTIMO SUSPIRO

A 29.a rodada abre com a esperança de aproximação do G-4. Os sonhadores são Portuguesa (6.o lugar, 44 pontos) e São Caetano (7.o, 41) que se enfrentam às 21h, no Canindé.
A Lusa vem de uma vitória fora de casa (2 a 0, Paraná) e mais três pontos hoje à noite o aproxima do Ceará (4.o, 50) O Azulão vem de uma derrota no último jogo (0 a 2, Atlético-GO) e se vencer ganha oxigênio para lutar pelo acesso nas últimas dez rodadas.
No outro jogo da noite, dois “intermediários” que mesmo distantes da ameaça de queda, ainda precisam de bons resultados para não ver a ZR se aproximar. O Vila Nova (11.o, 36) enfrenta o Bragantino (10.o, 37), no Serra Dourada, às 21h, e ambos vêm de um empate da rodada anterior. Quem vencer, pouco tem a aspirar na competição, mas o derrotado vai precisar de novos esforços para não ser perseguido pelo fantasma do rebaixamento.

ESPECIALISTA APONTA RUMOS DA SÉRIE B

A dez rodadas do final, Série B tem G-4 quase definido, aponta matemático
Do UOL Esporte
Em São Paulo

Faltando somente dez rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro, o grupo do acesso, o chamado G-4, está quase definido. Segundo as estatísticas do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, Vasco da Gama, Guarani, Atlético-GO e Ceará estão com os seus lugares praticamente assegurados na elite do futebol brasileiro do ano que vem.
Mesmo depois da derrota para o Figueirense e do empate com o Bragantino, nas duas últimas rodadas, o time de São Januário está a 2% da Série A de 2010. Para o técnico Dorival Júnior, 64 pontos já seriam o suficiente para garantir o acesso vascaíno, mas o matemático garante que a vaga só virá caso a equipe atinja 70.
No entanto, na primeira colocação, com 56, os cariocas contam com um aproveitamento de 67%, índice bem superior aos de Grêmio Barueri e Vitória, que chegaram em quarto lugar com 55% e 51%, respectivamente, nas suas campanhas de acesso nos anos de 2008 e 2007.
A matemática aponta ainda que o grupo dos quatro primeiros colocados não deve ser alterado até o dia 28 de novembro, data da última rodada da Segundona de 2009. Apesar do desastroso empate com o Vila Nova, em casa, neste sábado, o Guarani chegou 53 pontos e agora soma 89% de chances de garantir o acesso.
Empatados com 50 pontos, Atlético-GO e Ceará também empatam na possibilidade de subirem de divisão. De acordo com o especialista, goianos e cearenses estão 67% garantidos na Série A do ano que vem.
Buscando desmentir a matemática dentro de campo, Figueirense, com 58%, Portuguesa, com 13%, e São Caetano, com 6%, ainda lutam para obter uma vaga no seleto grupo. Já Ponte Preta e Ipatinga, com apenas 1% de chances, precisarão de uma combinação de resultados muito favorável para que o acesso não fique apenas no sonho.
Um pouco mais "embolada", a zona do rebaixamento também já tem os seus times definidos, segundo Tristão Garcia.
Com 45 pontos funcionando como nota de corte, já que esta foi a pontuação máxima dos rebaixados dos últimos dois anos, cinco equipes nordestinas tentam se livrar da queda para a Terceirona.
O lanterna Campinense, com 27, lidera o ranking dos prováveis clubes que farão parte da zona do descenso ao final desta Série B, com 79% de risco de rebaixamento. O time paraibano é seguido pelo América-RN, com 73%, Fortaleza, 67%, e Bahia, com 52%.
Com o mesmo número de pontos dos baianos, 31, mas fora da zona do rebaixamento, o ABC também está nesta briga, com 47% de chances de cair. Com três pontos a mais, Duque de Caxias e Juventude ainda correm risco, com 20% e 18%, respectivamente.

QUEM MAIS SUBIU E MAIS CAIU ULTIMAMENTE
Sobe: Figueirense - Catarinenses emplacaram uma sequência de quatro vitórias seguidas e voltaram a brigar por uma vaga no G-4. Time está na quinta posição, com 48 pontos, dois a menos do que o quarto colocado Ceará
Desce: Bahia -
Há sete rodadas sem saber o que é vencer, equipe baiana caíu para a zona do rebaixamento. Time está sob o comando do quarto técnico na competição.

REVIRAVOLTA?

* Extraído do Justiça Desportiva (www.justicadesportiva.com.br)

Por Patrícia Esteves (postado no portal às 07h30)


Depois de julgamento realizado no dia 26 de setembro, o zagueiro Cláudio Luiz, atualmente no Náutico, foi absolvido da acusação de doping da época em que ainda atuava pelo Brasiliense, que acabou perdendo os três pontos pela vitória sobre o Juventude, em que o jogador atuou dopado. Preocupado com sua situação, na próxima quinta-feira, dia 8 de outubro, o Brasiliense volta a ser julgado, após recorrer da decisão do STJD, para tentar obter de volta os três preciosos pontos. O julgamento acontece a partir das 13h30.
Com a perda dos pontos, o Brasiliense, que ocupava a décima posição na classificação da Série B, com 37 pontos, quando foi julgado passou a ocupar o décimo quarto lugar, com 34 pontos. Em contrapartida, o Juventude não fica com os pontos do confronto. No entanto, ao fim da 28ª rodada, após empatar com o Duque de Caxias em 0 a 0, o time candango passou a figurar na 12ª colocação, com um ponto a mais.
Recuperando os pontos, o time candango ganhará duas posições e com 38 pontos passará para a décima colocação, permanecendo com chances de chegar ao G-4, que ainda está um pouco distante.
Entenda o caso
O clube respondeu ao artigo 244, § 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Ser flagrado, comprovadamente dopado, dentro ou fora da partida, prova ou equivalente - Se comprovada a participação direta da entidade desportiva a que pertença, o atleta, será ela punida com a perda de pontos, eventualmente obtidos na partida, prova ou equivalente, além de, no caso de desporto profissional, multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil e perda de sua parte na renda em favor do adversário, se houver). O clube candango foi punido com a perda dos pontos e ainda foi multado, mas ao menos não perdeu sua parte da renda em favor do Juventude.

NÚMEROS DE SEGUNDA

Segunda-feira e o Notícia de Segunda" chega com os números da "Segundona". São os placares acontecidos e o que os clubes andaram fazendo por aí.

Em 280 rodadas (280 jogos), os resultados e agora com porcentual de participação. Como novidade, o primeiro empate por 4 a 4, na 28.a rodada, entre América-RN e Campinense.
2x1: (57) (20,35%)
1x0: (51) (18,21%)
2x0: (32) (11,42%)
1x1: (21) (7,5%)
3x1: (20) (7,14%)
3x0: (19) (6,78%)
0x0: (19) (6,78%)
2x2: (14) (5,0%)
3x2: (12) (4,28%)
4x1: (10) (3,57%)
4x0: (8) (2,85%)
3x3: (4) (1,42%)
4x2: (4) (1,42%)
5x1: (3) (1,07%)
4x3: (2) (0,71%)
5x2: (2) (0,71%)
4x4 : (1) (0,35%)
5x0: (1) (0,35%)


SEM FICAR NO ZERO
Pode até empatar, mas sem mexer no marcador não vale. Para ABC, Atlético-GO, Campinense e Figueirense “zero a zero” não é com o quarteto que em 28 jogos tiveram as redes balançadas em seus jogos. Pouco importa o resultado: perdeu, ganhou ou empatou, tem que ter grito de gol!

PARTICIPAÇÃO
Dos quatro “carimbados e carimbadores”, o Atlético-GO tem a marca de quatro empates por 2 a 2. Já o Campinense protagonizou o placar de igualdade com maior número de gols: 4 a 4 com o América-RN, na 28.a rodada.

VAZIO É COM O VASCO
Em compensação, o líder acumula seus pontinhos se segurando nos empates sem gols. O time de São Januário é o recordista com cinco 0 a 0.

ISOLADO
É só do Brasiliense.. a marca negativa do placar mínimo. Antes dividindo a “liderança” dos derrotados por 0 a 1 com o São Caetano, o Jacaré agora é o maior perdedor com este placar (seis vezes).

MAS O VASCÃO TAMBÉM SE GARANTE
O time cruzmaltino “compensa” seu recorde sem balançar as redes com outra boa marca: é o detentor da maior marca das vitórias por 1 a 0, ao lado de Guarani e Vila Nova.

CAMPINENSE NÃO ESTÁ SÓ!
A Raposa tem agora a companhia de América-RN, Atlético-GO, e Bahia entre os derrotados por 1 a 2. Agora tem com quem se lamentar!

ABC TAMBÉM NÃO ESTÁ SOZINHO
Aqui a companhia é para uma derrota humilhante: 0 a 4. O time potiguar ganha a companhia do Paraná, que por duas vezes também levou de quatro (e não marcou nenhum).

BUGRE: SIMPLES E OBJETIVO
O 2 a 1 é a marca que garante 21 pontos ao Guarani. Por sete vezes o alviverde de Campinas superou os rivais.

NOVOS RECORDISTAS NO 3 a 2
Bragantino e Brasiliense alcançam pela segunda vez a vitória por este placar. Ficam ao lado de Atletico-GO, Fortaleza e Guarani.

GOL "NÃO É TUDO"
Vasco e Campinense fizeram 42 cada um. Nenhum alarde não fosse o fato do time cruz maltino ser o líder e os paraibanos segurarem a lanterna. O melhor ataque da competição é do Atlético-GO, com 54 bolas nas redes dos rivais.

SEM GÁS
ABC e Vila Nova marcaram menos vezes: 27 cada um.

AH, ENTENDI!!!
Se Vasco e Campinense se igualm nos gols anotados, a discrepância nos gols sofridos justifica os extremos na classificação. O líder levou apenas 18 gols (0,64 por partida) enquanto o lanterna foi buscar a bola na rede em 60 ocasiões (2,14 gols por jogo).