sábado, 19 de setembro de 2009

JOGO DA NOITE (OU DA MADRUGADA?)

Três apagões nos refletores da Arena Barueri “roubaram a cena” do jogo entre Portuguesa e Ipatinga , em Barueri, no fechamento d a 25.a rodada.
Minutos antes da partida, que iniciou às 21h, durante o intervalo e aos 3 minutos do segundo tempo, os blecautes ameaçaram a continuidade da partida. Na terceira vez que houve queda de energia elétrica, houve paralisação de 35 minutos e o reinício fez o encerramento do encontro ocorrer por volta das 23h30.
Apagões à parte, quem “escureceu” a própria trilha foi a Lusa, que perdeu a oportunidade de chegar próxima do G-4. Após desperdiçar uma penalidade no primeiro tempo e perder as melhores oportunidades de gol durante a partida, o time do Canindé foi surpreendido pelo time do interior mineiro. Com gol de Leo Oliveira, aos 69 minutos do segundo tempo (minutagem corrida após a terceira paralisação), aproveitando cruzamento de Francismar numa cobrança de escanteio, o Ipatinga fez o único gol da partida.
Com a vitória, os mineiros vão a 9.o, com 36 pontos e podem ainda sonhar com uma vaga no G-4 nas próximas rodadas. Já a Portuguesa estaciona nos 38 pontos e cai do 5.o para 7.o posto na tabela de classificação.
Outro "destaque" foi o público: apenas 879 pagantes. Apagou geral!

EXTRAVASA

"A gangue está muito bem preparada, pois foi validado um gol irregular lá em Curitiba, na primeira fase, e outro com a mão, no dia de hoje" (Paulo Veras, presidente do Ceará, em entrevista coletiva após o jogo, referindo-se ao placar de 3 a 3 - com gol ilegal do Paraná- e o anotado com a mão por Wellington).

E DEU OUTRO RECADO
"Eu quero saber se vão nos roubar de novo, contra o Sâo Caetano pois tem um time paulista encostando na gente (no Ceará, na tábua de classificação)

EFEITO MARADONA AJUDA PARANÁ

A mão funcionou e a arbitragem caiu na malandragem de Wellington Silva. O gol anotado pelo paranista foi decisivo para o jogo entre Ceará x Paraná, no Castelão, em Fortaleza. Com a vitória por 1 a 0, os paranistas vão a 10.o, com 32 pontos. A derrota preocupa o Ceará, que fica em 4.o, com 43 pontos (e apenas a três pontos do 5.o, São Caetano, que tem 40 pontos). A diferença pode diminuir se a Portuguesa (atuais 38) passar pelo Ipatinga e assim chegar aos 41 pontos.

Vasco e Vila vencem

O líder se distancia ainda mais dos adversários. Derrotou o Guarani, no Maracaná, por 1 a 0 e soma 52 pontos (seis a mais que o próprio Bugre, que é vice-líder). O Vila Nova se reabilita ao passar pelo ABC, também por 1 a 0, no Serra Dourada, em Goiânia. Os goianos váo a 11.o, com 32 pontos.

JUVENTUDE SE GARANTE

Zezinho aos 38 do segundo tempo amplia para o alviverde gaúcho que agora vence o lanterna Fortaleza por 2 a 0. Com esta vitória, o Juventude pula do 16.o para 14.o com 31 pontos. Já o tricolor cearense se afunda na última posição, com 23 pontos (sete a menos que o primeiro que está fora da ZR, o Duque de Caxias, que soma 30 pontos).

COELHO VOLTA COMO CAMPEÃO

O América-MG retorna para a Série B em 2010 na condição de campeão da Série C. O time mineiro derrotou na tarde deste sábado, no estádio Independência, em Belo Horizonte o ASA, de Arapiraca, por 1 a 0, com gol de Bruno Mineiro, aos 45 minutos do segundo tempo. No jogo de ida, o Coelho havia vencido por 3 a 1. Além de América-MG e ASA, também sobem Icasa (CE) e Guaratinguetá (SP).

DE UM EM UM

E todos os cinco jogos têm placar aberto nesta tarde. Em Caxias do Sul, no Alfredo Jaconi, Marcos Denner faz 1 a 0 pro Juventude (aos 28) em cima do Fortaleza. Em Natal, o Duque de Caxias sai na frente do América-RN (gol de Toi, aos 30 minutos da etapa final).

COMO FICA

Já passa da metade do segundo tempo das cinco partidas iniciadas às 16h10. Com as vitórias parciais de Paraná (1 a 0, sobre Ceará), Vasco (1 a 0, contra Guarani) e Vila Nova (1 a 0, em cima do ABC) e os empates entre Juventude x Fortaleza e América-RN x Duque de Caxias, ambos por 0 a 0, a tábua de classificação fica assim constituída:
No G-4: 1.o) Vasco 52; 2.o) Guarani 46; 3.o) Atlético 44; 4.o) Ceará 43;
Entre os que estão em campo (e fora do G-4): Paraná (10.o, 32 pontos); Vila Nova (11.o, 32); América-RN (15.o, 29); Juventude (16.o, 29); Duque de Caxias(17.o, 28); ABC (19.o, 25); Fortaleza (20.o, 24).

LÍDER SAI NA FRENTE

Este blogueiro acompanha lance a lance os cinco jogos da tarde deste sábado. No Maracanã, o Vasco faz o primeiro contra o Guarani.
Carlos Alberto dá um belo passe para Élton na entrada da área, o atacante vascaíno gira o corpo e com a perna esquerda bate cruzado. A bola entra no canto direito de Douglas que nada pode fazer no lance (informações do lance: UOL Esportes).

INTERVALO E VERGONHA!

Somente dois gols foram marcados nos cinco jogos da tarde no complemento da 25.a rodada. Empate por 0 a 0 para Juventude x Fortaleza, América-RN x Duque de Caxias e Vasco x Guarani. Vila Nova e Paraná vencem, ambos pelo placar de 1 a 0, ao ABC e Ceará, respectivamente.
A nota triste fica para a vitória parcial do tricolor paranaense, que fez seu gol por meio de Wellington Silva, após cruzamento de escanteio pela direita, mas com o recurso desonesto da mão. Indignados, jogadores e comissão técnica do alvinegro partiram para cima de arbitragem e de atletas do Paraná tão logo foi encerrado o primeiro tempo.
Irresponsáveis o trio de arbitragem, o autor do gol e os agressores do time cearense (há denúncias que um segurança do Ceará também participou da confusão e há alegações de que havia desferido um soco num jogador paranista).

SÁBADO COM “DECISÃO” PELO TOPO

O complemento da 25.a rodada tem “uma final” na tarde de hoje. No Rio, em São Januário, às 16h10, Vasco e Guarani se enfrentam na disputa pela liderança da Série B. O time cruzmaltino é o atual líder com 48 pontos e se vencer abre boa vantagem não só em relação ao segundo colocado (o próprio Bugre, que está com 46 pontos), como também fica distante do 5.o colocado (São Caetano, 40). Ou, no máximo, fica distante da Portuguesa (que com os atuais 38 só chega aos 41 na tarde de hoje). No encontro da primeira fase, empate por 0 a 0, em Campinas.
E por citar a Lusa (em 7.o), o rubro-verde entra em campo, no jogo que fecha a rodada, às 21h, pra enfrentar o Ipatinga, no Canindé. O time mineiro está em 10.o,com 32 e é franco atirador. Adversário delicado. No último encontro entre ambos, a Lusa venceu por 3 a 0, no Ipatingão.
DUELOS DOS ESPATIFADOS
Dos outros quatro jogos deste sábado, três deles têm concorrência direta contra a ZR, e outro conta com um privilegiado G-4 diante de um desesperado. O encontro entre o “de bem com a vida” (e com sua torcida) diante do “perturbado na classificação (e a torcida com ele)” é entre Ceará e Paraná, respectivamente.
O jogo é às 16h10, no Castelão, em Fortaleza, e o time da casa (4.o, com 43 pontos) precisa vencer pra não ser perseguido por São Caetano, Figueirense e Portuguesa, que ameaçam incomodar o alvinegro. O desgovernado Paraná (13.o, 29), já ciente de que só lhe resta fugir do rebaixamento, vai a campo para vencer. Ou vencer. Não há outro jeito. Pela 6.a rodada, os dois times empataram por 3 a 3, em Curitiba.
Na guerra pra não ter seu nome na área da degola, três jogos põem em xeque a vida dos seis envolvidos nestes encontros. Em Natal, no Machadão, o América-RN (15.o, 28) joga contra o Duque de Caxias (17.o, 27). Básico: quem vencer se safa da degola. No jogo de ida, em Duque de Caxias, o time fluminense goleou por 4 a 1. Em Caxias do Sul, no Alfredo Jaconi, o Juventude (16.o, 28) bate de frente com o lanterna Fortaleza (23 pontos). Pra escapar da ameaça que ronda sua vida, o alviverde gaúcho sequer pode pensar no empate. Para o tricolor cearense a tarefa é mais árdua: vencer o reanima, mas não o tira da ZR. No primeiro turno, O Fortaleza levou a melhor: 3 a 2. Pra encerrar, em Goiânia, no Serra Dourada, o Vila Nova (14.o, 29) encara o ABC (19.o, 25). Os goianos precisam vencer pra não correr risco de serem atordoados pela turma lá debaixo. Quanto aos potiguares segue a campanha na fuga contra a queda (mesmo vencendo, só saem da ZR com uma forte combinação de resultados). Na ida, o ABC venceu por 1 a 0. Os três confrontos dos desesperados iniciam às 16h10.