terça-feira, 15 de setembro de 2009

24.A RODADA “GARANTE” O TOPO

O Vasco se vê mais perto do retorno à elite (e também do título da Série B); Guarani, Atlético-GO e Ceará também vão garantindo seu lugarzinho na Série A do próximo ano. Isso porque a diferença entre o 4.o e 5;o colocados é de 5 pontos. É prematuro afirmar a ascensão dos quatro clubes a 14 rodadas do fim, mas os pontos conquistados e a diferença adquirida dão indícios que vai ser difícil “tirar deles”.
Na “parte de baixo” nada mudou também. A turminha da degola tem as mesmas personagens (apenas com alteração de cadeiras): Duque de Caxias, ABC, Campinense e Fortaleza (de 17.o a 20.o, respectivamente). Bahia (30 pontos), Paraná e Vila Nova (29), Brasiliense, América-RN e Juventude (28) dão um gostinho especial na corrida contra a ZR ao também rondarem a área de desespero. Confira os detalhes da rodada.
A NOITE COMEÇOU COM...
...a vitória do Guarani por 3 a 2 sobre o Figueirense, no Brinco de Ouro, em Campinas.. Para o Bugre marcaram Schwenck (contra), Luciano Santos e Ricardo Xavier, enquanto Lucas e Roger Carvalho descontaram para o Figueira.
Com este resultado o Guarani permanece em 2.o, agora com 46 pontos. O Figueirense é o 7.o, com 36.
Portuguesa e Ponte Preta fizeram o duelo dos paulistas, no Canindé, em São Paulo. Tudo igual entre os “conterrâneos” que ficaram no 1 a 1 (Evando fez o primeiro para a Macaca; Fellype Gabriel marcou para a Lusa). O resultado foi “menos ruim” para a Portuguesa que subiu uma posição e vai a 5.o, com 38; a Ponte está em 8.o, com 36.
Paraná e Juventude iniciaram a noite com o “jogo dos desesperados”, no Durival de Britto, em Curitiba. E desesperador também foi o resultado: empate por 1 a 1. Marcos Denner abriu o placar para o alviverde gaúcho e Márcio Goiano empatou para o tricolor. O Paraná está em 12.o, com 29; o Juventude é o 16.o, com 28.
Por fim, entre os jogos “de abertura” da terça-feira gorda, o Ceará confirmou seu lugar no G-4 ao bater o Vila Nova por 2 a 0 (no Castelão, em Fortaleza). Os gols do alvinegro foram marcados por Arlindo Maracanã e Careca. O Ceará está no G-4 em 4.o, com 43; o Vila Nova cai para 13.o, com 29.
EM SEGUIDA...
... mais duas partidas. Em Ipatinga (no Ipatingão) o time da casa passou pelo Bragantino por 2 a 0, com gols de Francismar e Carlinhos (contra). O Ipatinga está em 10.o, com 32; o Bragantingo é o 9.o, com 33.
Em São Caetano do Sul, no Anacleto Campanella, o Vasco deu outro passo firme para retornar à Série A, em 2010. Com gol de Élton aos 39 minutos do segundo tempo. O time de São Januário é líder agora com 49 pontos, enquanto o Azulão é o 6.o, com 37.
E PRA FECHAR
O Atlético-GO (3.o, 44) 1 x 0 Campinense (19.o, 23), gol de Juninho; ABC (18.o, 25) 3 x 0 Bahia (11.o, 30), gols de Fernandinho, Júnior Negão e João Paulo; Brasiliense (14.o, 28) 0 x 0 América-RN (15.o, 28) e Duque de Caxias 17.o, 27) 4 x 3 Fortaleza (20.o, 23), gols de Gilcimar, Everaldo – contra – e Mancuso, duas vezes, para o Duque; Rogerinho, Luiz Carlos e Marcelo Nicácio anotaram para o Fortaleza.

HOJE É TERÇA-FEIRA GORDA

Pela quinta vez uma rodada completa é disputada num só dia na competição. A 24.a volta tem os seus dez jogos na noite desta terça-feira. Segue relação dos encontros, horário por horário, com a situação de cada um e o que pode acontecer com a vida de cada time.

JOGOS DAS 19H30
Brinco de Ouro (Campinas) Guarani (2.o lugar, 43 pontos)x Figueirense (7.o lugar, 36 pontos)
Após a instabilidade em algumas rodadas - que além de lhe tirar a liderança, também pôs em risco sua permanência no G-4 - o Bugre ganhou fôlego e volta a entrar na disputa pela ponta da classificação. O Figueira também vivenciou altos e baixos, mas no momento pode ambicionar um lugar entre os quatro melhores. A vitória significa - e muito - para os dois lados. Ao Guarani, pode resultar na liderança. Ao Figueirense, a chance de lutar pelo G-4.
No turno (5.a rodada): Figueirense 0 x 1 Guarani

Canindé (São Paulo) Portuguesa (6.o, 37) x Ponte Preta (8.o, 35)
Jogo de "embalados", principalmente pelo lado da Lusa, que vem de três vitórias consecutivas (e pelo ânimo após golear, fora de casa, o Bahia por 4 a 1). A Macaca entra em campo otimista com o último resultado em cima de um G-4 (3 a 1 em cima do Atlético-GO). A Portuguesa encosta no grupo dos quatro melhores, se vencer. Para a Ponte a vitória representa a esperança de poder voltar a sonhar com a Série A, nas rodadas futuras.
No turno (5.a rodada): Ponte Preta 5 x 2 Portuguesa

Durival Brito (Curitiba)Paraná (13.o, 28) x Juventude (16.o, 27)
O encontro dos "incertos", com dois times que surpreendem a si mesmos a cada rodada. O tricolor vem de uma derrota para o líder Vasco (1 a 2) e o alviverde traz na babagem um reabilitador resultado (2 a 0 sobre o Brasiliense). Vencer é tudo para qualquer lado. Empate faz os dois patinarem juntos. A derrota representa recorrer à calculadora e torcida contra os que vêm lá de baixo.
No turno (5.a rodada): Juventude 0 x 1 Paraná

Castelão (Fortaleza) Ceará (4.o, 40)x Vila Nova (11.o, 29)
O Vovô não quer perder o pique de sua boa fase, apesar da derrota no último jogo contra o Figueirense (1 a 2). Jogando em casa, o alvinegro pode até ultrapassar o 3.o e encostar no vice-líder (numa combinação de resultados). O Colorado goiano respira após a suada vitória em cima do Duque de Caxias (3 a 2, com o gol derradeiro nos acréscimos) e pode se distanciar ainda mais da ZR caso se dê bem nesta noite.
No turno (5.a rodada): Vila Nova 1 x 0 Ceará

SEQUÊNCIA _ÀS 21H
Anacleto Campanella (São Caetano do Sul)São Caetano (5.o, 37) x Vasco (1.o, 46)
Pode ser hoje o dia (ou noite) de glória para o Azulão, que se passar pelo líder tem a oportunidade de figurar no G-4. Para isso acontecer, basta que além de seu triunfo o Ceará seja derrotado. O Vasco defende a liderança e tenta abreviar o caminho de volta para a Série A.
No turno (5.a rodada): Vasco 0 x 0 São Caetano

Ipatingão (Ipatinga) Ipatinga (12.o, 29)x Bragantino (9.o, 33)
Atordoado pela goleada sofrida diante da Campinense (1 a 5), o time do interior mineiro precisa fazer uso do fator campo (joga em casa) para não ter que "olhar pra baixo". Uma derrota ou um simples empate fazem "acender o sinal amarelo" para o Ipatinga. O Bragantino segue sua rotina no campeonato que é a de sair do atoleiro da área intermediária.
No turno (5.a rodada): Bragantino 1 x 1 Ipatinga

E PRA TERMINAR, ÀS 21H50
Giulite Coutinho (Rio de Janeiro) Duque de Caxias (17.o, 24) x Fortaleza (19.o, 23)
Aposta "induzida": vai ser o jogo com menor público da rodada. E dá pra arriscar que o tricolor nordestino pode ter mais torcida. Uma pena que o Duque de Caxias não possa jogar diante de sua torcida (em sua cidade natal) e ter que atuar na capital fluminense. Quanto ao jogo, é "elefante na loja de cristais". Qualquer movimento em falso põe tudo a perder (e a estilhaçar). O Duque não sabe o que é vencer há seis rodadas (um empate e cinco derrotas), desde 11 de agosto. O Fortaleza não fica muito para trás (nos quatro últimos jogos, perdeu uma e perdeu três). "Abraçados" na zona de rebaixamento, quem vencer ainda não sai do risco, mas o empate é péssimo e a derrota pode sinalizar um "convite antecipado" à Série C em 2010.
No turno (5.a rodada): Fortaleza 1 x 1 Duque de Caxias

Frasqueirão (Natal) ABC (20.o, 22) x Bahia (10.o, 30)
Um tenta sair da lanterna, pra depois sonhar com a fuga da ZR. Outro, quer apagar a bordoada que levou na última partida. O primeiro em questão é o ABC, que se vencer ao menos pode se dar ao luxo de pensar em sair da degola. O outro é o Bahia, que vem de duas derrotas seguidas e precisa somar os três pontos para não ter que voltar a ter o pesadelo do risco de cair pra ZR futuramente.
No turno (5.a rodada): Bahia 4 x 0 ABC

Boca do Jacaré (Taguatinga) Brasiliense (14., 27) x América-RN (15.o, 27)
Com a mesma pontuação, mas "separados" pelo critério desempate (saldo de gols), os dois times fazem o folclórico "jogo de seis pontos". E a disputa é pra ficar longe da ameaça de rebaixamento. A vida dos dois anda tão complicada que vencer é apenas obrigação. Empate pode até render alguma diferença futuramente. Derrota é caminho pro caos.
No turno (5.a rodada): América-RN 2 x 1 Brasiliense

Serra Dourada (Goiânia) Atlético-GO (3.o, 41) x Campinense (18.o, 23)
A julgar pela posição dos dois times, a impressão é de que o Dragão teria pela frente um adversário facílimo. Ledo engano. A Raposa tem a melhor campanha do returno (nove pontos em quatro jogos) e indica que sair da ZR é questão de tempo. O Atlético-GO se distancia da "concorrência" pelo G-4 caso passe pelo Campinense. Já o time paraibano confirma seu poder de reação se surpreender esta noite.
No turno (5.a rodada): Campinense 2 x 1 Atlético-GO