terça-feira, 11 de agosto de 2009

2 X 2, 2 x 2, 2 x 2...

... até dizer chega (e mais um pouco). Foram cinco jogos nesta 17.a rodada que encerraram com este placar. Os resultados aconteceram nas partidas de Atlético-GO x Ipatinga; América-RN x Vasco; Bahia x Ponte Preta; Fortaleza x Vila Nova e Campinense x Paraná.
E a construção do marcador nas variadas formas possíveis. Com vantagem de 2 a 0 até chegar a igualdade (Atlético-GO abriu vantagem, mas permitiu a reação do Ipatinga). À frente do placar por duas vezes, mas que foi interrompida pelo adversário (Ponte fez 1 a 0 e 2 a 1, mas no final cedeu o empate para o Bahia, e o mesmo acontecendo com o América-RN, que foi perseguido pelo Vasco); e na base da virada (Campinense e Vila Nova saíram na frente diante de Paraná e Fortaleza, respectivamente, ficaram em desvantagem, mas que conseguiram o segundo gol).
Os coincidentes "2 a 2" resultaram na manutenção da dividida liderança (Atlético-GO e Vasco, ambos com 33 pontos); na agonia da ZR (Fortaleza, 19); nas imediações da degola (América-RN e Vila Nova, com 22; e Paraná e Bahia, com 21); na instável linha intermediária (Ponte, 26, e Ipatinga, 23) e na "segurada" da lanterna (Campinense, 10).

BUGRE REAGE EM CIMA DA SENSAÇÃO
Quem estava num jejum sem vitórias superou aquele que não conhecia a derrota há muito tempo. O Guarani, sem vencer há seis jogos, acabou com o vazio derrotando por 2 a 1 o Ceará (sem perder há doze partidas), no Brinco de Ouro, em Campinas. Além de reanimar o alviverde campineiro, o triunfo o fez encostar nos líderes (ainda está em 3.o, agora com 31 pontos, dois a menos que Atlético-GO e Vasco). Para o alvinegro a derrota não custou tão caro, pois o time foi beneficiado pelo insucesso de seus adversários diretos na briga pelo G-4 (Portuguesa e Figueirense perderam e a Ponte Preta empatou). Os cearenses estão em 4.o, com 29.

AOS POUCOS BRAGA E AZULÃO VÃO CHEGANDO!
O Bragantino passou pelo Figueirense, por 1 a 0, e já ocupa o 8.o lugar, com 26 pontos e avisa que entrou na disputa pelo G-4 (está a très pontos do 4.o, o Ceará). O São Caetano mostrou que sua fase ascendente o fez sair do desespero da ZR pra alçar o pelotão de cima. Ao vencer, fora de casa, o Juventude por 2 a 1 (e de virada), sobe três posições e salta do 6.o ao 9.o, com 24 pontos.
Os dois perdedores, Figueirense e Juventude, ficam como estavam antes do início da rodada. Os catarinenses seguem em 6.o, com 26. Os gaúchos caem do 17.o para o 18.o, continuando na área de risco, com 19.

UM RESPIRA, OUTRO ESTACIONA
O Duque de Caxias foi o time que mais se beneficiou na 17.a volta da competição. Ao bater a Portuguesa por 2 a 1, em Mesquita, o time pula do 16.o para 12.o, agora com 23 pontos. A Lusa continua em 5.o (27), perdendo a chance de entrar para o grupo dos notáveis (é a terceira derrota seguida do time do Canindé).

PREJUÍZO PARA AS DUAS PARTES
EM Taguatinga ninguém saiu satisfeito. Nem o Brasiliense que arrancou um empate após terminar o primeiro tempo perdendo por 1 a 0, nem para o ABC que conseguiu um ponto fora de casa. O placar de 1 a 1 deixa o Jacaré em 10.o (23) e o Vovô na vice-lanterna, com 15.