terça-feira, 28 de julho de 2009

14.A RODADA VIRADA, REVOLUCIONÁRIA E TRANSGRESSORA!

Teve de tudo. Além de ser uma “inchada” terça-feira com os dez jogos no mesmo dia, a 14.a rodada apresentou uma “inflação” de acontecimentos inusitados. Pode-se afirmar que foi uma rodada “sobrenatural”.
E por onde começar o elenco de fatos? Pelo primeiro...lugar! Pelo novo líder (o Atlético-GO). E teve a “primeira vez” da zebra da rodada (o ABC, que quebrou o jejum de não pontuar fora de casa). E ainda aconteceu uma virada espetacular (da Portuguesa que tirou a liderança do Guarani) e o heroico empate fora de casa (do Juventude, que perdia por 2 a 0 para o Bahia). Além do primeiro placar (o 4 a 3 da Lusa) e os outros resultados que se igualaram ao 0 a 0 na competição (3 a 1 e 3 a 0, agora com dez vezes no geral). E também um “presente” de um time para a cidade (Azulão que venceu no dia do aniversário de São Caetano do Sul) . Pra completar a “bem nutrida” terça-feira, a 14.a rodada teve 41 gols, a maior média até aqui (e também o maior número de gols anotados para os dois lados: quem jogou em casa marcou 25 vezes e os visitantes comemoraram 16 tentos).

DRAGÃO, O NOVO LÍDER
O Guarani reinava absoluto desde o início do campeonato. Dividiu a liderança nas três primeiras rodadas e a partir da 4.a até a 13.a só dava ele. Mas agora quem rouba a cena – e a liderança – é o Atlético-GO. Com 3 a 0 em cima do “agoniado” Duque de Caxias, no Serra Dourada, o Dragão vai a 29 pontos e comprova que a boa fase não é obra do acaso: ocupava um lugar no G-4 há sete rodadas seguidas. O Duque cai uma posição na ZR e agora é o 18.o, com 14 pontos (e não vence ninguém há oito partidas).

LUSA,A MARAVILHA DA 14.A RODADA
Que coisa linda! O Canindé assistiu a “duas viradas” e a dois tempos bem distintos. Logo no começo da partida a Portuguesa saiu na frente, com Héverton aos 3 minutos. Em seguida, o Bugre disparou sua artilharia com Walter Minhoca (aos 11), Ricardo Xavier (26) e Maranhão (32). Guarani vai para os vestiários com vantagem de 3 a 1 e assegurando a ponta da tabela. Mas a Lusa voltou pra mudar tudo. Bruno Rodrigo (14), Ygor (30) e Marco Antônio (39) desenharam o espetáculo do time da casa que fez da vitória de 4 a 3 um “três em um”: a virada espetacular, a permanência no G-4 e a “quebra do reinado” do Guarani.

O FIASCO: PARANÁ
Este blogueiro admitiu a falha em não ter anunciado a rodada antecipadamente, logo também não postou seus palpites. Mas era certo que no jogo de Paraná x ABC a aposta seria certeira no tricolor, pois jogava em casa, vinha de três vitórias seguidas e tinha pela frente um “ameaçado” e vice-lanterna ABC. Seria um ponto perdido pois os paranistas abusaram do “salto alto” e foram engolidos pelos potiguares com um 3 a 1 que proporcionou o primeiro jogo em que o ABC pontuou fora de casa na Série B deste ano. A torcida do tricolor volta a colocar as barbas de molho.

O PRESENTE FOI DO AZULÃO
No dia em que São Caetano do Sul completou seus 132 anos, o time local voltou a vencer na competição (e novamente com quatro gols no placar). O São Caetano passou por cima do lanterna (e abatido) Campinense por 4 a 1, no jogo que abriu a 14.a rodada, realizado no período da tarde. Com o resultado, o Azulão vai a 15 pontos e dá um outro presente pra cidade: sai da ZR e vai a 15.o, com 15 pontos. Enquanto isso, o Campinense mofa na lanterna com seis pontos (quarta derrota consecutiva e nenhum ponto fora de casa).

UM NÃO CONSEGUE O G-4; OUTRO VOLTA AO ABISMO
Quem venceu, ganhou mas “não levou”. Quem perdeu, além de derrotado em campo teve prejuízo na classificação. O Vasco derrotou o Fortaleza por 2 a 1, em São Januário, e por não ter havido uma combinação de resultados que o favorecesse, não chega ao G-4, mas está perto, em 5.o, com 26 pontos. O tricolor cearense desaba com seus 17 pontos e cai na ZR (de onde havia ficado por quatro rodadas, mas longe dela desde a 5.a volta).

NO “DEVIDO LUGAR”
No jogo em Florianópolis, o Figueirense defendia o lugar no G-4 com a ascensão de duas vitórias seguidas, enquanto o Brasiiense se debatia pra se reencontrar com a vitória que não saboreava há seis partidas. E aconteceu que o Figueira prosseguiu com seu progresso ao fazer 3 a 1 no Jacaré, que vai ter que ficar na vontade por mais uma rodada. Os catarinenses estão em 4.o, com 26 pontos. Já o time do Distrito Federal cai duas posições e com 19 pontos vai a 10.o.

UM REECONTRA A VITÓRIA; OUTRO, A VIDA REAL
Entre altos e baixos, seja fora ou em casa, desta vez a Ponte Preta não decepcionou. Após vir de uma derrota diante de sua torcida contra o Figueirense, a Macaca fez bonito, bateu o Vila Nova por 3 a 1 e está em 7.o, com 27 pontos. O Colorado, porém, cai na dura realidade de que a situação é crítica (vinha de uma vitória sobre o lanterna Campinense) e , com 15 pontos, está em 16.o (coladinho na ZR).

O IMPOSSÍVEL E O APÁTICO
O sucesso do Ceará é de encher os olhos. O Vovô passou pelo Ipatinga, por 2 a 0, e coleciona mais um jogo sem derrota e nos nove últimos jogos empatous duas vezes e venceu noutras sete. Com 25 pontos está em 6.o. O time mineiro, com 19, perde duas posições e está em 11.o.

BAHIA, O VACILÃO; JUVENTUDE NEM AÍ!
Entusiasmado pela vitória na 13.a rodada contra o Vasco (2 a 1, de virada), o Bahia saiu com tudo e fez 2 a 0 no Juventude. Porém, esqueceu que o jogo tinha dois tempos e foi na segunda parte que os gaúchos reagiram e deixaram tudo igual: 2 a 2. O tricolor é o 9.o, com 20, e o alviverde se safou da degola e vai a 14.o, com 16.

MESMO ÍNDICE
O América-RN levou 4 a 1 do Bragantino, em casa, e só fez crescer o jejum sem vitórias: é a quarta rodada que não vence. O Braga tem efeito contrário: completa a sexta partida sem perder (três empates e três vitórias, sendo o segundo triunfo longe de casa). O Mecão permanece em 12.o, com 18, enquanto o time do interior paulista sobe dois postos (vai para 8.o), com 22 pontos.

TERÇA GORDA (E GRANDE FALHA DO BLOG)

Mea culpa. Por descuido, este blogueiro não antecipou os detalhes da 14.a rodada que é toda disputada nesta terça, dia 28. O blogueiro pede desculpas pelo vacilo, porém se prontifica a trazer todas as informações possíveis dos dez jogos.