sábado, 25 de julho de 2009

COM GOL NO FIM, DRAGÃO VENCE EM TAGUATINGA

No jogo disputado no final do dia e que encerrou a 13.a rodada, o único gol também foi anotado no seu fim. Brasão, aos 44 minutos do segundo tempo, deu a vitória ao Atlético-GO sobre o Brasiliense, na Boca do Jacaré, em Taguatinga e confirmou a vice-liderança do time goiano na competição. O Dragão vai a 26 pontos, enquanto o Brasiliense (que não vence há cinco rodadas e perdeu os quatro últimos jogos que disputou) “estaciona” nos 19 pontos, agora em 7.o na classificação.

G-4
O pelotão dos quatro melhores é composto por Guarani (líder, com 28 pontos); vice-líder é o Atlético-GO (26); em terceiro e quarto, respectivamente, “reaparecem” no G-4 Portuguesa (24) e Figueirense (23). Quem pode figurar entre os quatro mais bem colocados, na 14.a rodada, são Vasco (23), Ceará (22) e Ponte Preta (21).

AMARGA ÁREA
A ZR tem um novo integrante (Duque de Caxias) e outros três velhos conhecidos que não saem da área de risco desde que por lá aportaram, juntos, na 7.a rodada (São Caetano, ABC e Campinense). O “novato” na turma de baixo, Duque de Caxias, está com 14 pontos, em 17.o. Depois, pela ordem, vêm São Caetano (12), ABC (8) e Campinense (6).

SALDO DA RODADA
Empatou geral. No confronto entre anfitriões e visitantes, quatro vitórias para cada lado, além de outros dois empates. Nos gols marcados, tudo igual também: tanto os times da casa quanto os que jogaram fora de seus domínios marcaram 12 gols cada lado. A média da 13.a rodada foi de 2,4 gols por jogo (sétima marca da competição). O placar de 2 a 1 foi o que mais aconteceu (cinco vezes). Depois vem o 1 a 0 (três vezes) e os empates por 1 a 1 e 2 a 2 (uma ocasião cada).

DETALHES
Com a conclusão da 13.a rodada, o retrospecto é o seguinte:
- Paraná vence sua terceira partida seguida;;
- Brasiliense não vence há cinco jogos (desde 27 de junho) e de lá pra cá conquistou apenas um ponto (um empate e quatro derrotas seguidas);
- Vasco perde invencibilidade de 8 partidas (desde 30 de maio);
- Vila Nova quebrou um jejum de sete jogos (três derrotas consecutivas nos três jogos anteriores ao de hoje);
- Campinense jogou 6 partidas fora e não conseguiu nenhum ponto (derrotado em todas);
- Bahia não vencia em casa há 3 jogos (uma derrota e dois empates);
- América-RN está há três jogos sem vencer (perdeu todas, sendo duas fora e uma em casa).

E OS PALPITES?
Bola fora em duas situações. Uma, porque o blogueiro perdeu para a realidade. Outra, porque houve um vacilo e não foram apostados palpites para os cinco jogos deste sábado.
Em relação às apostas dos jogos de terça e sexta, um vexame:
- O Blog foi de vitória dos “caseiros” Fortaleza (contra Bragantino) e Juventude (frente ao Ipatinga). Perdeu nas duas;
- Na sexta-feira, acreditou na vitória do Guarani e num empate entre Paraná e São Caetano. Nova bomba;
- O único acerto foi na vitória do Ceará.
- Placar final: 4 a 1...contra! E, por “WO”, 9 a 1 também contra (pois quem mandou o blogueiro esquecer dos jogos que fechavam a 13.a volta da competição?).

NOS JOGOS DA TARDE, TRÊS CASEIROS VENCEM POR 2 A 1

Foi uma tarde para quem jogou em casa. Ou "2 a 1" para três dentre os quatro que atuaram diante da sua torcida. A exceção foi a Ponte Preta, que em casa foi derrotada por 1 a 0 pelo Figueirense. De resto, o Vila Nova tomou um susto mas virou em cima do Campinense; o mesmo fez o Bahia com uma virada diante do Vasco; e a Portuguesa fez duas vezes e permitiu que o América-RN descontasse. Sim, os três jogos foram de vitória por 2 a 1 para os anfitrióes.

CLASSIFICAÇÃO
Com a vitória, a Lusa é vice-lídera com 24 pontos, mas precisa aguardar o resultado de Brasiliense e Atlético-GO, às 21h. A Lusa torce por uma derrota do Dragão para confirmar o 2.o lugar.
O Figueirense retorna ao G-4 após ficar dez rodadas fora da zona de classificação. Não depende do jogo da noite para garantir seu posto.
O Bahia sobe duas posições, mas o prejuízo fica por conta do Vasco que sai do G-4.
O Vila Nova, que suou para vencer o lanterna Campinense, se safa da ZR e deixa o bomba na mão do Duque de Caxias, que pela primeira vez assume uma posição na área da degola.

DESFECHO DA 13.A RODADA

Cinco jogos completam a 13.a rodada neste sábado. A bola já corre (o texto é escrito às 16h10) nas seguintes partidas:
Ponte Preta (5.o lugar, 21 pohtos) x Figueirense (7.o, 20), no Moisés Lucarelli, em Campinas; Portuguesa (6.o, 21)x América-RN 11.o, 18), no Canindé, em São Paulo; Bahia (13.o, 16) x Vasco(3.o, 23) em Pituaçu, Salvador; Vila Nova (18.o, 12) x Campinense (20.o, 6), no Serra Dourada, em Goiânia.

JOGO DA NOITE
Às 21h10 Brasiliense (8.o, 19) enfrenta o Atlético-GO (2.o, 23) na Boca do Jacaré, em Taguatinga.