sexta-feira, 24 de julho de 2009

CEARÁ DIGNO DE G-4

Este blog já havia destacado a ascensão do “Vovô” desde a sexta rodada, quando saiu da ZR e rumava para ficar entre os quatro melhores. E na noite desta sexta-feira o Ceará fez 2 a 1 em cima do Duque de Caxias, no Edson Passos, em Mesquita, e agora tem lugar no G-4. É uma posição momentânea (vai precisar que Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense e Brasiliense não vençam neste sábado). Mas independentemente do que vier a acontecer, o alvinegro segue firme rumo à primeira divisão. E com fôlego!
Quanto ao Duque, resta também uma torcida no complemento da rodada (por um tropeço do Vila Nova) para que não caia em definitivo na ZR.

PARANÁ “GANHA SEIS PONTOS”
No confronto direto na luta contra a ZR, o tricolor derrotou o ameaçado São Caetano, por 1 a 0, no Durival de Britto, em Curitiba. O gol foi de Wando, ainda no primeiro tempo. Os paranistas vão a 12.0, com 17 pontos. O Azulão segue na ZR, em 17.o, com 12 pontos.

ABC TEM ALÍVIO NO FIM
Não resolveu, mas pelo menos evitou o pior. O time potiguar conseguiu empatar aos 40 minutos do segundo tempo e garantiu o placar de 1 a 1 com o líder Guarani. Com oito pontos, o ABC continua na ZR e no penúltimo lugar, com oito pontos. E corre o risco de ficar na lanterna (se o Campinense se der bem contra o Vila Nova). Quanto ao Guarani, apesar de ser o terceiro jogo sem vitória, o time se firma na liderança, agora com 28 pontos.

SEXTA COM TRÊS JOGOS

A 13.a rodada segue com três partidas na noite de hoje (todos com início às 21 horas). Confira:

ABC x Guarani (Frasqueirão), em Natal;
Duque de Caxias x Ceará (Edson Passos), em Mesquita;
Paraná Clube x São Caetano (Durival de Britto), em Curitiba.

COMO ESTÃO (E COMO PODEM FICAR)
ABC – vice-lanterna com sete pontos. Busca a vitória para aliviar a crise (mesmo vencendo não sai da ZR).
Guarani: defende a liderança e a distância em relação aos concorrentes. Com 27 pontos, está quatro a frente do vice-líder.
Duque de Caxias: após bom início, agora está perto da área de risco (em 16.o, com 14 pontos). Tem que vencer para ficar fora da degola.
Ceará: o inverso do seu rival de hoje. Teve péssimo início, mas agora se recuperou e defende invencibilidade de sete jogos. A vitória o leva momentaneamente para o G-4.
Paraná: venceu as duas últimas partidas, mas ainda está próximo da ZR (15.o, 14 pontos). Com uma vitória se afasta do risco.
São Caetano: vem de duas goleadas por 4 a 0 e busca sair da degola (é o 17.o, com 12 pontos). Uma terceira vitória seguida o tira da ZR (situação em que está desde a 5.a rodada).



CONFRONTOS
- ABC x Guarani: de acordo com dados do site ogol, os dois times se enfrentaram apenas uma vez. Foi pelo Brasileirão de 1977, em Natal, com empate por 1 a 1.
- Duque de Caxias x Ceará: os dois times ainda não se enfrentaram.
- Paraná x São Caetano: em 15 jogos disputados, vantagem do Azulão que venceu em sete ocasiões, contra quatro triunfos paranistas, além de quatro empates. Os dois times já disputaram uma competição equivalente à Série B. Foi em 2000, pelo Módulo Amarelo, da Copa João Havelange, com o título sendo conquistado pelo Paraná.

PALPITES
- O líder contra o vice-lanterna. Mesmo fora, dá Guarani;
- Em Mesquita, o anfitrião vem em queda livre enquanto o visitante sobe. Dà Ceará;
- Em Curitiba, dois times em ascensão. Empate.