sábado, 18 de julho de 2009

JUVENTUDE SURPREENDE AMÉRICA

O Mecão perdeu a chance de entrar para o G-4 na noite deste sábado. Mesmo jogando em casa e já conhecendo todos os outros resultados da rodada, o time potiguar perdeu por 2 a 0 para o Juventude. Melhor para o alviverde gaúcho, que além de vencer a primeira partida fora e também de conquistar pontos longe de sua torcida (havia perdido os 5 jogos como visitante), salta do 16.o para 14.o (14 pontos) e se distancia da ZR. Mendes fez os dois gols, aos 36 e 48 minutos do segundo tempo.

G-4
O Guarani segue na ponta, com 27 pontos; o vice-líder é o Atlético-GO, 23 (7 vitórias), mesmo número de pontos do terceiro colocado Vasco (mas com 6 vitórias); quarto posto é da Ponte Preta, 21.

NO PERIGO
O São Caetano é o 17.o, 12 pontos, mesma pontuação do "novo ameaçado" Vila Nova, em 18.o (perde no saldo de gols); ABC é o penúltimo com 7 e o Campinense segura a lanterna, com 6 pontos.

QUEM LEVOU A MELHOR
O Vasco foi o premiado da rodada, ao saltar duas posições e sair do 5.o para o 3.o, ou seja, no G-4.

QUEM LEVOU A PIOR
A tragédia ficou por conta do Vila Nova, que caiu três posições e, mais grave, acabou na ZR, em 18.o.

A PRIMEIRA VEZ
Do Juventude, fora de casa. Em cinco jogos havia perdido todos. A vitória contra o América-RN (2 a 0) tasmbém o livra da degola.

REVIRAVOLTA DA SEMANA
Até a semana passada, Juventude, Paraná e São Caetano amargavam um verdadeiro inferno astral. Em duas rodadas disputadas em menos de sete dias, os três conseguiram vencer seus jogos e ganhar oxigênio. O alviverde conseguiu seus primeiros pontos como visitante (e se afastou da área de risco), o Paraná quebrou a invencibilidade do líder Guarani na casa do adversário (e se livrou da degola) e o São Caetano aplicou duas vezes o placar de 4 a 0 (ABC, fora, e Duque de Caxias, em casa).

VENCER É SAUDADE
O Vila Nova demonstra por que está entre os quatro piores da Sèrie B. Não vence há sete partidas, o mais longo jejum entre os 20 participantes até agora. Outros dois que não conhecem o gostinho da vitória há bom tempo são ABC e Duque de Caxias, que há seis rodadas não ganham uma sequer.

DE PONTO EM PONTO...
... Ceará e Vasco vão ultrapassando os adversários. São os que apresentam "aproveitamento 100%" nos últimos jogos. Da 10.a pra cá, ou seja nas três últimas partidas que disputaram, venceram todas.

RINDO À TOA
Logo após o término de Paraná 3 x 3 Ceará, dia 12 de junho, válido pela 6.a rodada, o presidente do alvinegro, Evandro Leitão, garantiu que seu time iria reagir. Na ocasião, o Ceará segurava a lanterna, com míseros três pontos e nenhuma vitória. De lá pra cá o Vovô jogou seis vezes, venceu cinco e empatou uma, marcou 9 gols e sofreu apenas um. Além de atualmente estar em 8.o, com 19 (e apenas dois a menos que o 4.o colocado, que está no G-4).

PARANÁ QUEBRA INVENCIBILIDADE

Foram precisas 12 rodadas para que alguém desbancasse o Bugre. E o autor da proeza foi o tricolor paranaense. Para deixar o feito mais decorado, o fim da série invicta aconteceu em plena casa do Guarani. Além de fazer 2 a 1 e acabar com o último invicto, o Paraná dá mostras de reação com sua segunda vitória consecutiva e sai da ZR (agora é 14.o, com 14 pontos). O time de Campinas segue na frente, com 27 pontos.

TUDO CERTO PARA O ATLÉTICO-GO
O Dragão venceu o Fortaleza por 3 a 1 e ainda assistiu Guarani perder, Ponte empatar e Portuguesa sair do G-4. Uma rodada com resultados perfeitos para o time goianense que vai pra 2.o (23 pontos) e faz sombra para o líder Guarani.

PIOR PARA O BRAGA
O empate por 1 a 1 entre Bragantino e Ponte Preta, no Nabi Abi Chedid, foi prejudicial para o time que jogou em casa. Seja pelo fato de não ter conseguido os três pontos diante de sua torcida, seja pelo fato de ter travado na área intermediária da classificação (11.o, 16 pontos). A Macaca saiu no lucro, pois permanece no G-4 (4.o, 21 pontos).

E O SÃO CAETANO, HEIN?!
Há pouco tempo eram sucessivos resultados negativos. Por dois jogos seguidos vencia, em casa, mas permitiu o empate (e deixou escapar quatro pontos na classificação). Em menos de uma semana o Azulão mudou o quadro: goleou duas vezes por 4 a 0 (hoje foi contra o Duque de Caxias, em casa), saiu momentaneamente da ZR (16.o, 12 pontos) e não “deve” mais gols (saldo de um gol). Já para o Duque o que se vê é o inverso: um início avassalador, chegou a liderar o campeonato, a figurar por algumas rodadas no G-4, mas agora está próximo da ZR (15.o, 14 pontos).

BAHÊA, SERÁ QUE VAI?
O tricolor acabou com a série de jogos sem vencer (seis rodadas) e afundou de vez o Campinense, passando pelo adversário em Campina Grande, por 2 a 1. É também a primeira vitória do Bahia fora de casa na competição.

QUER SABER?
As postagens destas notas foram elaboradas e publicadas no ambiente caseiro, mas longe das conversas paralelas familiares. Ao fundo uma black music (infelizmente fico devendo a banda e nome da canção) tocada pela Transamérica FM Light.

SABADEIRA COM SEIS JOGOS

A luta pela vice-liderança, a fuga contra a área de risco, a briga por um lugar no G-4 e a corrida contra a crise interna. Estes são os “ingredientes” para o complemento da 12.a rodada, com jogos a partir das 16h10 e também às 21h. Confira

16h10 Atlético-GO x Fortaleza ( Serra Dourada, em Goiânia)
Dragão, em casa, atrás de uma simples vitória para chegar à vice-liderança. Leão busca a vitória para ficar distante da zona de perigo.

16h10 Guarani x Paraná Clube (Brinco de Ouro, em Campinas)
Bugre quer continuar a assistir a concorrência se digladiar vendo tudo pelo espelho retrovisor. Meta, como sempre, é vencer para ficar longe dos adversários e se firmar na liderança. Tricolor quer surpreender para ter ânimo e sair da ZR.

16h10 Bragantino x Ponte Preta (Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista)
Duelo dos instáveis. Braga busca os três pontos pra chegar perto do rebolo do G-4. Ponte quer evitar o “efeito gangorra” que protagoniza no campeonato (numa rodada está no G-4, noutra fica de fora).

16h10 Campinense-PB x Bahia (Ernani Sátiro, em Campina Grande)
Desde a primeira rodada que a Raposa se debate para sair da degola. Quer aproveitar a decadência do tricolor baiano que não vence há seis jogos (e que se perder corre o risco de cair na ZR).

16h10 São Caetano x Duque de Caxias (Anacleto Campanella , em São Caetano do Sul)
Após a goleada contra o ABC, fora de casa, o Azulão quer aproveitar outro rival “em baixa” para sair da ZR. Após um início surpreendente, o Duque agora é uma “infeliz surpresa” (não vence há cinco rodadas).

21h00 América-RN x Juventude (Machadão, em Natal)
Jogando em casa, o Mecão quer fazer uso do péssimo índice do alviverde gaúcho como visitante (nenhum ponto fora de Caxias do Sul). O time potiguar pode voltar ao G-4 com uma vitória e combinação de outros resultados. Os gaúchos lutam pra ficar distantes da ZR.

PALPITES DO BLOG
- Dragão derrota o Leão
- Bugre vence com facilidades
- Macaca leva três pontos de Bragança Paulista
- Campinense e Bahia vão empatar
- Azulão vence mais uma
- Mecão passa pelo Juventude


QUER SABER?
A nova "nota" deste blog é a "Quer Saber?". Nela, como forma de intimidade com os leitores, vão ser revelados os locais, horário e/ou situações em que cada postagem foi feita. A "estreia" revela que a postagem "pré-jogos" de 18/07 foi após o almoço no Restaurante Pasárgada, no bairro Parolim, em Curitiba. Recomendável. Tanto pelo atendimento, qualidade dos pratos e receptividade dos sócios-proprietários (irmaõs Chico e Ricardo).