terça-feira, 7 de julho de 2009

AOS 44 DO SEGUNDO TEMPO

Guarani e Campinense garantiram a vitória contra Brasiliense e Juventude, respectivamente, nos instantes finais de seus jogos, que abriram a 10.a rodada nesta terça-feira. O Bugre venceu por 2 a 1 e disparou na liderança, enquanto a Raposa fez 1 a 0 e mesmo na zona de rebaixamento reanima o elenco, que não vencia há pouco mais de um mês (contra o Atlético-GO, em 05 de junho).

BUGRE DISSECA O JACARÉ
O time comandado por Vadão deixou pra trás o seu concorrente mais próximo e com sete pontos à frente. Desde o início da partida o Guarani martelou até que conseguiu seu primeiro gol aos 17 minutos, com Ricardo Xavier. Na volta do intervalo, o Brasiliense se mostrou decidido a brecar o ímpeto bugrino e conseguiu o empate logo aos 5 minutos, com Iranildo (pênalti). A vitória do líder isolado e “distanciado” aconteceu aos 44 minutos, com Dairo que havia entrado em campo logo após o gol de empate. Uma acertada substituição.

RAPOSA SEM URUCUBACA
A declaração do atacante Fábio Júnior, do Campinense, expressa o sentimento de reação do time paraibano. O autor do gol que deu a vitória contra o Juventude, nesta terça-feira, foi enfático logo após o final da partida: “acabou a urucubaca, agora quem manda aqui somos nós”, frisou o herói do jogo.
O atacante extravasou de forma aliviada, pois até marcar o gol salvador, Fábio Júnior havia desperdiçado outras oportunidades principalmente no primeiro tempo. A vitória por 1 a 0 se não tira o Campinense da zona de rebaixamento, ao menos sinaliza melhoras para o time que não vencia desde a 5.a rodada. Ao Juventude resta refazer as contas e torcer contra os adversários diretos na luta contra a degola pra não ver piorar sua posição na tábua de classificação.

COMO ESTÃO
O Guarani observa os adversários pelo espelho retrovisor, com 26 pontos na liderança, invicto, com sete pontos adiante do vice-líder e a sete do 5.o colocado (o primeiro “fora” do G-4).
O Brasiliense perdeu tanto a chance de se aproximar do Guarani, como também vê ameaçado o seu posto (2.o lugar) para Ponte Preta, Atlético-GO e Portuguesa. Com 19 pontos, só perde o lugar no G-4 se os três concorrentes diretos vencerem (e, no caso da Portuguesa, a Lusa golear na rodada por pelo menos 5 gols de diferença).
O Campinense ganhou novo fôlego com a vitória. Com 6 pontos, ainda figura na ZR e provisoriamente sai do último lugar (a lanterna agora está com o São Caetano).
O Juventude se complica ainda mais com a derrota, estaciona nos 8 pontos e na área de perigo. Só se “salva” da ZR se o Paraná for derrotado por no mínimo dois gols de diferença.

REPUGNANTE
A hipocrisia continua. Não mereceria nota de destaque, mas é útil noticiar pela gravidade do fato. Ao final do jogo entre Guarani e Brasiliense, os jogadores do time do Distrito Federal reclamaram que o zagueiro Márcio Alemão, do time rival, havia dito palavras racistas contra Cris, do Jacaré.
Não foi citado o teor da ofensa, que segundo os atletas do Brasiliense ser “forte” para ser dito publicamente. "Não vale a pena dizer o que era, mas eu mesmo ouvi que se tratava de racismo e contei para o Cris", testemunhou o zagueiro Cláudio Luiz (Brasiliense) para o portal Uol.

CACHORRO GRANDE

Um dos pegas que abre a 10.a rodada da Série B tem num lado o líder Guarani, 23 pontos, sete vitórias, 13 gols, único invicto da competição; na outra ponta, o Brasiliense, segundo colocado, 19 pontos, 15 gols marcados e com boa performance fora de casa (três vitórias em cinco jogos longe de sua torcida, tendo 100% de aproveitamento nos últimos dois jogos como visitante).
A partida começa às 21 horas no Brinco de Ouro, em Campinas. Os dois times jogaram apenas duas vezes entre si e ambos os encontros pela Série B de 2006. No primeiro jogo, empate por 2 a 2, em Campinas. No returno da competição daquele ano, o Brasiliense venceu por 2 a 0, em Taguatinga.

PEQUENINOS CÃES
O outro “peguinha” é de dois times que agonizam na zona de rebaixamento. De um lado o lanterna Campinense, que até aqui somou apenas três pontos em nove jogos, e tem a pior defesa da competição, com 22 gols sofridos. No outro lado do campo (mas na mesma situação crítica na classificação), o Juventude, 17.o, oito pontos, péssimo desempenho fora de seus domínios (perdeu todas as quatro vezes que jogou fora) e dos 16 gols que levou até aqui, 12 deles foram longe de Caxias do Sul.
A partida vai ser no Ernani Sátiro, o Amigão, em Campina Grande, com início às 21 horas. É a primeira vez que os dois times se enfrentam na história.

O QUE PODE ACONTECER SE...
... no jogo Guarani x Brasiliense der:
Vitória do Guarani o faz disparar na classificação a ponto de tranquilamente observar os 19 concorrentes pelo espelho retrovisor.
Empate é bom para os dois lados pois se asseguram no G-4, mas correm risco de terem em sua cola Ponte Preta, Atlético-GO e Portuguesa.
Vitória do Brasiliense é uma dupla conquista para o Jacaré. Além de incomodar a liderança do Bugre, também deixa para trás os outros três concorrentes diretos pelo G-4 (Macaca, Dragão e Lusa).

... e no jogo Campinense x Juventude?
É acender a vela e preparar a reza. Se o Campinense vencer, apenas ameniza sua péssima fase (no máximo terminaria a rodada na vice-lanterna). Se o Juventude tiver melhor sorte, ainda vai ter que torcer contra os adversários diretos na luta contra o rebaixamento (Paraná, Ceará, Fortaleza e Bragantino) para sair do sufoco.
Em caso de empate, in memorian para os dois lados.

PALPITES DO BLOG
- Jogo difícil pro Bugre, mas mesmo assim dá pra apostar na vitória do Guarani.
- É pra acabar com (quase) tudo. Campinense leva a melhor pra cima do Juventude.