terça-feira, 16 de junho de 2009

7.a RODADA ABRE COM QUEBRA DE TABU

O único time a não vencer na Série B finalmente pôde tirar a escrita de seu currículo na competição. O Ceará finalmente conseguiu faturar três pontos numa só partida ao derrotar o combalido São Caetano por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Castelão, em Fortaleza.
No primeiro tempo, Erivélton abriu o marcador para os cearenses, aos 22 minutos. No segundo tempo, a aflição parecia que iria tomar conta do alvinegro que viu o Azulão empatar, num golaço olímpico de Vandinho, aos 17. Mas a consagração veio com jogada iniciada com “o nome do jogo”, Erivélton, que participou do segundo gol fazendo passe de cabeça para Fabrício deixar o Ceará em vantagem.
Com seis pontos, o alvinegro provisoriamente deixa a zona de risco e fica em 16.o lugar. O São Caetano (4 pontos) cai para 19.o e corre risco de ficar na lanterna até o fechamento da rodada.
TRIPLA FELICIDIDADE
Além de vencer a primeira partida e sair da área da degola, o Ceará tem outro motivo para comemorar: empurrou novamente, por ora, o eterno rival Fortaleza para a zona de rebaixamento.
BRASILIENSE SE FIRMA
O Jacaré deu um passo importante para ser um dos favoritos a lutar por uma vaga na Série A 2010. Com gol de Claudio Luiz, aos 26 do primeiro tempo, o time do Distrito Federal derrotou a Portuguesa por 1 a 0, em pleno estádio Canindé, em São Paulo. O jogo era o que se considera hipoteticamente como “de seis pontos”, pois os dois times pleiteavam um lugar na área de elite. Melhor para o Brasiliense que venceu, é o vice-líder isolado e sem ser ameaçado até o final desta rodada (16 pontos contra 11 de Ponte Preta e Vasco, seus dois concorrentes próximos).
Para a Lusa, além de perder a chance de se reintegrar ao G-4, a combinação de resultados da sequência da 7.a rodada pode deixá-la entre a 6.a e a 12.a posição. Vai ser preciso muita torcida da galera da Fabulosa.

ERRATA
Momentos antes da abertura da 7.a rodada, este blog informou que se o Brasiliense derrotasse a Portuguesa, temporariamente figuraria na liderança da Série B. Equívoco: a diferença do líder Guarani para o vice-líder Brasiliense era de quatro pontos (16 a 12). Mesmo vencendo (fato que se concretizou), o Jacaré não alcançaria o Bugre.

O QUE VEM POR AÍ!

Dois jogos abrem a sétima rodada da Série B na noite desta terça-feira. Em Fortaleza, no Castelão, o desespero é a tônica para Ceará (lanterna com três pontos) e São Caetano (antepenúltimo, com quatro pontos), marcado para as 21h. A torcida do alvinegro já entra na rota da agonia, pois até quando joga bem os resultados positivos não acontecem. A diretoria do clube afirma que o elenco tem qualidade e que sair da zona de rebaixamento é questão de tempo (tempo que vai passando, passando...).
Também às 21h entram em campo Portuguesa e Brasiliense para o jogo no Canindé, em São Paulo. A Lusa tem 11 pontos (5.o lugar) e está na cola pra abocanhar um posto no G-4. Já no pelotão de elite, o Jacaré (vice-líder, 12 pontos) pode assumir a liderança provisória da competição se vencer o jogo de hoje.

PALPITES
Ceará x São Caetano. Este blog já em ocasiões anteriores apostou de olhos fechados nos cearenses, mas não vingou. Vai valer a persistência, então dá Ceará!
Portuguesa x Brasiliense. Jogo de "cachorro grande". Pela possibilidade de assumir a ponta de cima da tabela, vale apostar no Brasiliense.