sexta-feira, 12 de junho de 2009

ENFIM, A PRIMEIRA VITÓRIA DO FORTALEZA

Numa noite em que os casais de namorados pagaram meio-ingresso no Castelão, o tricolor deu um presente para sua apaixonada torcida com gol de Nicácio, aos 3 minutos. Mas as relações, que estavam estremecidas desde o início da competição, voltaram a ficar conflitantes com a virada do Juventude ainda no primeiro tempo, com dois gols de Jandson aos 20 e 26 minutos.
O sermão do técnico Giba, nos vestiários e sem nenhum carinho, fez efeito! Os jogadores do Fortaleza “deram um tempo” para a maré baixa e repensaram o relacionamento na competição. Luiz Carlos logo aos 30 segundos reaproximou torcida e time ao empatar o jogo. Cleisson, aos 34 minutos, selou a paz com os torcedores do tricolor ao “presenteá-los” com a primeira vitória na competição.
O triunfo não tira totalmente a tensão do Fortaleza (que saiu da zona de risco, mas depende de outros resultados no sábado), porém evitou o risco de divórcio com a galera.

JUVENTUDE, “GARANTIDO” NA DEGOLA
O relacionamento do alviverde gaúcho com sua torcida é que não está nada tri (legal, tchê!). Com a derrota para o Fortaleza, o time comandado por Zé Teodoro sofre a terceira derrota consecutiva e despenca para a zona de rebaixamento (17.o lugar, com quatro pontos).

COMO FOI?
FORTALEZA 3x2 JUVENTUDE

Fortaleza
Alexandre Fávaro; Maisena, Silvio, Edson e Guto (Gilmak); Coutinho, Cleisson, Eusébio e Saulo; Luiz Carlos (Bismarck) e Marcelo Nicácio (Wanderley)
Técnico: Giba

Juventude
Jaílson; Luíz Felipe, Rogelio, Alysson e Fábio; Tiago Renz, Walker, Lauro (Mineiro) e Zezinho (Kito); Zé Carlos (Ivo) e Jandson
Técnico: Zé Teodoro

Data: 12/06/2009 (sexta-feira)
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Matos (Fifa/BA) e Hosé Carlos dos Santos (BA)
Cartões amarelos: Cleisson (Fortaleza); Rogelio, Lauro, Mineiro, Luiz Felipe (Juventude)
Gols: Marcelo Nicácio (aos 3min) e Jandson (aos 20 e aos 26min do 1º tempo); Luiz Carlos (aos 30seg), e Cleisson (aos 34min do 2º tempo)

ÁRBITRO “PAQUEROU” O PARANÁ
Num jogo eletrizante em noite fria, em Curitiba, Paraná e Ceará empataram por 3 a 3. Os visitantes saíram na frente, com Wellington Amorim, aos 19 minutos . O tricolor paranaense “esquentou” o jogo e virou antes do intervalo, com Alex Afonso aos 30 e Adoniran, num golaço a partir de um chute de fora da área, no ângulo direito do goleiro cearense Adilson, aos 44 minutos.
No segundo tempo quem “aqueceu” a temperatura foi o Ceará, com Wellington Amorim, mais uma vez, aos seis minutos . A primeira vitória do Ceará estava por se desenhar, após gol de Preto, aos 19 minutos, não fosse a “interferência” da arbitragem que validou o terceiro gol do Parana Wellington Silva, aos 39 minutos), em total impedimento.
COMO FOI?
PARANÁ 3 X 3 CEARÁ

Paraná
Ney, Alex (Malaquias), Dirley, Freire e Murilo Ceará; Adoniran, João Paulo, Davi e Bebeto; (Wellington Silva) Wando (Dinélson)e Alex Afonso.
Técnico: Zetti

Ceará
Adilson; Andrezinho, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, Heleno, Esley (Anderson) e Geraldo; (Alex Gaibu) Wellington Amorim e Preto (João Marcos)
Técnico: Paulo César Gusmão

Local: Estádio Durival Britto e Silva
Data: 12/06/2009, sexta-feira
Árbitro: Maurício Aparecido de Siqueira (MT)
Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Luiz Fernando Irineu da Silva (MT)
Cartões amarelos: Murilo Ceará, Adoniran (Paraná); Heleno, Michel, Fabrício , Esley (Ceará)
Cartão vermelho: Andrezinho (Ceará)
Gols: Wellington Amorim,aos 19 min; Alex Afonso,aos 30 min e Adoniran, aos 44 min do primeiro tempo. Wellington Amorim, aos 6 min e Preto, aos 19 min e Wellington Silva aos 39 min do segundo tempo.

CEARÁ, “GARANTIDÍSSIMO” NA LANTERNA
O empate em nada mudou a situação medonha do alvinegro. Definitivamente vai para a sétima rodada segurando a lanterna da Série B, com três pontos (e nenhuma vitória). Precisa torcer para ABC e Campinense não vencerem no sábado, pois aí vai ter seus concorrentes diretos ao rebaixamento bem a sua frente.

BRONCA (COM RAZÃO)
O presidente do Ceará, Evandro Leitão, despejou sua ira contra a arbitragem do jogo contra o Paraná. Não poupou ameaças de representação contra o árbitro Maurício Aparecido de Siqueira e apontou as falhas do mato-grossense. “Desde o início do jogo ele (Siqueira) inverteu faltas. É difícil vir ate aqui e ser roubado. Vamos representar contra a arbitragem, principalmente pela sacanagem dar um gol destes (o terceiro do Paraná)e por ter expulsado injustamente o Andrezinho (lateral)”, vociferou já nos vestiários, minutos após o fim da partida.

COMPLEMENTO
Outros seis jogos hoje fecham a sexta rodada. Confira detalhes:
- Guarani x Vasco (Brinco de Ouro), em Campinas (16h10)
Jogo que vale a liderança (para o Guarani) e a permanência no G-4 (Vasco).
- ABC x Vila Nova-GO (Frasqueirão), em Natal (16h10)
Os opostos em campo: o ABC acelera pra fugir do rebaixamento. O Vila Nova tenta um lugar no G-4.
- Duque de Caxias x América-RN (Edson Passos), em Mesquita (16h10)
Os dois times têm situação parecida, mas em diferentes momentos. O Duque iniciou bem a competição e chegou a liderar. Agora patina. O Mecão trepidou no começo, mas bastou vencer três seguidas pra ficar na ponta de cima.
- São Caetano x Ponte Preta (Anacleto Campanella), em São Caetano Do Sul (16h10)
O Azulão está na beira da degola. Joga em casa e tem o dever de vencer. A Macaca tem a chance de chegar ao grupo principal.
- Atlético-GO x Figueirense (Serra Dourada), em Goiânia (16h10)
Duelo de dois time que impressionaram no começo, mas que travaram na sequência. Hora de reabilitar.
- Bragantino x Campinense-PB (Nabi Abi Chedid), em Bragança Paulista (21h)
Time do interior paulista quer mostrar que pode disputar uma vaga para a Série A contra um rival que luta para não cair.

PODE ANOTAR
- Guarani continua 100% e vence Vasco:
- Vila inferniza a vida do ABC;
- Duque passa pelo América-RN;
- Sâo Caetano e Ponte empatam;
- Figueira belisca vitória em Goiânia;
- Bragantino detona Campinense.

Os jogos do feriadão!

Uma breve pausa no feriado de Corpus Christi e a sexta rodada ganha fôlego na sequência do "descanso esticado" pelo Brasil. Após a abertura da rodada na terça, dia 09, com as vitórias do Brasiliense (3 a 0 sobre o Bahia) e Portuguesa (também 3 a 0, em cima do Ipatinga), outros dois jogos movimentam a "segundona" na noite de hoje. A seguir, os detalhes.

O MOTIVADO E O AGONIADO
De um lado o Paraná, que amargou resultados ruins nas três primeiras rodadas, mas que reagiu e venceu por duas vezes consecutivas. Na outra ponta o Ceará, que se instalou na zona de rebaixamento e busca sua primeira vitória em seis jogos.
Às 21h de hoje os dois times se enfrentam no Durival de Britto e Silva, em Curitiba, com arbitragem de Maurício Aparecido de Siqueira (MT).
O tricolor paranaense tem apenas um desfalque, o ala Marcelo Toscano. O atacante Alex Afonso ganha oportunidade para iniciar no time principal. Pelo lado do alvinegro cearense, o técnico PC Gusmão não anunciou o time oficial, mas a única alteração prevista é na lateral-direita,com opções entre Andrezinho ou Boiadeiro.
Situação: O Paraná encosta no G-4 se vencer na noite de hoje. Vencendo por goleada (a partir de quatro gols de diferença) pode momentaneamente "roubar" a posição do Vasco (quarto colocado). O Ceará vive situação inversa, pois além de ser obrigado e vencer ainda vai ter que torcer contra outros adversários diretos na luta contra o rebaixamento para, enfim, respirar aliviado e sair da área de risco.
Palpite do blog: o Ceará vai aprontar! E vencer!
Histórico: quatro jogos, uma vitória do Ceará e três empates (oito gols para o Ceará contra seis do Paraná). No último confronto, empate por um a um, dia 09 de setembro de 2008, em Fortaleza, pelo returno da Série B.

FICHA DO JOGO
Paráná x Ceará
Local: Estádio Durival Britto e Silva
Horário: 21h
Data: 12/06/2009, sexta-feira
Árbitro: Maurício Aparecido de Siqueira (MT)
Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Luiz Fernando Irineu da Silva (MT)

Paraná
Ney, Alex, Dirley, Freire e Murilo Ceará; Adoniran, João Paulo, Davi e Bebeto; Wando e Alex Afonso.
Técnico: Zetti

Ceará
Adilson; Andrezinho (Boiadeiro), Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, Heleno, Esley e Geraldo; Wellington Amorim e Preto
Técnico: Paulo César Gusmão

DESESPERAR JAMAIS! SERÁ?
Aqui o caso requer cuidados especiais. Fortaleza e Juventude se enfrentam no jogo que não seria apenas o chamado "da morte". É um confronto típico "o corpo ainda pulsa!". Pelo lado do tricolor, a pressão exercida por sua torcida que se esgotou com os vexames nos três jogos em casa (duas derrotas e um empate). Isso mostra por que o Leão ruge roucamente e está na última posição da Série B, com um mísero pontinho.
No alviverde gaúcho o quadro não é muito diferente. O time tem quatro pontos e balança pra não cair na degola (em cinco jogos, uma vitória, um empate e três derrotas). Fora de casa, então, é um horror: perdeu as duas vezes que saiu de Caxias do Sul (2 a 4 Duque de Caxias; 0 a 2 Brasiliense).
No Fortaleza, o técnico Giba monta um esquema ofensivo com Luiz Carlos junto com Marcelo Nicácio, e Eusébio recuado, mas como um terceiro atacante. No Juventude, o treinador Zé Teodoro deve mandar a campo, pela primeira vez como titular, Zé Carlos, e no meio de campo a jovem revelação do clube, Zezinho, ganha chance.
Situação (e que situação!): A vida dos dois está tão complicada que caso haja um vencedor, este ainda corre sério risco de figurar na zona de rebaixamento. O empate afoga ambos. Do perdedor, isso nem se comenta.
Palpite do blog: que jogo difícil de apostar, mas vamos de Fortaleza!
Histórico: 8 Jogos, com vantagem do Fortaleza (3 vitórias), quatro empates e uma vitória do Juventude. Foram 14 gols a favor do tricolor e nove do alviverde gaúcho. A última vez que se enfrentaram foi em 16 de setembro de 2008, em Fortaleza, pelo returno da Série B, e o placar foi empate por 0 a 0.

FICHA TÉCNICA
Fortaleza x Juventude
Data: 12/06/2009 (sexta-feira)
Horário: 21 horas
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Matos (Fifa/BA) e Hosé Carlos dos Santos (BA)

Fortaleza
Alexandre Fávaro; Maisena, Silvio, Edson e Guto; Coutinho, Cleisson, Saulo e Eusébio; Luiz Carlos e Marcelo Nicácio
Técnico: Giba

Juventude
Jaílson; Luíz Felipe, Rogelio, Alysson e Fábio; Thiago Renz, Walker, Lauro e Zezinho; Zé Carlos e Jandson
Técnico: Zé Teodoro

VAI QUE O AMOR "CHAME" A VITÓRIA
Em clima de Dia dos Namorados, a diretoria do Fortaleza quer atrair a sua torcida de forma, digamos, romântica. O casal que for junto ao Castelão pagará ingresso de meia-entrada (10 reais, cada pessoa do casal) e terá acesso à área VIP do estádio. Estes ingressos só estão disponíveis nas bilheterias do Castelão. O setor VIP, habitualmente, tem ingressos a R$ 40,00 (inteira). Uma boa pedida para a data (que a torcida espera ser "presenteada" com a primeira vitória do Leão).

NO JUVE, BRONCA (TAMBÉM) FORA DO GRAMADO
Em virtude do feriadão no Tribunal, somente na segunda-feira, dia 15, o departamento jurídico do Esporte Clube Juventude conseguirá ingressar com recurso no STJD – Superior Tribunal de Justiça Desportiva -, já que na noite de terça-feira, dia 9, em julgamento ocorrido na 2ª Comissão Disciplinar, o clube foi condenado com a perda de dois mandos de campo, além de multa de 30 mil reais, em decorrência de incidentes relatados pela arbitragem no jogo do dia 23 de maio, diante do ABC.
O Juventude ingressará com recurso solicitando urgência de análise para que o recurso possa ser julgado em tempo hábil, já que os próximos jogos como mandante estão marcados para os dias 19 e 26 deste mês. Ao mesmo tempo, o departamento jurídico ingressará também com um pedido de efeito suspensivo.
(Informações do site www.juventude.com.br)