sexta-feira, 15 de maio de 2009

DUQUE VIRA E É LÍDER

Pelo que mostrou na prática em duas rodadas, o Duque de Caxias (primeiro lugar, 6 pontos) não só surpreende como prova que pode ser chamado de "o time da virada". Na noite desta sexta-feira (15), o time da baixada fluminense derrotou o Juventude (12.o, um ponto) por 4 a 2, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (Grande Rio), após ir para o intervalo perdendo por 2 a 0 para o adversário. Na primeira rodada, o Duque venceu o Campinense por 2 a 1, após levar o primeiro gol do jogo. Acompanhe a sequência da vitória do atual líder da Série B:
Primeiro tempo:
9’ 1X0 Juventude - Léo Dias recebe bola na área e bate de primeira. O goleiro faz a defesa e a bola sobra no rebote para Mendes chutar para o gol
24' 2X0 Juventude - Mendes ajeita de cabeça para Léo Dias, de peixinho, estufar pela segunda vez as redes de Vinícius
Segundo tempo
3’ 1X2 Duque de Caxias - Leandro Cruz faz jogada pela esquerda e cruza na segunda trave. Edivaldo salta sozinho e desvia para o fundo das redes de Gatti
6’ 2X2 Duque de Caxias - Cleyton recebe a bola na parte direita da área. O jogador domina e bate cruzado no ângulo direito de Gatti.
22’3x2 Duque de Caxias - Santiago desvia cobrança de escanteio no meio da área para o fundo das redes de Gatti. O Duque consegue virar o marcador
46’ 4X2 Duque de Caxias - Edivaldo cobra a penalidade no meio do gol e amplia o marcador.

O JOGO
Bem definido com um "tempo" para cada um dos dois times. Na primeira etapa, o time gaúcho não foi tão efetivo na posse de bola, mas soube aproveitar duas das três oportunidades agudas que teve. Além dos dois gols que lhe deram vantagem, o alviverde teve, aos 7 minutos, uma bola no travessão, num chute de Mendes. No segundo tempo, só deu Duque de Caxias, que soube se arrumar em campo e traduzir em gols o poder que teve durante o período. Quando havia empatado por 2 a 2, teve oportunidade para virar aos 14, com Oziel numa bola no travessão. O novato (e líder) da Sèrie B esteve com um jogador a mais aos 36 do segundo tempo (Mineiro, do Juventude, foi expulso). A vantagem propiciou que ampliasse o marcador.

ABAIXO DE ZERO
Debaixo do frio curitibano, Paraná (13.o, um ponto) e Ponte Preta (3.o, 4 pontos) não mexeram no placar, no Durival de Britto. Apesar de jogar em seus domínios, comissão técnica e jogadores do tricolor encararam como "bom resultado" o empate sem gols. A justificativa é que o elenco se reuniu há pouco tempo e enfrentou uma Ponte Preta já com um grupo mais bem definido e habituado entre si (apesar de ter atuado com apenas quatro titulares).
O Paraná teve mais posse de bola e criou as melhores oportunidades. A Ponte jogou recuada e na espera de falhas do adversário.

ESCRITAS
Invicta: a Ponte Preta completa há 11 jogos sem derrotas (a última foi em 05 de abril para o Santos, por 3 a 2, no Paulista)
Jejum: Paraná e Juventude não sentem o gosto da vitória há pouco mais de um mês. O tricolor venceu pela última vez em 07 de abril (Paranavaí, 3 a 1 pelo Paranaense) e está há seis partidas sem derrotar ninguém. O alviverde gaúcho conheceu sua última vitória em 05 de abril (2 a 1 em cima do Santa Cruz, pelo Gaúcho) e há três jogos não sai de campo vencedor.

PRÓXIMOS JOGOS
Duque de Caxias: Bragantino, terça-feira, dia 19, às 21 horas, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista;
Juventude: ABC, sábado, dia 23, às 21 horas, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Paraná: América-RN, sexta-feira, dia 22,às 21 horas, no Estádio Machadão, em Natal. Ponte Preta: Ipatinga, no sábado, dia 23, às 16h10, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Antes, dia 19, a Macaca tem compromisso pelas quartas-de-final da Copa do Brasil contra o Coritba, no Couto Pereira, em Curitiba.

FICHAS TÉCNICAS
DUQUE DE CAXIAS 4 X 2 JUVENTUDE
Local: Estádio Giulite Coutinho, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: André Luís Martins Dias Lopes-MG
Renda: R$ 675,00
Público: 201 pagantes
Cartões amarelos: Paulo Rodrigues e Clayton (Duque de Caxias); Mendes e Rogélio (Juventude)
Cartão vermelho: Mineiro (Juventude)
Gols: Edivaldo 2'/2T e aos 47'/2T, Clayton 7'/2T e Santiago 22'/2T (Duque de Caxias); Mendes 9'/1T e Léo Dias 24'/1T (Juventude)
Duque de Caxias:Vinícius; Oziel, Eduardo Teles, Santiago e Paulo Rodrigues; Silva (Léo Oliveira), Thiaguinho, Bruno Moreno (Leandro Cruz), Clayton e Geovani (Juninho); Edivaldo.
Técnico: Rodney Gonçalves.
Juventude: Gatti; Cicinho, Da Silva, Rogélio e Mineiro; Walker, Tiago Renz, Lauro (Fábio), Léo Dias (Kito) e Edimar; Mendes (Jandson).
Técnico: Gilmar Iser.
Próximos Jogos!

PARANÁ 0 x 0 PONTE PRETA
Local: Estádio da Vila Capanema, em Curitiba-PR
Árbitro: Pablo dos Santos Alves-RJ
Renda: R$ 45.535,00
Público: 3.186 pagantes
Cartões Amarelos: Marcelo Toscano e João Paulo (Paraná); William, Jean e Rogerinho (Ponte Preta)
Paraná: Ney; Marcelo Toscano, Freire, Dirley e Fabinho; Agenor, João Paulo, Davi (Bruninho) e Bebeto (Wellington Silva); Alex Afonso (Danielzinho) e Wando.
Técnico: Zetti.
Ponte Preta: Aranha; Dede (Guilherme), Gum, Dezinho e Jean; Deda, William, Tinga, Juan e Diego Sales (Rogerinho); Márcio Mexerica (Danilo Luís).
Técnico: Marco Aurélio.

INTERVALO!

Ninguém marcou no jogo do Paraná e Ponte Preta. O tricolor, que apresenta um novo grupo de jogadores, surpreende por ter feito um bom primeiro tempo. Criou três chances de gol e conseguiu envolver a Ponte, que demonstra jogar pelo empate (ao menos nos primeiros 45 minutos). Davi, que deu um chute no travessão, e é o melhor em campo. João Paulo, Fabinho e Vando também são destaques do time da casa. Mexerica teve a rara oportunidade para a Ponte, num toque por cobertura sobre o goleiro paranista Nei.
Boa vantagem consegue o Juventude, que abre 2 a 0 sobre o Duque de Caxias, no Giulite Coutinho. Mendes aproveita para empurrar para as redes, aos 9 minutos, após rebote do goleiro do Duque, num chuede Léo Dias. Aos 24, Mendes ajeita de cabeça e retribui para Léo Dias, que de peixinho faz o segundo do alviverde.

SEXTA DE SEGUNDA

Duas partidas dão sequência à segunda rodada da Série B. Em Curitiba, no Durival de Britto, o Paraná (nenhum ponto) recebe a Ponte Preta (3 pontos) . Em Mesquita, no Giulite Coutinho, o Duque de Caxias (3 pontos) tem pela frente o Juventude (1 ponto). Os dois jogos começam às 21h.


PARANÁ X PONTE PRETA
NOVIDADES POR ATACADO

Quatro novas caras estão à disposição do técnico Zetti, do Paraná, para tentar a primeira vitória na competição. Os novatos são os zagueiros Dirlei e Freire, o meia Davi e o atacante Bebeto (confirmado no final da tarde, graças a um efeito suspensivo que garante o atleta no jogo).

MACACA CAUTELOSA
O técnico Marco Aurélio escalou a Ponte com apenas quatro titulares (o goleiro Aranha, o lateral-esquerdo Guilherme e os volantes Deda e Willian). O restante do grupo vai ser poupado para a decisão da vaga para as semifinais da Copa do Brasil contra o Coritiba, no dia 19.

O EXIGIDO E A INVICTA
O Paraná entra em campo pela primeira vez na Série B diante da sua torcida. O novo elenco entra com a proposta de mudar o panorama do time, que decepcionou no primeiro semestre ao ficar em quinto lugar no Paranaense-09. Já a Ponte Preta respira bons ares pela conquista do título do interior paulista, de estar entre os 8 melhores da Copa do Brasil e por defender uma invencibilidade de dez jogos.

FRENTE A FRENTE, PONTE LEVA A MELHOR
No confronto direto entre os dois times houve 14 jogos com sete vitórias da Ponte, um empate e seis vitórias do Paraná. A Macaca anotou 19 gols contra 17 do tricolor. Jogando em Curitiba, os paranistas venceram 4 vezes, contra um empate e duas derrotas. O último jogo entre ambos foi pelo returno da Série B 2008, no dia 15 de novembro, com vitória do Paraná por 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
PARANÁ X PONTE PRETA, às 21h
Local: Durival Britto e Silva, em Curitiba-PR
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ).
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ)
Paraná: Ney; Marcelo Toscano, Freire, Dirley e Fabinho; Agenor, João Paulo, Bebeto e Davi; Alex Afonso e Wando Técnico - Zetti
Ponte Preta: Aranha; Dedé, Marinho, Dezinho e Guilherme; Deda, William, Rogerinho e Denner; Danilo Luís e Gustavo Savóia Técnico - Marco Aurélio



DUQUE DE CAXIAS X JUVENTUDE
QUEM?
O Duque de Caxias é uma incógnita para o Juventude. E existe razão para isso, pois até para quem é curioso e busca informações sobre a Série B (como é este “notícia de segunda”), conseguir algum sinal de vida sobre o time fluminense é um trabalho de garimpagem. E nem sempre recompensado. O time gaúcho sabia, no máximo, referência do local do jogo (estádio Giulite Coutinho) que é de propriedade do América (RJ). Em declaração ao portal Clic RBS, o zagueiro Allyson se limitou a dizer que conhece apenas um atleta do adversário desta noite. “Totalmente desconhecido (o Duque de Caxias). Na verdade, conheço um só jogador, o meia Leandro”.

ALGUÉM SABE
O meia Léo Dias garante que o técnico alviverde Gilmar Iser descobriu informações do Duque de Caxias. “Ele (Gilmar) viu dois vídeos e vai passar para nós”. O treinador reforça a afirmação de Dias. “Eles (do Duque) jogam no 4-4-2, é um bom time e com volante fixo. Também costumam arriscar chutes de longe”, pontuou. É, digamos que haja alguma pista.

O DUQUE
Comandado pelo jovem técnico Rodney Gonçalves, de apenas 30 anos, o time da baixada fluminense vai atuar no 4-5-1 (esquema que seria preservado apenas para jogos fora de seus domínios). A manutenção do desenho em campo se dá em razão da vitória na estreia, contra o Campinense, por 2 a 1, fora de casa.

PRIMEIRA VEZAlém de ter o seu segundo nome idêntico ao do rival do alviverde, Duque de Caxias e Juventude jamais se enfrentaram.

FICHA TÉCNICA
DUQUE DE CAXIAS X JUVENTUDE, às 21h
Local: Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ), na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Árbitro: André Luís Martins Dias Lopes, auxiliado por Marcus Vinícius Gomes e Cinthia Mara da Silva (trio mineiro).
Duque de Caxias: Vinícius, Oziel, Eduardo Teles, Santiago, Paulo Rodrigues, Silva, Thiaguinho, Bruno Moreno, Geovani, Clayton, Edivaldo. Técnico: Rodney Gonçalves
Juventude: Gatti, Cicinho, Da Silva, Allyson, Mineiro, Walker, Tiago Renz, Lauro, Léo Dias, Edimar, Mendes. Técnico: Gilmar Iser



APOSTAS DO BLOG!
Paraná x Ponte Preta: o jogo é em Curitiba, mas a Ponte está com mais “clima” e melhor elenco. Ponte vence!
Duque de Caxias x Juventude: a estreia foi positiva para o time da Baixada Fluminense, que venceu fora de casa o Campinense (2x1). O Juventude se arrasta pelo segundo ano consecutivo na Série B e não agradou ao empatar em casa com o Ceará (2 x 2). Empate!