sábado, 2 de maio de 2009

Os Segundões na Copa do Brasil

Três empates. Dois com sabor de vitória, mas que requerem atenção no jogo de volta. Outro com gosto amargo. Fortaleza e Ponte Preta foram os segundões com "melhor" sorte nas partidas de ida das oitavas-de-final da competição. Coube ao Vasco sentir que as coisas não foram bem (e jogando em casa!).

DE CAMPOS A CAMPINAS
O empate por zero a zero contra o Americano, na casa do rival, em Campos dos Goitacazes, acena para a Ponte a mesma ideia do que foi a disputa na segunda fase (quando fora de casa eliminou o Figueirense com dois empates). Só que desta vez a Macaca não marcou nenhum gol fora. Portanto, olhos bem abertos para que na partida de volta, em Campinas, não deixe a vantagem escapar. É vencer e continuar! Novo empate sem gols, é disputa de pênaltis. O torcedor não quer ter seu coração à prova.

EXEMPLO DO RIVAL
Em 2005, o Ceará empatou por 2 a 2 contra o Fluminense, na partida de ida, no Rio, pelas semifinais da Copa do Brasil. Na volta, levou 4 a 1, diante de sua torcida. Portanto, no "outro duelo" entre cearenses e cariocas, é bom que o Fortaleza não conte com muita vantagem pelo empate sem mexer no placar, contra o Flamengo, em Volta Redonda. Um descuido e tudo pode ir por água abaixo, tal qual aconteceu com o eterno rival. É vencer e prosseguir!

VASCO EMPATOU E EM (I)CASA!!
O time cruzmaltino vivenciou o efeito Santos (o time praiano desdenhou do CSA, de Maceió, e perdeu a vaga para o time alagoano em plena Vila Belmiro). Após fazer um a zero logo aos 8 minutos de jogo, tudo parecia crer que o Vasco "resolveria" tudo na primeira partida (era ampliar a vantagem no marcador e fazer do jogo de volta uma mera apresentação por terras do Padre Cícero). Mas o time de Juazeiro do Norte provou que não eliminou a também segundona Portuguesa e o Confiança (em Aracaju, no último minuto) por acaso. Os cearenses do Icasa foram firmes e objetivos. Seguraram o ímpeto vascaíno e ainda descolaram um empate no segundo tempo. Vascão, é bom ficar de olho no que pode acontecer a partir da Série B!

PODE ISSO? PODE!
O técnico Dorival Júnior, do Vasco, admitiu que o seu time precisa ficar contente pelo surpreendente empate em casa, contra o Icasa. Para ele, devido ao desleixo dos vascaínos e à seriedade dos cearenses, o 1 a 1 foi de bom tamanho para seus comandados. "Muita coisa precisa ser mudada", declarou em entrevista à crônica carioca neste feriado de 01 de maio. Sinal de que o treinador usou o Dia do Trabalho pra dar um puxão de orelhas em quem não quis nada com o batente!