domingo, 25 de novembro de 2007

ÚLTIMA GOTA!


Fonte: jornal Gazeta do Povo (Curitiba-PR). Ilustração de Tiago Rechia.

Henrique Dias. De vilão a herói. De (ir)responsável a símbolo da garra. O jogador que na partida contra o Vitória, dia 03/11, "perdeu um gol feito" quando o Coritiba vencia por 2 a 1 e poderia garantir naquele momento a volta à primeira divisão (o jogo terminou 2 a 2), na última rodada, no último jogo, no que se pode dizer "último segundo de jogo", fez o gol que garantiu o título da competição ao alviverde.
A virada de 3 a 2 sobre o Santa Cruz repetiu o que o Coxa havia feito, ainda na primeira fase, contra a Ponte Preta: deixar de lado a técnica e ir pra cima do adversário na base da garra. Com raça, o Coritiba virou.
Neste domingo, Curitiba literalmente parou. A festa pode ser considerada muito mais motivada pelas circunstâncias da conquista do que pelo título em si. Foi preciso enfrentar uma angústia de seis rodadas para se garantir na elite ou levantar a taça. Uma espera que parecia decretar um gosto amargo aos torcedores do Coxa.
Valeu! Valeu! Valeu! Parabéns, principalmente, à sua torcida. Campeã em público, em arrecadação, em emoção e acompanhou o time onde ele fosse. Mesmo no outro lado do Brasil, como no caso de Recife.

IPATINGA, QUANTO BRILHO!
O desânimo pela perda do título não pode apagar os méritos do time do interior mineiro. Para quem foi fundado em 1998, já foi finalista do Estadual de Minas Gerais (ganhando uma e perdendo outra), que chegou até as semifinais de uma Copa do Brasil e, de um ano para o outro, consegue subir da terceira pra segunda e chega à primeira divisão do Brasileiro, o Ipatinga já conquistou muito.
A torcida já comemorava nas ruas da cidade o título da Série B após a goleada por 5 a 2 sobre o Paulista. Ainda restavam cinco minutos pra terminar o jogo em Recife, com o Santa Cruz fazendo 2 a 1 no Coritiba. Nos acréscimos, o Coxa virou. Mas nem por isso o Ipatinga diminui sua campanha. E, pelo que demonstrou, não vai ser presa fácil para os chamados "grandes" da elite.

PAULISTINHA
O time de Jundiaí começou rugindo pra cima do Ipatinga. Insuficiente. Enquanto isso, Avaí, Gama e Santo André, concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento, venciam. Chegou a fazer 2 a 1, mas o ânimo parou por aí. No segundo tempo somente viu o Ipatinga virar pra 5 a 2. O campeão da Copa do Brasil de 2005 vai ter que recomeçar tudo em 2008, na Série C.

TAPETÃO?
A derrota do Marília diante do Fortaleza, em casa, parece ter decretado o fim da bobagem em tentativa de melar a Série B, 2007. Ainda bem! Quem ganhou em campo, leva. Quem não teve êxito, que se prepare melhor em 2008.